PAREM DE CRUCIFICAR A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

 

Prezados, não confundam pessoas com área e área com pessoas.

Hoje li um post do Linkedin de um amigo de algumas pessoas criticando o RH. Confesso que fiquei bastante indignado, pois se trata de um post cujo teor é extremamente arrogante, pessoal, frustrado, que usa palavras de baixo calão e, em minha opinião, deveria ser banido/denunciado da rede. Um post com teor amargo, de pessoas que usam do negativismo e frustrações pessoais para atacar outras áreas: Principalmente o RH: interessante, porque, quando se acessa o perfil de certos críticos, os mesmos nunca tiveram experiência e nem devem saber o que é RH.

Portanto, esse post é apenas para falar: PAREM DE CRITICAR O RH!

Estamos fazendo dessa área os culpados por 12 milhões de desempregos... mas, não temos 12 milhões de vagas!!! Querem criticar, critiquem o governo de mais de 12 anos que colocou o Brasil nessa situação.

Que tal criticar os líderes e chefes com pensamento arcaico e retrógrado de que o trabalho do RH se resume a processos extremamente burocráticos e "DEPARTAMENTO PESSOAL"?

Toda forma de generalização é burra e confesso que tenho vista muita generalização, com base em opiniões pessoais frustradas e ilógicas.

Estou no RH há quase catorze anos e conheci péssimos profissionais. De verdade, pessoas desprezíveis que nunca mais quero ter contato. Mas também conheci pessoa com grande potencial, um conhecimento incrível, não só da área, mas do negócio.

Caros, profissionais ruins existem em todas as áreas: não vejo nenhum CEO ou CFO usando palavras de baixo calão no Linkedin. Dessa forma, querem criticar, critiquem, mas a pessoa, o ser humano, que transcende sua profissão e área. Critiquem a empresa. Sim, se uma empresa não te tratou da forma como deveria no processo seletivo, a critique, para que a mesma tenha a oportunidade de melhorar o seu processo.

Não ser aprovado no processo seletivo não faz o Recrutador ser ruim. Simplesmente porque ele não tem 12 milhões de vagas para acolher a todos.

Não conseguir firmar uma parceria de trabalho com o RH não significa que o mesmo foi incompetente, mas sim, que alguém apresentou uma proposta melhor do que a sua.

Enviar um currículo e não ter retorno não significa que o Recrutador não o leu. Acredite, ele recebeu e leu. Mas se ele não te chamou é porque não estava dentro do perfil. Apenas isso.

 Trabalhei com Seleção por 06 anos e sei, o quanto é difícil, para um profissional sério da área dar um feedback negativo. Dói realmente, pois sabemos que a pessoa está passando por problemas e contando com o emprego. Mas não podemos ser emocionais.

Ah, mas o RH não me dá feedback. OK, temos profissionais bons e ruins. Esses merecem ser criticados e expostos. Exponha-o!!!!!

Ah, mas o RH me mandou o feedback por e-mail! Gente, a área de R&S é uma das mais demandadas do setor de RH, mais do que qualquer outra. Para cada processo seletivo, são lidos aproximadamente 50 currículos, entrevistados por volta de 12 pessoas, do qual 03 são direcionados aos Gestores.

É impossível ligar e dar feedback a todos. Deixo claro que o feedback deve ser dado (empresas que não o oferecem, não atuam da forma correta),mas não é uma sessão de coaching.

Chega de apontar o dedo para uma área que, comete erros sim, mas é nobre e para todo bom estudioso sabe que cada vez mais tem ganhado espaço nos níveis de Head dentro das organizações.

Querem fazer algo de produtivo? Combatam profissionais ruins.

Sejam eles Analista de RH, Consultor, pessoas oportunistas que vendem negativismo para manipular e ganhar aplausos de outras pessoas que passaram por situação parecida.

Ora, se eu participei de um processo seletivo e fui reprovado e vejo um post falando que o RH é inexperiente, minha tendência natural é concordar. Mas está errado (se a empresa cumpriu com todos os requisitos e te deu um feedback digno, você apenas não passou).

Chega de seguir “Idealizadores”. Na verdade, nem sei se isso é uma profissão.

 Vamos seguir pessoas sérias, que postem conteúdo (mesmo que negativo), mas em forma de crítica construtiva, que te agregue algo.

Lembrem-se, quando você curte e comenta alguma ideia, você está assinando que pensa da mesma forma. Acho pouco provável algum profissional de RH sério entrar em contato com uma pessoa que acha que a área deva ser “extinta”. Chega de hipocrisia!!!

A área NUNCA vai ser extinta. Apenas vai crescer e se tornar mais estratégica. E esses profissionais que não se adequam (do RH, porque temos gente ruim sim) não terão sustentabilidade nesse novo mercado.

Chega de crucificarem o RH. Principalmente a área de R&S. Cansei de ver isso.