A tecnologia está sendo utilizada constantemente e progressivamente em nosso dia a dia sem a nossa percepção, quando consultamos um site de busca, quando assistimos tv, quando acessamos a Internet, recebemos várias informações involuntariamente e também por meios de bens e serviços que utilizamos. Qualquer Tecnologia da Informação deve dar ao usuário o controle efetivo da informação, além de simplificar a operacionalidade de sua atividade, pois caso contrário todos perdem. Esses são os princípios que permanecerão válidos indefinitivamente. Para que isso aconteça são necessários alguns cuidados na hora de planejar e desenvolver sistemas de qualquer tipo, em qualquer empresa.

Podemos observar que todos esses componentes interagem entre si e necessitam do componente fundamental que é o Recurso Humano, sem o qual a tecnologia não teria nenhuma funcionalidade. Podemos acrescentar que o papel que o MIS exerce nas empresas é fundamental, quando as informações estão organizadas e planejadas nos MIS, estes geram informações eficientes e eficazes para a gestão da empresa, proporcionando um padrão de qualidade nas informações de maneira que atenda a complexidade organizacional.

As estruturas empresariais e os respectivos níveis hierárquicos devem ser participativos e dinâmicos na cultura organizacional das empresas, eliminando as barreiras e a segregação que separam as pessoas e os departamentos. Esse dinamismo demanda a sinergia das informações, fazendo com que todos da organização estejam envolvidos e direcionados ao negócio e a competitividade empresarial.