Como atrair a atenção dos melhores headhunters e consultorias de recolocação? Estas dicas vão te ajudar!!
Apesar das ferramentas digitais disponíveis hoje para encontrarmos novas oportunidades no mercado, elas por si só não bastam para nos colocar na frente da empresa contratante ou do projeto que nos interessa. Abaixo, cito algumas dicas, as quais fiz e faço uso, e que entendo nos ajudam a navegar neste imenso mar de oportunidades.
Dica 01 –Pesquise as consultorias que atuam na sua região ou nas regiões onde você deseja trabalhar, bem como, tenha certeza de que ela prospecta profissionais do seu segmento de atuação. Algumas consultorias são específicas para determinadas posições e/ou segmentos, então, não perca tempo onde você não terá retorno.
A melhor maneira de saber sobre uma determinada consultoria é avaliando seu site, entendendo quem são seus gestores, headhunters, e a formação dos mesmos, as empresas para as quais trabalham ou já trabalharam, tempo que atuam no mercado, e o feedback dos seus clientes (contratantes e contratados).
Dica 02- LinkedIn e Currículo (CV) atualizados: Isso é fundamental para ganhar tempo no seu cadastramento nos sites – A maioria dos sites permite fazer upload do seu CV, então tenha sempre uma versão em PDF atualizada; Os sites também permitem vincular sua conta do LinkedIn ao seu banco de talentos, deixe-o pronto para essa vinculação. Importante: Confira se o carregamento do seu CV e/ou a vinculação do LinkedIn ocorreram corretamente, se necessário, corrija-os.
Dica 03 – Vá além do upload e da aplicação às vagas de seu interesse: Não acredite que uma vez cadastrado seu CV no site ou aplicado o mesmo à uma vaga você será visto pelo headhunter, provavelmente não. Geralmente as vagas têm um gestor responsável, muitas vezes indicado na própria descrição da posição, assim sendo, telefone para a consultoria, peça para falar com o gestor do processo que te interessa e se apresente. Garanto que isso funciona e muito bem.
Dica 04 – Disponibilize sua rede de contatos: Já parou para pensar que sua rede de contatos pode ter, e com certeza tem, assim como você, excelentes profissionais em busca de novos desafios e com muitas competências que podem se encaixar exatamente em uma posição que o headhunter esteja procurando? Que tal deixar à disposição dele a sua rede de contatos também? Vale lembrar uma regra importante aqui, caso ele pergunte se conhece alguém que possa atender à uma determinada vaga, e sim, você conhece esse profissional, responda que sim e que irá passar o contato dele (headhunter) para esta pessoa.
Importante: Jamais indique um contato seu para o headhunter sem que o mesmo seja previamente informado e lhe autorize tal movimento.
Dica 05 – Faça Follow up (FUP) e mantenha contato: Se conseguiu participar de um processo de contratação pela consultoria mas não foi contratado, não se esqueça, outras oportunidades surgirão, então, mantenha contato com o headhunter. Está em um processo, mas ainda não recebeu retorno depois de alguns dias, não desamine, entre em contato e pergunte sobre o andamento do mesmo. Mantenha o FUP até um posicionamento final por parte da consultoria. Foi contratado através da consultoria: É comum, face aos novos desafios do novo emprego/projeto, perdermos em poucas semanas o contato com o headhunter que nos acompanhou durante o processo de contratação. Não deixe isso acontecer, mantenha contato com o mesmo, quando possível vá tomar um café ou almoçar com ele, manter o networking é fundamental para ambos, pois, a qualquer momento uma nova oportunidade pode surgir para um de vocês ou para um terceiro que faz parte da rede de contato de ambos.
Dica Extra: Siga as consultorias ou grupos de interesse no LinkedIn, sempre que possível poste algo relacionado a sua área de atuação ou sobre um projeto que esteja participando, curta os posts de seus colegas relevantes à sua rede de contatos e se puder seja um conselheiro aos profissionais em início de carreira.
Até breve!
Abraço
Ricardo Gouvêa