As organizações hoje passam por um grande dilema: gerar um Clima Organizacional, que contemple aos colaboradores uma automotivação, fazendo com isso a retenção de seus Talentos. E também gerando novas oportunidades, sejam elas internamente ou externamente aos novos entrantes. Então como fazermos isso, e termos sucesso na era em que estamos? Além de outros fatores, é crucial termos gestores que saibam lidar com pessoas, aproveitando assim a máxima produtividade desses indivíduos, fazendo com que eles tenham prazer no trabalho, e não que trabalhem somente pôr necessidade, fazendo assim só o necessário. Por isso, é fundamental que gestores saibam como criar um ambiente motivacional. O conhecimento das forças motivacionais ajuda os gestores a compreenderem as atitudes de cada colaborador, e potencializar suas competências em prol da equipe.

Analisando vários ambientes organizacionais, pude perceber que as vezes só um elogio ou um muito obrigado do gestor imediato pode fazer toda a diferença, mas dependo do nível de insatisfação ouvimos "elogios não pagam minhas contas". Então como motivar, sabendo que o sentimento humano é muito complexo e ambíguo, e dependendo da cultura organizacional criada, pode ser muito complicado, envolvendo vários detalhes. Motivar é tarefa muito difícil, pois as vezes com uma ação, você pode motivar uma pessoa e desmotivar outras.

Cada indivíduo se sente motivado de um jeito diferente, dependendo de como foi criado, do ambiente cultural em que vive e do jeito que encara sua vida. Podemos perceber que algumas pessoas ficam satisfeitas com alguma coisa que outra pessoa nem se importaria.

Por isso afirmo! Não há nenhum gestor que consiga agradar a todos, sempre haverá alguma espécie de insatisfação. A melhor forma de se lidar com isso, é ser imparcial e focar na equipe, deixando o individualismo de lado. Pois cada indivíduo tem seu próprio sistema de valor. E a melhor definição de Resultado, é a soma de todas as diferenças!

Pensem nisso e até a próxima!