Existem diferenças básicas e reais em se falar de óleos vegetais, ora oriundo de uma mesma planta, porém devido ao modo de extração, tornam-se essenciais ou vegetais, 

Os óleos devem devem ser puros, identificados com o nome da planta de origem, mais caros os essenciais e com menor valor os vegetais.

Os essenciais são concentradíssimos, e por exemplo uma #cacamba de pétalas de rosa, gera 2ml de óleo essencial de alta qualidade por preensão e vaporização#. Já os vegetais são extraídos de forma extrativista na própria planta ou árvore de forma padronizada. Devem receber o certificado exigido de qualidade por sua pureza.

Os benefícios a saúde como um todo são inúmeros. Mas vou focar alguns exemplos a  área de estética. 

Óleos vegetais excelente são de girassol, maracujá, rosa mosqueta, gérmem de trigo, abacate entre outros. São ditos carreadores, pois com a massagem na pele penetram na camada lípidica e podem atuar, e dar possibilidade ao óleos essenciais extremamente voláteis de atuar, pois ao contato com o ar, apesar da estrutura "óleo" podem evaporar. Então a proporção quase exata é cerca de 1ml de óleo vegetal, ou "uma colher de chá" para 1 gota de cerca de 3 a 4 óleos essenciais. Não misturar muitos para não perder sinergia, ou haver efeito anulativo em algum.

Na minha opinião , gosto de trabalhar com o óleo de maracujá, para peles mistas, o de abacate para peles oleosas, e o de gérmem de trigo para peles secas, Quando a pele é manchada e opaca, acrescento 0,5 ml de rosa mosqueta. então avalio a necessidade do paciente.Temos cerca de 400 óleos essenciais, a custo relativamente caro, por isso temos que ver a melhor indicação. O prepro deve ser na hora, epalhar no rosto e pescoço , com massagens até absorção.

1- pele oleosa- melaleuca ou tea tree; cravo, menta- piperita, hortelã

2- pelo jovem-hortelã, sálvia, alecrim,  lavanda, copaíba

3- pele madura, fumante- alecrim, lavanda , lavandim, rosa, gerânio, neem

4- pele muito envelhecidaou de fumante- gerânio, rosa, jasmim.alecrim, cedro, palmarosa, lavanda, laranja doce, copaíba

Esses são exemplos, e você pode tentar.o resultado é muito agradável, e o fazer seu próprio produto também, Não são baratos, mas rentáveis e duradouros, Ainda pouco conhecidos no Brasil. Usar protetor solar, não passar na área dos olhos, pela irritação conjuntival. Resultado vísivel em 4 semanAs e pico em 16 semanas. Caso queira adicionar antes um creme básico, fácil de encontrar com vitamina E e A, além de aplicar a vitamina C, ótimo. Se pode intercalar, manhã, ou noite, sim!

Aproveite a sinergia desses produtos com seu organismo, e promova uma beleza mais duradoura e sustentável!

Um abrço