Vocês já devem ter ouvido a expressão “Quem não é visto, não é lembrado”. Dentro do Marketing, a premissa é totalmente verdadeira. Pois quem não se expõe, perde-se a referência. Dentro do ambiente empresarial cada vez mais competitivo, os budgets estão cada vez mais escassos, onde o foco é fazer cada vez mais com menos, ou seja: menor estrutura e equipe enxuta, e metas bastantes ousadas, o que fazer para conseguir manter a sua base de clientes e ao mesmo tempo, identificar novas leads e aumentar o Market Share? Como Especialista, entendo que uma das melhores estratégias de alavancar e gerar novos negócios num curto espaço de tempo, é o Co-Marketing, que apesar de parecer uma estratégia nova, já existe há algum tempo. Um exemplo clássico deste processo, são as parcerias entre as companhias aéreas e as locadoras de veículos. Co-Marketing, nada mais é do que marketing compartilhado. Basicamente, são duas empresas que têm um mesmo Target, alinhando seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto que não conseguiriam ter sozinhas. Com o advento do e-commerce e do marketplace e mais empresas descobrindo o potencial do Inbound Marketing (Marketing de Atração), é natural que a competição aumente e fique mais difícil conseguir um espaço.

A princípio o melhor Co-Marketing, é aquele desenvolvido com empresas que tenham produtos e serviços que se complementem, sem que haja uma concorrência direta, mas mesmo que os produtos sejam próximos, o processo pode ser bastante válido, principalmente pela redução no valor do investimento a ser feito por cada empresa. Pois com certeza o valor seria muito maior se fosse feito individualmente. Cabe ressaltar que nem sempre o melhor Co-Marketing deve ser feito com empresas do mesmo segmento, pelo contrário! A grande sacada é pensar fora da caixa e buscar parceiros fora dos padrões convencionais, o que pode apresentar resultados diferenciados.