Muitas empresas e pessoas podem afirmar que a finalidade do ambiente de trabalho é de proporcionar o mínimo de condições para que as tarefas de cada integrante, neste caso, colaboradores, sejam desenvolvidas satisfatoriamente. Certo? Não, estão enganados.

Na realidade, quando falamos em se promover um “bom ambiente de trabalho”, devemos ter em mente que a grande finalidade é desenvolver um ambiente onde essas pessoas (colaboradores), possam realizar suas tarefas e desempenhar suas funções da melhor forma possível, visando um maior comprometimento com o desenvolvimento da empresa e integração de todos.

Não se pode esquecer, que a eficiência e a eficácia da empresa e suas tarefas dependem integralmente da saúde e do comprometimento de seus gestores e funcionários, onde estes colaborem com o processo de melhora da saúde, promova o bem estar, segurança, sustentabilidade e criem um espírito de equipe entre todos. Dessa maneira, para se desenvolver um bom ambiente de trabalho, a empresa deverá passar a ver seus colaboradores como seu principal investimento e patrimônio, e não apenas como simples componentes de uma máquina, que poderão ser substituídos a qualquer momento.

Algumas empresas, e vocês já devem ter ouvido comentários a respeito, acreditam que simplesmente disponibilizar uma área dentro dela onde seus funcionários tenham a sua disposição, mesa de jogos, vídeo games, almofadas, sofás, máquinas de sucos e café, possam deixar o ambiente mais descontraído e jovial, para que seus funcionários possam ter um momento de relaxamento e descontração, tornará esse ambiente mais agradável no seu dia a dia. Isso nem sempre dará certo, visto que nem todos os integrantes poderão utilizar esses “benefícios”, e poderá até ter o efeito contrário ao pretendido.

De fato não existe uma regra específica que deverá ser seguida para se transformar ou implantar um ambiente de trabalho ideal e agradável. O que se deve ter consciência é que o ambiente de trabalho deverá contar com elementos que a maioria dos funcionários presentes no dia a dia, possam usufruir e valorizem, para que consigam realmente dar o máximo de empenho no desenvolvimento de suas tarefas e funções utilizando integralmente sua capacidade profissional.

Para tanto existem alguns conceitos que devem ser implantados, como por exemplo:

- Criar espírito de equipe entre os integrantes - Devemos deixar claro para os integrantes que todos têm sua devida importância para a empresa, desde o funcionário da limpeza até o presidente dela, que as tarefas de um dependem e estão interligadas com o bom desenvolvimento e execução das tarefas do outro, que sozinhos não geram nem agregam valor algum para a empresa. Já a integração entre todos os componente irá melhorar significativamente o resultado final. Para isso a empresa deverá, caso não tenha, ter regras bem definidas e compreendidas por todos os integrantes. Isso depende diretamente de um bom planejamento e de uma comunicação direta, franca e objetiva, sem entrelinhas e espaço para má interpretação ou dúvidas.

- Definir um Propósito – Um dos fatores primordiais para motivar os funcionários é ter definido claramente o propósito de suas tarefas nas atividades da empresa. Por mais que os funcionários apreciem as tarefas e funções que desempenham dentro dela, mais cedo o mais tarde, acabará por se tornar algo rotineiro e até mesmo mecânico. Nessa situação cabe ao gestor demonstrar para os integrantes da equipe, que suas tarefas influenciam diretamente nas tarefas de outros, como também reflete diretamente no planejamento da empresa, seja em seus produtos ou serviços.

Para que isso ocorra é necessário um detalhamento das funções e tarefas de cada integrante, além de uma boa atuação do gestor. Isso se dá através de reuniões claras e objetivas com os integrantes da equipe de trabalho ou equipes, para que todos tenham consciência de que suas tarefas irão influenciar diretamente no resultado final, além de proporcionar o surgimento de novas ideias para todo o processo empresarial.

- Respeito ao ritmo do Funcionário – Existem empresas que adotam a flexibilidade de horário para seus funcionários crentes de que cada um assuma a responsabilidade que lhe é, e foi atribuída. É obvio que existem departamentos nas empresas que devem funcionar em horários determinados, nesse caso a flexibilidade não poderá ser adotada. Além disso, sabemos que existe a necessidade de alguns departamentos se reunirem com outros, para que possa haver uma integração de processos, isso acaba por fazer com que os integrantes se adaptem aos horários definidos, mas também existem dentro de uma empresa, outras atividades que independem de horários, e com a flexibilidade de horário pode ser benéfico para a produtividade individual.

Um aspecto não menos irrelevante é a capacidade do Gestor em saber cobrar e parabenizar os integrantes de sua equipe pelos resultados e desempenhos que eles apresentam, ao invés de cobrar pela quantidade de horas trabalhadas. (O chamado feedback).

- Reconhecimento Pela Competência – Não existe nada mais desmotivador e frustrante para um colaborador, de qualquer que seja a equipe de trabalho, o não reconhecimento por parte da empresa e gestor, pelo desenvolvimento e empenho na realização de um bom trabalho e, muito pior é quando o integrante vê o seu colega de equipe receber reconhecimento por uma tarefa, que talvez, nem tenha sido tão bem executada quanto a sua.

Se existe na empresa a cultura de bonificar seus funcionários pela competência individual, ou até mesmo em equipe, é fundamental a criação de metas e objetivos que devam ser alcançados. Metas individuais ou em equipes, bem definidas e traçadas, favorecem um ambiente de trabalho justo. Já, metas irreais e inatingíveis provocam um ambiente tenso e duvidoso, além do desânimo geral. O importante é que haja um espírito de companheirismo dentro da equipe e não de concorrência individual, incentivando que haja auxílio mútuo entre seus integrantes.

Lembre-se, para que isso ocorra, é necessário se bonificar a equipe como um todo, e não apenas individualmente, assim você terá uma cobrança mútua entre seus componentes e certamente necessitará menos da intervenção do gestor, cobrando seus resultados e metas. Não podemos esquecer, de que o ser humano, na sua maioria das vezes, sente-se estimulado a produzir cada vez mais, e com mais prazer no que realiza, quando tem o reconhecimento justo pelo desempenho e realização de suas tarefas.

- Condições Físicas e Equipamentos Adequados – Para que a empresa possa ter uma equipe de colaboradores unida e busquem as metas e objetivos pré-determinados, ou seja, o desenvolvimento e crescimento no mercado da empresa, esta deverá proporcionar um espaço físico adequado para acomodar todos os colaboradores. Isso desde um ambiente com temperatura amena, equipamentos modernos, luminosidade adequada, banheiros limpos e individuais (homem-mulher), móveis de escritórios modernos e limpos, ventilação, espaço físico para acomodação e circulação, salas propicias para reuniões, local para alimentação, descanso (caso a empresa possua), vestiários e etc., sem mencionar aqui, acomodações básicas para higiene, estadia e transporte para os colaboradores que necessitem viajar a serviço da empresa.

A empresa tem por obrigação pensar nesse item, pois se não oferece condições favoráveis para que seus colaboradores desempenhem suas tarefas e funções, não só o ambiente de trabalho ficará totalmente comprometido, como também suas metas e objetivos ficarão cada vez mais difíceis de serem alcançados e, com certeza a imagem interna, que a empresa passa para seus funcionários e a imagem externa para os clientes, sofrerá danos, além de dificultar a retenção de talentos promissores e a contratação de novos.

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