A sociedade como a conhecemos hoje foi forjada por uma série de transformações importantes, um salto gigantesco em relação às tecnologias, uma era de aceleração tecnológica sem precedentes, entre outras coisas, na maneira de consumir e gerar informação.

            A popularização da internet, trouxe inúmeros benefícios, como a agilidade, o conforto, de a qualquer hora e lugar, adquirir informações que contribuem para o conhecimento. Mas é preciso evidenciar as suas contradições e seus impactos no ser humano, no seu desenvolvimento e nas suas relações com o meio em que vive.

            As comunidades e as redes sociais são um grande exemplo deste impacto da tecnologia nas relações humanas. A convivência e coexistência com o ciberespaço, inexistente até bem pouco tempo atrás, representa uma mudança gigantesca de paradigmas em relação aos conceitos tradicionais de comunidades por não haver, necessariamente, interação física ou proximidade geográfica.

            O termo resiliência engloba um conceito que transita entre aspectos físicos, biológicos e psíquicos, veio do latim resiliens, que significa voltar para trás e o físico inglês Thomas Young foi um dos primeiros a usar o conceito de resiliência como a capacidade que um corpo tem de, sofrendo uma deformação, voltar ao seu estado original. Esta ideia foi evoluindo ao longo do tempo, e aplicadas a psicologia e a administração, sendo assim ser resiliente se tornou sinônimo de ser flexível frente às adversidades encarando-as de forma a superá-las.         

           Pedras no caminho estão na jornada de todos nós, seja profissional ou pessoal. A grande questão é como lidar com estes obstáculos e quais as nossas atitudes perante eles. Pessoas resilientes estão sempre a procura do sucesso, e sabem que não se resolve nada desistindo diante da primeira negativa, da primeira porta fechada. Por esse motivo, a resiliência ganha, a cada dia, mais importância no mundo corporativo.

            O que mais se espera dos profissionais hoje é que ele não espere a crise acontecer para fazer algo, que ele se antecipe às mudanças e esteja sempre ligado ao que acontece no mercado e fora da empresa. O mercado muda dia após dia e requisita cada vez mais profissionais resilientes, com qualidades esperadas por essas grandes organizações, como por exemplo, a capacidade de motivar e integrar a sua equipe, criando uma base sólida para reagir as demandas do mercado.

O coach pode entrar neste momento para ajudar a suprir esta lacuna, seja a pedido da empresa, seja a pedido do colaborador. Relembrando que Coaching é uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. Todos nós podemos nos tornar pessoas ainda mais resilientes, enfrentando as situações de nossa vida, pessoal e profissional, de maneira mais positiva.

E como ser um coloborador resiliente? Colaboradores são definidos como resilientes, quando eles tem práticas e atitudes motivadoras, otimistas e responsáveis consigo mesmo e com o todo. Para a administração, a resiliência é identificada em colaboradores que possuem a habilidade de se sobressair em situações adversas, usando a criatividade e capacidade de motivar seus colegas buscando reverter a situação.

            Precisamos de líderes resilientes e que saibam como gerenciar a mudança de uma maneira conscientemente competente. Eles devem implementar mudanças com êxito para si e para outros, aplicar consistentemente os mecanismos que usam e ser capazes de se referir a esses métodos como uma disciplina estruturada, para que os outros possam aprender e aplicar as mesmas estratégias.          

           Empreendedores possuem um senso de resiliência muito interessante e específico para a área. Jeffrey Pfeffer e Jim Collins (2014), realizaram um estudo para descobrir o que discerne pessoas determinadas e bem sucedidas de outras que não tiveram tanto prestígio. A resiliência foi um dos fatores mais determinantes em pessoas que se destacaram. Algumas características importantes sobre pessoas resilientes de acordo com este estudo são as seguintes:

 1.     Eles não dão ouvidos a pessoas negativas

 2.     Eles têm uma comissão pessoal de consultores

 3.     Elas se sentem à vontade quando não sabem sobre algo

            Para finalizar, aqui vão algumas dicas do Coach, que você pode começar a aplicar de imediato para te ajudar a ser mais resiliente:

 ·        1 – Tenha mais foco no positivo

 ·        2 – Estimule a sua criatividade e intuição

 ·        3 – Desenvolva  a sua autoestima

 ·        4 – Adapte-se bem às mudanças

 ·        5 – Controle suas emoções

 ·        6 – Compreenda as pessoas

            Enfim, o ser resiliente não é um visionário, teimoso que vive sonhando que as coisas darão certo, quando certamente não irão. Ele é acima de tudo realista, e por esse motivo inspira a confiança de todos os seus colegas e/ou liderados. É impulsionador quando tem que ser, quando sabe que o triunfo depende do algo mais de cada colaborador, e é sincero, ao conter a empolgação quando as coisas não estão no caminho certo.

            Pense nisto, boas reflexões e até nosso próximo artigo!