As interrupções são comuns em nossa rotina no trabalho, uns dias mais e outros menos, mas não estamos imunes às interrupções. Saber como lidar com elas é extremamente importante para manter o foco na execução de cada tarefa e assim ter resultado. Nesse artigo vou te mostrar como lidar com as distrações internas.

Interrupções Internas

A interrupção interna é seu maior adversário e no geral não damos atenção a ele.

Uma distração interna é aquela que parte de você mesmo quando muda o foco de uma atividade para outra coisa. Geralmente está associada à dificuldade de manter a concentração na tarefa.

Em alguns casos as interrupções internas estão ligadas ao medo de não ser capaz de realizar a tarefa da maneira que gostaria ou mesmo dentro do tempo proposto.

Como assim?

A maneira com que lidamos com a situação problema interfere diretamente em nosso resultado, por exemplo, o otimista tem uma performance maior, visto que têm ações concretas para materializar o que quer que aconteça.

Já o pessimista, de maneira inconsciente, se coloca em situações onde tudo dá errado para dizer que estava certo. Por incrível que pareça, para o ser humano estar certo é mais importante do que o sucesso.

Mas como sair desta enrascada?

Como manter o foco – parte 3: Se mantendo em zona de performance

 

Em uma situação problema, temos a sensação de que isso nunca irá acabar, que é muito maior do que somos capazes de resolver e, em alguns momentos, falamos que o "fulano" não fez isso ou aquilo, enfim acabamos terceirizando parte da responsabilidade.

Para se manter focado e em zona de performance, ou seja, produzindo com resultado, lembre-se dos 3P´s:

1)   Permanência – Isso passa, pois, o problema não irá durar para sempre

2)   Propagação – Eu sou maior do que isso, porque este é um evento específico

3)   Personalização – Eu fiz 100% do que estava ao meu alcance? Ou seja, atribuir a SUA parcela de responsabilidade pelo evento.

Normalmente o último P é o mais difícil de ser aplicado, pensando nisso, vou te explicar a regra dos 3 terços. Você já ouvir falar?

Para todo evento que acontece em nossa vida profissional e até mesmo no pessoal temos:

  • 1/3: tem relação com o outro
  • 1/3: são fatores externos e que não temos controle
  • 1/3: são nossa responsabilidade. Você é responsável por 100% do seu 1/3! Você é responsável por 100% do que está ao seu alcance!

 

Então, quer sair desta enrascada? Quer que as interrupções não tenham tanto impacto no seu dia a dia? Quer ter resultado? Melhore o seu 1/3!

 

Pense nisso para iniciar a semana e retome as rédeas de sua carreira.

 

Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras                                   www.h2ocoaching.com.br