A cirurgia plástica estuda meios de camuflagem de uma cicatriz. Muitas vezes a cicatrização não é adequada e fica feia a exposição; novos procedimentos devem ser realizados.

A indústria farmacêutica e cosmética estuda e desenvolve produtos com elevada frequência para melhoria do processo de cicatrização.

Então, de forma geral; uma cicatriz é a ruptura, trauma contundente ou por incisão da camada de envolvimento de um órgão, ou do corpo, a pele. Assim como o processo de cicatrização passa por etapa que vão de dias a meses, 24 meses.

Então quando um guerreiro(a) volta de uma guerra, suas cicatrizes são expostas, e a mensagem é: houve trauma, dor, luta, mas ele (a) está vivo, cabeça erguida; e essas mesmas cicatrizes que transmitiram essa mensagem, transmitem uma mais forte, a da superação.

A auto-superação é uma das mais difíceis e sofridas características a serem desenvolvidas pelo ser humano; porém traz frutos duradouros e fortalecimento do caráter. E durante uma vida, quantas lutas sofremos. Quantas cicatrizes... E assim como o processo de recuperação tecidual leva até 24 meses. Interessante, é que o luto emocional humano normal, leva esse período.

Então meus caros, muitas vezes a vida te machuca muito, mas um dia essas cicatrizes não visíveis serão expostas ao mundo sob a forma de derrota ou vitória; e essa é uma escolha sua. Entendo que Deus, quer que as suas cicatrizes sejam vistas, e vistas como vitória, pois a fé é um dos fatores que diferenciam a força do processo de superação. Aí você se torna um agente espelho, ou seja fortalece outros, é exemplo e esperança para muitos, que estão passando por fortes golpes da vida, como doenças, traição, humilhação, privações, entre outros tantos fatores capazes de rasgar a alma de alguém.

Falar de alma, algo não visível, mas como dói um ferimento nos nossos sentimentos e emoções, dói mais as vezes que um ferimento no corpo. E como fechar essa ferida? Não é como na pele e órgãos , onde as células migram , os fatores teciduais e células sanguíneas atuam; a pergunta é: como fechar esse ferimento, que sangr sem parar, quantas lágrimas, tristeza, ora depressão, perdas...

A palavra é a mesma, superação. E o mundo deve ver. Como ocorrerá? Depende do que você escolher para sua vida, cair e subir rápido, ou viver como pequenas ondas, ora melhor, ora pior; este estado não cura ninguém, não cicatriza. O ferimento tem que doer, ser sentido e demonstrado da forma que cada um consegue, choro, períodos curtos de reclusão,ora vemos um túnel sem saída, escuro e de repente uma luzinha aparece e cresce, haverá falta de alegria por algum tempo, mas o luto tem que acabar, o sol tem que voltar a brilhar. Como?

Depende do ângulo que você olhar. Pode de forma simplória resolver jogar "cara ou coroa", cara- eu não rejeito ajuda, amigos verdadeiros e me apego na existência de algo mais Poderoso , Maior que eu infinitamente, cuja Essência é diferente de tudo que já conheci- o Amor Ágape e que na hora certa e no depender da minha atitude mudará minha história; ou coroa- a vida é assim mesmo, tragédias acontecem, o ser humano não tem valores, e para mim não há oportunidade de ser vitorioso, é o destino!

E essa auto-superação é gratificante, vitoriosa, honrosa, reconstrói, suspende o sangramento e a cicatriz se torna forte, e com certeza; o guerreiro(a) que voltou da batalha, tem que ser visto, para o bem de muitos, essas cicatrizes devem ser expostas.

  •  

  •  

  •