A FORMA DE GESTÃO!
Caros amigos,
Estamos entrando na fase final do ano, e você Owner, Chairman ou CEO, ainda continua sem resposta ao maior problema de sua Organização? Pois sua empresa dispõe de saúde financeira, tecnologia, infraestrutura, benefícios, remuneração atrativa, entre outros. E não consegue entender, atender e encantar seu maior cliente. Ou seja: seu colaborador interno, contratando, capacitando e retendo seu talento. Então convido a todos a lerem meu penúltimo artigo do ano, e conhecerem a resposta!
#AFORMADEGESTÃO
Recentemente, tive uma programação de reuniões com empresas e empresários de vários ramos de negócios. Onde fui convidado a conhecer um pouco a Cultura Organizacional de cada uma das empresas, e a fazer uma imersão em seus processos. E o que me chamou a atenção, foi que grande parte das empresas dispõem de saúde financeira, tecnologia, infraestrutura, benefícios, remuneração atrativa, entre outros. Mas ao mesmo tempo, apresentavam um problema crônico e recorrente, com o alto Turnover de suas Equipes, o que impactava drasticamente no processo de identificação e retenção de seus talentos, e consequentemente o gap deixado pela falta destes profissionais, que impactava diretamente a cadeia produtiva e consequentemente os resultados das empresas.
Depois de meu mapeamento, a resposta estava clara e bem definida: A FORMA DE GESTÃO, no sentido amplo da palavra. De nada adianta todos os recursos oferecidos na empresa, se não há uma Gestão de um profissional ou de uma Equipe de Gestores, que encante seu Cliente Interno. O encantamento não é feito só de remuneração, mas também e principalmente de transferência de informação que gere conhecimento, capacitação e treinamento profissional que gere segurança e comprometimento no desenvolvimento dos gaps existentes e na melhoria de suas atribuições, na inserção do profissional como sendo um verdadeiro Stakeholder na manutenção do negócio, na criação de um ambiente de sucessores, pois o negócio não pode ficar na responsabilidade de uma única pessoa, e por fim, na valorização e no elogio das pessoas.
Diante do levantamento apresentado, um CEO de uma das empresas, pediu que eu fosse mais claro. Então eu lhe disse o seguinte: Se um único gestor destoar da Missão, Visão e Valores da Organização, toda a cadeia produtiva estará comprometida. E a forma de gestão através do medo e da coerção, caracteriza o ASSÉDIO MORAL, que desencadeia no quadro funcional, primeiramente o silêncio, por receio de perda do emprego, e em seguida trazem dano à personalidade, à dignidade, ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, começando a degradar todo ambiente organizacional.
Toda prática é resultado de atos antiéticos do agressor e, caso esse agressor tenha uma posição de gestão, esses atos tendem a contaminar todo o sistema organizacional, fazendo com que a empresa inicie a sua perda moral, cultural e principalmente ética. E consequentemente a perda de seus Talentos. Existem diversos fatores que fazem com que as organizações percam seus talentos, como: Salários Baixos, Falta de Flexibilidade (Processos Totalmente Engessados), Falta de Liderança (Liderança Coercitiva e Assédio Moral), Problemas de Saúde (Principalmente Síndrome de Burnout), Pouca Auto Realização, Clima Organizacional Tóxico, culminando no movimento de Quiet Quitting (Demissão Silenciosa), que está relacionada à conformidade que o funcionário assume quando decide não se engajar mais no trabalho e cumprir apenas sua obrigação, como se estivesse dizendo para si que não faz mais parte da empresa.
E finalizando, vocês já ouviram a seguinte máxima: "as pessoas pedem demissão de seus gestores, e não das empresas". A FALTA DE GESTÃO, E UM MAL GESTOR, podem comprometer todo o Clima e a Cultura Organizacional, sem falar nos resultados!
Pensem nisso, e até a próxima!
SOBRE O AUTOR:
José Renato Alverca
É Business Division Manager da Gi Group.
É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.
https://www.linkedin.com/in/jalverca
https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca