Por mais amigos que nos tornemos dos colegas de trabalho, estamos sim em um ambiente em que há avaliação da postura, comportamento e interação.

Para isso, preparei algumas dicas sobre atitudes que podem "queimar o filme":

Procrastinação - ou o famoso "desrespeito aos prazos e combinados" - atitude que atrapalha qualquer equipe, ainda que seu trabalho seja um pouco mais "solitário".Este comportamento coloca em xeque a credibilidade do profissional!

Não assumir seus erros - muitos profissionais colocam a culpa até no papa, mas nunca em si mesmos. O erro é sempre do colega, do outro setor, da outra empresa… assumir responsabilidade é sinal de maturidade, característica mais do que necessária em tempos de grande demanda, crise e equipes enxutas!

Falta de organização - comportamento que, aliado à procrastinação, é extremamente mal visto pelas organizações.Usar artifícios para adequar seu tempo às suas atividades é mais do que necessário quando o profissional têm dificuldade em se organizar.O 5S, que pode até parecer bem chato para alguns, é mais do que necessário para começar a organizar tempo, tarefas e coisas.

Dificuldade de trabalhar em grupo - aquela pessoa que não ouve, está sempre certa, o que faz é melhor e suas ideias sempre têm que vencer; aqui entre nós, além de ultrapassado, este comportamento faz com que o profissional seja "persona non grata" em um grupo. Quem quer trabalhar com alguém assim? Atualmente, os projetos com diferentes componentes, personalidade e multidisciplinares são cada vez mais comuns. Aprender a trabalhar em time é condição prévia para ser contratado em quase que todas as empresas.

Falta de interesse - aquele profissional que só fala mal da empresa, do líder, dos colegas e é o famoso "braço curto", economiza energia e "evita a fadiga" a qualquer custo. Nada pior do que conviver com alguém que não tem planos, metas ou real interesse pela carreira que escolheu.

O “mimimizento” - aquele que se dói por tudo, todas as críticas sempre o afetam emocionalmente, está sempre reclamando por qualquer coisa que considere contra seus conceitos e tudo o incomoda. Vê qualquer intervenção como negativa.

Falta de foco - por mais que conversar ou resolver assuntos pessoais seja necessário - afinal se passa muito tempo no escritório - estas tarefas não devem ocupar a maior parte do seu tempo. Socializar sim, mas passar 100% do tempo cuidando de assuntos pessoais prejudica a imagem que os outros fazem deste colega. Rever posturas é mais do que importante! A maior parte das pessoas têm filhos, tarefas fora do ambiente profissional, doenças, mas isso não deve ser usado como desculpa para estar sempre ocupado com assuntos não profissionais.

Isolar-se do mundo - sim, nem todos são extrovertidos ou devem ser em todo tempo, mas ter sempre um compromisso na hora do almoço e nunca poder confraternizar com os colegas realmente pega mal. Enturmar-se, conhecer pessoas de outros departamentos, setores e até regiões da empresa na qual trabalha é importante e necessário. Conhecer atividades diferentes, preocupar-se sinceramente com as pessoas é sinal de generosidade. Não precisa ser o “palhaço” da equipe, mas pega mal estar sempre sozinho.

Levar fofoca para todo canto - por mais que ocorra, é uma atitude inadequada, ultrapassada e que prejudica, inclusive, a produtividade. Dê preferência pelos comportamentos mais discretos e educados. Use melhor seu tempo!

Fazer de tudo para ser o preferido do chefe - por mais estranho que pareça, ainda vemos alguns profissionais que passam por cima de qualquer ética para chamar a atenção. Obviamente, o líder deve estar atento mas, muitas vezes, com a correria e o poder de “camuflagem” do colega, estas atitudes passam despercebidas. Nada mais antigo do que levar o crédito pelo material que não criou, pelo projeto que não desenvolveu ou pela ideia que não teve, aprender a ser generoso é mais do que importante em um ambiente de trabalho.

 

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E se você precisar aumentar a sua performance, em qualquer área da vida, inclusive carreira, já sabe, não é? Pode falar comigo!

 

Luciane Marcovecchio

Coach, Psicóloga, Especialista em RH, Consultora de Carreira