Mais um ciclo vem chegando ao fim, um ciclo onde tivemos um ano de 2020 completamente atípico. Um ano de grandes dificuldades, onde fomos completamente atingidos pela Covid 19 de forma assoladora. Não tínhamos algo parecido em tamanha magnitude, desde a gripe espanhola, que também ficou conhecida como gripe de 1918, sendo uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza, que durou de janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectando cerca de 500 milhões de pessoas, ou seja, um quarto da população mundial na época. Por maiores as dificuldades que este ano vem nos proporcionando, com a perda de muitas vidas, a perda de muitos empregos, a falência e o fechamento de várias empresas, este ano nos demonstrou a capacidade reativa do Ser Humano. O maior exemplo disso, são os diversos estudos, que num pequeno espaço de tempo, desenvolveram e estão desenvolvendo diferentes imunizantes, que nos permitirá ter vacinas capazes de mudar o cenário atual. Diante disso, em meu último artigo de 2020, decidi abordar o tema APRENDENDO A RECOMEÇAR!

Vivemos a maior parte de nossa vida, presos em uma redoma, construída por nós mesmos, e o tempo todo mergulhados com afazeres, preocupações e problemas, e nem percebemos as maravilhas que a vida nos oferece a cada dia, nas formas mais simples e belas. Sabemos que teremos muitas dificuldades, e muitas das vezes as dificuldades serão enormes, transformando e mudando drasticamente nossos caminhos, fazendo com que os problemas aumentem e todas as portas se fechem. No entanto, diante do cenário tão adverso, deixamos de ver e perceber a transformação que a natureza produz silenciosamente, através pequenos milagres que a cada nascer do dia e a todo momento, deixamos de notar.

Os meios de comunicação, como forma de conquistar audiência, priorizam de forma exacerbada noticiários de exibem a violência, a corrupção, a catástrofe, o sofrimento. Entretanto, as notícias e as transformações mais belas em nossa vida acontecem sem serem notadas, e os momentos de maior alegria que vivemos não viram notícia. A insensatez e a falta de discernimento humana é como uma tempestade torrencial à noite. Por mais terrível, escura e longa que pareça, ela cederá, mais cedo ou mais tarde, à luz do novo dia, que chegará de forma serena representando as novas oportunidades de reconstrução e de um novo recomeço.

Não fique impressionado com os modelos e os modismos, que a cada momento o mercado nos apresenta como solução para tudo. Pois, pela maneira como crescem a vaidade, a dissimulação, a mentira, a falta de respeito, a hipocrisia e a iniquidade no mundo contemporâneo e corporativo que nos cercam, a finalidade é que sejamos apenas uma mercadoria. No fundo, todo contexto nasce da ignorância e prepotência, que dificultam as relações e a convivência entre as pessoas. É preciso que a soberba de alguns profissionais e algumas organizações, deixem de existir, e que eles passem a considerar uma política mais inclusiva e plural, que priorize a diversidade dos seres humanos. Pois o resultado nada mais é que a soma das diferenças!

Por isso, ilumine o seu caminho e abra os seus horizontes, com pequenos gestos de bondade, respeito e acima de tudo amor pelo próximo. Por mais simples e menores que pareçam, são mais fortes do que todos os problemas e a escuridão momentânea. Projete sua luz sobre tudo que lhe pareça mal e negativo, passando a enxergá-la como oportunidade de crescimento e renovação. Gosto de citar o seguinte exemplo: O arco-íris nasce do confronto entre a luz do Sol e o que chamamos de “tempo ruim”. A chuva, ou o “tempo ruim”, é um precioso instrumento da natureza, a fim de renovar a vida.

Espalhe o otimismo, enxergue numa adversidade uma oportunidade. A centelha de esperança que, hoje, acendemos no coração de alguém, poderá ser, amanhã, um farol a guiar nossos passos quando estivermos perdidos nas tormentas da vida. Semeie o bem, a paz e a felicidade a todos aqueles que te rodeiam, mas sem fazer-se notado. Faça como disse Jesus: “Que não saiba a mão esquerda o que faz a mão direita”. E assim, você encontrará a felicidade que tanto procura.

O ontem é uma História
O amanhã é um Mistério
O hoje é uma Dádiva
É por isso que se chama PRESENTE!
Então aproveite este Presente
Dia a Dia em sua Vida.

A todos e a todas as famílias um 2021 de Recomeço, Aprendizado e Grandes Conquistas! Com muita Paz, Amor, Saúde e Prosperidade! 

Sobre o Autor:
José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

https://twitter.com/jalverca

https://www.linkedin.com/in/jalverca

https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca