Escrevo este artigo em função de freqüentes questionamentos de pacientes e coachees (cliente de Coaching), sobre o que nos leva a sofrer existencialmente falando, na vida.

Ao longo de vinte e quatro anos de atuação como Psicoterapeuta e sete anos como Coach, venho observando que a principal causa que desencadeia o sofrimento existencial humano chama-se resistência à realidade.

Entendo por resistência, um mecanismo de ação que faz o individuo negar sua realidade vivencial e possível, naquele momento.

Alguns vivem e agem sob uma crença limitante subjacente, de que tem que estar a fim..., aceitar..., aprovar..., gostar...., ou curtir os fatos, situações e cenários que a vida nos apresenta ou impõe. Quem disse? Onde está escrito isso?

Em alguns casos, reagimos de forma infantil e mimada, e esquecemo-nos de um fato importante: a vida é impiedosa, ela não nos apresenta situações ou fatos e te pergunta se você gosta, se você quer, se está a fim, se está preparado, se tem condição para suportar. Simplesmente nos impõe a situação (para o seu próprio aprendizado, acredite!) e você que se vire para resolver.

Considerando o cenário, existem duas escolhas como solução: focar no problema e “potencializá-lo”, em face de resistência à realidade, fato que o torna “refém” da situação e infeliz ou focar na solução do problema, face sua aceitação em aceitar e lidar com a realidade que se impõe e novo aprendizado, fato que o torna livre e mais feliz.

Enfim, tenha claro uma coisa. Se você não tem poder ou condição de mudar uma situação, você pode mudar a forma como lida com ela. Com certeza a sua percepção sobre os problemas e a forma de solucioná-los será muito melhor.

Experimente e depois me conte. Sucesso!

Lembre-se: Potencial menos interfêrencia é igual à agilidade, desempenho e resultados positivos em sua vida.

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter atuando com posições executivas. www.mccoaching.net