Como a Inteligência Artificial impactará as profissões tradicionais?
Neste segundo artigo da série sobre Inteligência Artificial, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os impactos dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho. Afinal, o que vem por aí e como podemos nos preparar e entender a Revolução da Inteligência Artificial?
O Comitê “100 Anos de Estudo sobre a Inteligência Artificial”, formado por estudiosos de diversas universidades e chefiado pelo professor Peter Stone da Universidade do Texas, tem por objetivo discutir profundamente a influência da IA, seus desafios sociais e oportunidades para a sociedade pelos próximos 100 anos. A organização realizará painéis de estudos a cada cinco anos para discutir os avanços da IA e o primeiro ocorreu em 2015.
O estudo do Comitê revelou que não há motivos para acreditar que a IA será uma ameaça para a existência do ser humano, mas que os avanços tecnológicos nesse campo irão causar uma profunda e disruptiva mudança na sociedade e no mercado de trabalho.
Profissões tradicionais serão impactadas em um futuro próximo. Uma pesquisa da Universidade de Oxford prevê que 45% dos postos de trabalho nos EUA serão automatizados nas próximas décadas. Obviamente, esse não será um processo da noite para o dia. Será gradual e ainda mais lento para países subdesenvolvidos.
Confira algumas áreas que serão impactadas pela IA:
Advocacia: Que tal bater um papo com ROSS, o robô-advogado da firma americana Baker & Hostetler que interage om os colegas e é uma espécie de sabe-tudo? Ou com o DoNotPay, um chatbot (IA virtual) que ajuda motoristas dos EUA e Reino Unido que foram acusados injustamente de parar em local proibido e que já venceu mais de 160 mil contestações? Segundo os estudos de IA, a área legal é um das que mais terá impacto com as novas tecnologias e isso significa que é altamente provável que a automação do trabalho cognitivo irá gerar a diminuição de postos de trabalho dessa área em países desenvolvidos.
Transporte: Esse é, talvez, o setor que mais rapidamente irá sentir os impactos da IA. Empresas como Tesla, Uber e Google prometem revolucionar o transporte autônomo de passageiros e cargas e, portanto, os empregos de taxistas e caminhoneiros tem grande possibilidade de serem automatizados nas próximas décadas, diminuindo milhares de postos de trabalho. Somente nos EUA, caminhões autônomos podem tirar o emprego de mais de 5 milhões de pessoas, entre caminhoneiros e trabalhadores do setor logístico.
Medicina: A comunidade de IAM (Inteligência Artificial Médica) discute desde os anos 80 sobre a construção de programas de IA capazes de realizar diagnósticos terapêuticos, reconhecimento e interpretação de imagens tais quais feitos por um médico. Esses sistemas já existem, mas ainda estão restritos especialmente a laboratórios e ambientes de treinamento para estudantes. Entretanto, esse cenário está para a mudar. A IBM adquiriu recentemente a empresa Merge Healthcare Inc e pretende utilizar seu banco de dados de raios-x e tomografias em seu sistema de IA, o supercomputador Watson. A ideia é fazer com que o sistema de IA aprenda a identificar as imagens para auxiliar médicos no diagnóstico de seus pacientes. E isso é só o começo.
Engenharia: A impressora 3D é uma das tecnologias mais fascinantes do momento e que promete grandes mudanças em diversos aspectos da nossa vida. No mercado de engenharia, a impressora 3D já é utilizada pela China para “imprimir” casas inteiras, como é possível verificar neste vídeo:
Com o avanço tecnológico e a utilização de IA aliada a impressão 3D, o trabalho dos engenheiros e arquitetos também sofrerá impacto da automatização, além da própria mudança no processo de fabricação de estruturas e edifícios.
Outras funções administrativas que requerem pensamento cognitivo também não estão a salvo da IA: Recursos Humanos, vendas, marketing.... As novas tecnologias irão impactar todo o mercado de trabalho de alguma forma.
Entretanto, a IA possibilitará a criação de novas profissões e não somente a automatização de postos de trabalho. Em 2030, teremos novas funções no mercado de trabalho que ainda são desconhecidas. Portanto, é muito importante que nós, como sociedade, estejamos cada vez mais informados sobre o tema para nos preparamos e entendermos essa verdadeira revolução da IA que virá nas próximas décadas.
______________________________________________________________________
Caio Ianicelli Cruzeiro tem 10 anos de experiência em Recursos Humanos nas áreas de Talent Acquisition e Talent Management. É pós-graduando em Educação Corporativa pelo Senac-SP.