O objetivo de toda e qualquer empresa, seja do segmento de comércio ou de serviços, é e sempre será cada vez mais o aumento de sua participação no mercado, seu desenvolvimento e consolidação de suas marcas e serviços.

Muitas se utilizam de alguns artifícios, redução de preços, aumento de prazos, bonificações e promoções para tentar atrair mais clientes e consumidores. Mas, quando é chegada a hora de fechar as contas observa-se que, não obtiveram o lucro previsto ou o volume de vendas desejado, ou acabaram por fechar no vermelho.

 Aumentar vendas sem aumentar pontos de vendas é quase que uma missão impossível, pois estas empresas terão que necessariamente aumentar seu volume de negócios nos pontos já existentes.

Analisar o mercado, a potencialidade dos clientes, prospectar novos pontos de vendas e divulgação é extremamente necessário. Contar com profissionais experientes, capacitados, motivados e empenhados em cumprir os objetivos e metas traçados pela empresa também é fundamental. Não há técnicas de vendas ou negociação que resista a falta de procura por serviços ou produtos das empresas.

Profissionais capacitados tentam, em vão, tirar como se diz popularmente “leite de pedra”, uns conseguem outros não. Falta de empenho, experiência, capacidade, técnicas erradas, negociações difíceis? Quem saberá responder?

O mercado de automóveis no Brasil, em 2014 e 2015 estava mais aquecido do que está atualmente, não é? 

Caso não houvesse os prazos longos, juros baixos, promoções diversas nessa época que atraia o consumidor, só a qualidade dos automóveis e acessórios de linha bastavam? Não, só isso não garantia o aumento pela procura. Era necessário que as pessoas, os consumidores tivessem "O sonho de adquirir e desfrutar de um carro zero.” Era esse pequeno detalhe que motivava o consumidor a essas compras e impulsionava cada vez mais o crescimento desse mercado.

Também na mesma época pudemos observar outro segmento que começava a crescer: Mercado imobiliário.

O que esta levando esses mercados a crescerem cada vez mais?

Eram os sonhos, o crédito e a facilidade de aquisição de um automóvel zero e o da casa própria que, estavam e sempre estarão em primeiro lugar para qualquer pessoa.

Aí, então vemos empresas de outros segmentos tentarem em vão convencer os consumidores a adquirir seus produtos e serviços.                                    

Isso está acontecendo no mercado pelo que tenho lido e observado, por diversos motivos além do alto índice de desemprego e a grande negligência do Governo, não é falta de estratégia, não são seus profissionais e, nem muito menos as técnicas de vendas aplicadas. Talvez muitos concordem e também discordem, mas está faltando uma coisa muito simples que as empresas deveriam usar, e não usam ou por falta de conhecimento ou por falta de investimento, uma das, talvez, a mais importante ferramenta de Marketing que se aplicada corretamente mostra e identifica quase todos os problemas e situações existentes no mercado, demonstrando para empresas e colaboradores suas falhas ou os excessos cometidos, o TRADE MARKETING.

Profissionais desta área sabem exatamente o que quero dizer, mas nem todo mundo conhece, ouviu ou usa isso em seu beneficio próprio para o crescimento empresarial.

Profissionais de Marketing sabem exatamente ao que me refiro; essa ferramenta além de eficaz, evita situações de investimentos errados que não dão retorno, tanto nas áreas de comércio como de serviços, economizando perdas, melhorando desempenho de produtos, alterando estratégias e acima de tudo determinando novas políticas de atuação.

Se no mercado é onde tudo acontece, também temos que ter um bom negociador.

O trade marketing, visa buscar junto aos segmentos do mercado, todos os fatores que possam influenciar na comercialização, negociação, políticas e estratégias para produtos e serviços, negociação com fornecedores, adequando tudo de acordo com as vontades e necessidades do consumidor. Ajuda a empresa a adequar produtos e serviços, evita o gasto com investimento em novos produtos que não emplacam no mercado, ajudam a definição de novas políticas de atuação e estratégias para comercialização e negociação, definem campanhas de marketing corretas para serem usadas, definem o tipo de mídia a ser usada, enfim, minimiza ou reduz praticamente  a zero as chances de erros que se possam ser cometidos.

O uso do Trade não é como muitos pensam um gasto desnecessário e sim um investimento lógico e racional adotado por grandes empresas tanto nacionais como multinacionais, que se mantêm no topo  dos mercados, tendo produtos que atraem, agregam valor e satisfazem à necessidade dos consumidores.

 Então definimos alguns conceitos para conhecimento geral do TRADE MARKETING:

  • Uso correto de estratégias para cada canal de distribuição e segmento do mercado;
  • Gerenciar a relação entre, clientes, empresas e consumidores visando atender suas necessidades, e agregando valor;
  • Identificar oportunidades de negócios e novos nichos de mercado;
  • Identificar as necessidades de seus consumidores para adequar seus produtos e serviços, aumentando assim suas vendas e lucratividade;
  • Estreitar o relacionamento e construir novos de longo prazo;
  • Conhecimento de Marketing, vendas e finanças;
  • Foco voltado para o cliente, prestando bons serviços, coordenando atividades da empresa para atender as necessidades de seus clientes e consumidores;
  • Atender com eficiência, pedidos, entregas, trocas, reclamações e etc.

 

Com tudo isso analisado, aplicado e definido, dificilmente erros serão cometidos e, com tudo isso feito com certeza empresas estarão com maiores participações no mercado, clientes mais satisfeitos, profissionais desempenhando suas funções com maior determinação e satisfação além de estar a cada dia mais fortalecendo sua MARCA, porque, se eu estiver errado que me avisem:

“AS MARCAS BEM SUCDIDAS E BEM TRABALHADAS FICAM, E SÃO FACILMENTE RECONHECIDAS PELO MERCADO, ENQUANTO OUTRAS DESAPARECEM.”

Durante meus 30 anos atuando na área comercial, observei diversas marcas de produtos e empresas que entraram no mercado, acreditaram-se líderes do segmento e, sem mais nem menos desapareceram.