A Hierarquia das Necessidades de Maslow  é uma teoria motivacional na psicologia que argumenta que, embora as pessoas têm como objetivo satisfazer suas necessidades básicas, elas procuram satisfazer as necessidades sucessivamente mais elevadas na forma de uma pirâmide.

                Em 1943, Abraham H. Maslow escreveu “A Teoria da Motivação Humana” e apresentou a ideia de que as ações humanas são direcionadas para alcançar a meta. Qualquer comportamento poderia satisfazer várias funções ao mesmo tempo; por exemplo, ir a um bar poderia satisfazer nossas necessidades de autoestima e para a interação social.

Inicialmente, a Hierarquia das Necessidades de Maslow tem sido muitas vezes representada em uma pirâmide hierárquica com cinco níveis. Os quatro níveis (necessidades de ordem inferior) são considerados necessidades inferiores, enquanto o nível topo da pirâmide é considerado necessidades de crescimento. As necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de ordem superior. Os níveis seguem a seguir:

1-      Necessidades Fisiológicas: respiração, comida, bebida, sono, sexo, excreção são em grande parte requisitos biológicos e físicos. Quando não são cumpridas, as pessoas tornam-se preocupadas com o preenchimento dessas necessidades acima de tudo. Por exemplo, pessoas famintas em uma zona de guerra podem ser alheias ao perigo quando em busca de comida. 

2-      Necessidades de Segurança: Maslow usou a palavra "segurança" para significar mais do que a segurança apenas física, mas como também segurança Econômica, profissional e social psicológica. Essas necessidades são menos imediatas ou exigentes do que as necessidades fisiológicas porem elas se tornam imediata quando ocorrem por exemplo perda do  emprego, família, casa, economias de vida, seguro de saúde do trabalho, etc. é provável que com isso, as pessoas se sentem terrivelmente inseguras e desprotegidas.

Satisfazer as necessidades de segurança pode ser comparado a fornecer um para-choque ou airbags a um carro; enquanto você nem sempre precisa deles, os possuindo lhe trará alguma confiança caso haja algum acidente, por exemplo. 

3-      Necessidade de Pertencimento e Amor: Como somos seres sociais, relacionamentos com família, amigos e conexões íntimas fazem muitas pessoas terem os altos e baixos da vida. Estudos têm mostrado que as pessoas mais saudáveis e felizes tendem a ser mais envolvidos em suas comunidades. Enquanto não há debate sobre se um causa o outro é claro, há algum sentido em ter conexões e relacionamentos sociais mais amplos são uma parte importante de ser feliz. A falta de interações, relações humanas e o sentido de pertencimento podem resultar em depressão ou solidão, enquanto uma abundância de amor, muitas vezes alegra e motivas as pessoas em tempos difíceis.

4-      Necessidade de Estima: Maslow sentia que havia uma distinção clara entre o amor e o respeito e a estima. Ele percebeu que a capacidade de sentir com autoestima surgiu a partir de ser amado e acolhido por famílias e amigos, ou seja, temos auto estima somente se tivermos o consenso de pertencimento. Como indivíduos, nós desejamos, naturalmente, para se destacar ou ser excepcional, de ser notado por nossos talentos e capacidades únicas. Uma vez que se tem alguma medida de autoestima e confiança,  ganhamos a liberdade psicológica para ser criativo e a crescer, assim como a ser mais generosos com os outros. 

Maslow denominou esses 4 níveis de “Necessidades de Deficiência” ou inferiores, pois afirma que as necessidades inferiores, tais como a necessidade de alimentos, segurança, amor e estima são necessidades que os humanos não podem viver sem. Uma deficiência em qualquer um desses interfere com a saúde psicológica, e assim consciente ou inconscientemente, se trabalha para preencher essas necessidades - literal ou simbolicamente.

Por outro lado, pessoas saudáveis que tenham cumprido essas necessidades inferiores são capazes de agir com base no desejo de crescer em vez de serem motivados por deficiências. Simplificando, suas deficiências não determinam suas ações e em vez disso, eles são motivados pelo crescimento e satisfação! É a partir de uma posição de bem-estar psicológico que um é capaz de buscar o que Maslow percebida como a tendência humana universal a se esforçar para o crescimento, autonomia, identidade e a excelência de auto realização. 

Estudos mais recentes propõe uma nova pirâmide, como se pode ver na figura abaixo. As quatro ultimas são chamadas de Necessidade de Crescimento, pois comportamento neste caso não é impulsionado ou motivadas por deficiências, mas sim por um desejo de crescimento pessoal e a necessidade de tornar todas as coisas que uma pessoa deseja ser.

 

 

5-      Necessidades Cognitivas: Maslow acreditava que os seres humanos têm a necessidade de aumentar a sua inteligência e, assim, perseguir conhecimento. É a necessidade natural do ser humano de aprender, explorar, descobrir e criar para obter uma melhor compreensão do mundo em torno dele. Além disso, este está diretamente relacionado à necessidade de explorar ou a abertura à experiência. 

6-      Necessidades Estéticas: Os seres humanos precisam de belas imagens ou algo de novo e esteticamente agradável para continuar em direção a auto realização. Necessitam refrescar-se na presença e na beleza da natureza, enquanto cuidadosamente vai absorvendo e observando seus arredores para extrair a beleza que o mundo tem para oferecer. Esta é uma necessidade nível mais elevado de se relacionar de uma maneira bonita com o meio ambiente e leva para a bela sensação de intimidade com a natureza

7-      Necessidade de Auto – Realização: Segundo Maslow, refere-se ao desejo de auto-realização, ou seja, a tendência para ele se tornar atualizado no que ele é potencialmente. Esta tendência pode ser formulada como o desejo de tornar-se mais e mais o que se é, para se tornar tudo o que se é capaz de se tornar

Acredita que a Necessidade de Auto Realização é guiada pelo nosso propósito de vida, ou seja, aquilo que nos move, nossa paixão, nossa missão. Para atingir essa necessidade de forma mais fácil, é preciso nos conhecer melhor e entender qual o nosso propósito.

Para Maslow, uma pessoa é sempre 'tornar-se' e nunca permanece estática nestes termos. Em auto-realização uma pessoa vem a encontrar um sentido para a vida, que é importante para eles.

Como cada pessoa é única a motivação para a auto-realização leva as pessoas em diferentes direções. Para algumas pessoas pode ser alcançado através da criação de obras de arte ou literatura, para outros através do esporte, na sala de aula, ou dentro de um ambiente corporativo.

Maslow (1962) acreditava que a auto-realização pode ser medido através do conceito de experiências de pico. Isso ocorre quando uma pessoa experimenta o mundo totalmente para o que é, e há sentimentos de euforia, alegria e admiração.

É importante notar que a auto-realização é um processo contínuo de cada vez, em vez de um estado perfeito chega-se de um 'felizes para sempre’.

8-      Necessidade de Auto-Transcência, na qual difere muito das outras, pois não estamos mais olhando para dentro de nós, e sim para os outros. É uma necessidade que ajuda os outros a encontrar seu potencial, ou simplesmente ajudar as pessoas. Características como compaixão, simpatia e empatia fazem parte dessa necessidade.

Por fim, deixo essa imagem para refletirmos sobre nosso propósito e como as necessidades de Maslow podem nos ajudar a identificar em qual nível estamos e o que falta, precisa para alcançarmos o topo.

 

Forte Abraço