Com essa avalanche de atividades e informações que podem roubar a nossa atenção, manter o foco se tornou algo praticamente impossível, ainda mais quando se alia ao costume de ser multitarefa.

 Mas, como falei no artigo de ontem, realizar inúmeras atividades em um curto espaço de tempo é um grande risco, pois não estamos devidamente focados em nenhuma das atividades e assim podemos atingir resultados insatisfatórios.

 Para gerar resultados extraordinários, atingir objetivos e bater metas é preciso muito foco e disciplina. Para ter foco é preciso ter um objetivo muito claro, com definição do que precisa ser alcançado e o período de tempo disponível para se chegar onde deseja.

Distrações que tiram o Foco

 São muitas as distrações que nos roubam o foco, por isso é importante identificar quais são os tipos de distração para combatê-las e gerar mais resultados.

 Genericamente podemos classificar em dois tipos de distrações:

  • Distração externa: é aquela que acontece ao nosso redor. Como a conversa de das pessoas que estão por perto, algum ruído que incomoda, as notificações no celular ou as ligações. Tudo que causa as interrupções de nossa atividade.
  • Distração interna: é aquela que acontece dentro de nós, sabe aquela “voz do mal na nossa cabeça”? Que causa insegurança e ansiedade. Nesses casos, a sua mente fica voltando nesse assunto que ocupa um espaço importante e se torna bastante difícil manter o foco em alguma atividade enquanto a situação não é resolvida.

Como manter o foco – parte 1

Para que você seja mais focado e para que tenha resultados extraordinários, é preciso criar uma estratégia com passos a serem seguidos e minimizar o impacto das distrações.

1) Liste as atividades do dia

A visualização dá clareza do que precisa ser feito. Em um pedaço de papel, na sua agenda, bloco de notas do celular ou onde for mais conveniente, anote todas as atividades que precisam ser realizadas no dia, por ordem de prioridade.

2) Estabeleça prazos para cada atividade

Estabelecer um prazo para a realização das atividades dá a visibilidade da importância que precisa dar para cada uma. Nós trabalhamos de forma mais ágil quando sabemos que temos hora para entregar.

3) Evite as distrações externas

Separe um tempo específico para conversar com colegas, tomar um cafezinho ou mesmo navegar nas redes sociais. Evite deixar inúmeras abas abertas no seu navegador do computador e desative as notificações de chegada de novo e-mail isso estimula a distração. Estabeleça momentos específicos para checar a caixa de entrada de e-mails. Treine bloquear a sua mente para o mundo externo.

 

A combinação de objetivos claramente definidos, com atividades focadas e muita disciplina vão potencializar os seus resultados e o da empresa. Compreender a importância de não permitir que as distrações impactem no seu dia a dia irá te proporcionar aumento de produtividade. Quando nos sentimos produtivos, isso afeta positivamente e reduz os níveis de stress, pois você não acumula atividades para o dia seguinte e termina o seu dia com sensação de dever cumprido. Nada melhor que terminar o dia com esta sensação, não é?

 

Amanhã, continuo com este tema, irei mostrar como gerenciar as distrações internas (Como manter o foco – parte 2). Aguarde!

 

 

Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras                                         www.h2ocoaching.com.br