ANTES DE SE FAZER ENTENDER, PROCURE ENTENDER, E COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO!
Caros Amigos, convido a todos a conhecerem meu novo artigo, e desta forma conseguirem ENTENDER, ATENDER E ENCANTAR!
#ChangeLives
No início de minha carreira profissional, na primeira grande empresa que trabalhei, na entrevista com o Gestor responsável, ele me fez a seguinte pergunta: Por que você se candidatou a vaga, se não tem os pré-requisitos mínimos para o processo? E complementando a pergunta, ele emendou com outra pergunta: Você se considera pragmático?
Então comecei a responder pela segunda pergunta: Sim, quando a situação exige, sou objetivo claro e pragmático. E emendei respondendo a primeira pergunta: Não sei por que me candidatei, vi o anúncio da vaga, me interessei e enviei o currículo. Detalhe, eu tinha que ir a entrevista de terno, uma vestimenta que eu não tinha e nunca tinha usado um. Estava desempregado e comprei o terno com a última parcela do seguro desemprego. No final da entrevista, ele me fez a seguinte pergunta? No seu entendimento, qual a maior qualidade de um profissional para trabalhar na Área Comercial? De forma pragmática e sem nunca ter atuado na área, respondi que é a CAPACIDADE DE OUVIR E A CAPACIDADE DE FALAR. Pois precisamos nos colocar no lugar do outro, para ENTENDER, PARA ATENDER E ENCANTAR! Conclusão, em meu primeiro emprego numa grande empresa (a maior empresa de comunicação do Brasil), fui um dos aprovados num processo com mais de 2 mil candidatos, com quatro vagas, onde fiquei em segundo lugar, mesmo estando fora dos pré-requisitos exigidos.
Quando estamos convencidos de que estamos certos, na verdade não queremos as opiniões das pessoas. Queremos submissão. Queremos obediência a nossas opiniões. Queremos que as pessoas sejam à nossa imagem e semelhança. Mas a humildade dos princípios remove esse tipo de arrogância. Tornamo-nos menos preocupados com quem está certo e mais interessados no que está certo. Quando elas veem as coisas de um modo diferente, primeiro procuramos entendê-las. Antes de falarmos, OUVIMOS. Deixamos nossa autobiografia e investimos profundamente em entender genuinamente o ponto de vista delas. Olhamos nossas diferenças como se estivéssemos nos lados opostos das mesmas lentes grandes. De um lado, elas são côncavas, do outro, são convexas. Ambas as perspectivas têm valor, mas a única maneira de entender realmente a outra perspectiva é se deslocar para o campo de visão dessa outra pessoa e tentar ver o que ela está vendo.
Como disse Gandhi, “Três quartos das misérias e incompreensões no mundo desapareceriam se nos colocássemos no lugar de nossos adversários e tentássemos entender o ponto de vista deles”. Quando entendemos realmente o ponto de vista do outro, costumamos mudar nosso próprio ponto de vista por intermédio da ampliação de nossa compreensão. Ouvir realmente é uma demonstração de respeito. Gera confiança. Quando ouvimos, não apenas ganhamos compreensão, criamos também o ambiente para sermos entendidos. E quando ambas as pessoas compreendem ambas as perspectivas, no lugar de estarem em lados opostos da mesa confrontando-se, colocam-se do mesmo lado para analisar as soluções em conjunto.
Quando entendemos, nos entendemos e temos a capacidade de MUDAR VIDAS!
#ChangeLives #MoreThanWork #GiGroupHolding
Pensem nisso e até a próxima!
SOBRE O AUTOR:
José Renato Alverca
É Business Division Manager da Gi Group.
É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.
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