Ser gerente de uma empresa traz uma série de desafios. Especialmente em um ambiente comercial como o do Brasil, em que 50% das empresas fecham as portas em 4 anos de atividade. Por isso, é importante cultivar algumas atitudes que todo gestor de sucesso deve ter para poder aumentar as suas chances de conseguir os resultados que planeja, independemente da sua área de atuação.

Sim, é possível cultivar uma série de atitudes que ajudarão a sua empresa a ter bons resultados independentemente do seu segmento ou tamanho. Afinal, certos hábitos são essenciais para o sucesso, seja para uma companhia que atua na área petrolífera, seja para quem tem uma padaria de bairro de pequeno porte. Ao aprendê-las, você consegue mudar a gestão do seu negócio, eliminar erros e avançar para o sucesso.

Quer saber quais são as atitudes que todo gestor de sucesso deve ter? Então siga a leitura do artigo abaixo!

6 atitudes que todo gestor de sucesso deve ter

1. Estude constantemente

Ser gestor não significa que sua carreira chegou ao topo e não há mais para onde crescer. Pelo contrário, é necessário estar sempre atualizado às mudanças do ambiente de trabalho, e buscar as melhores soluções de gestão para sua equipe. Invista em cursos variados, inclusive de atualização de metodologia de gestão, como a Cobit 5.

2.Seja um mentor acessível

Assumir a posição de liderança é essencial para que os colaboradores confiem nas suas decisões e isso despertará a admiração de algumas pessoas da equipe. Assuma o papel de mentoria com gentileza e sem arrogância. Um líder frio e distante impede a boa comunicação e o desenvolvimento das capacidades de seus seguidores.

3.Dê feedback sempre que possível

Os colaboradores da equipe farão o melhor para desempenhar as funções designadas para cada projeto, e em troca, necessitarão de feedback para saber onde melhorar. Caso algum funcionário não esteja cumprindo suas expectativas, não seja condescendente na hora de se comunicar. Converse com empatia, mas seja claro e não omita os pontos falhos, para que o outro possa ter a chance de aprender e evoluir.

4.Delegue funções

Algumas pessoas, ao tornarem-se gestoras, hesitam na hora de delegar funções, por medo de parecerem ‘mandonas’ ou muito ríspidas, mas a verdade é que uma equipe sem um líder é uma equipe desorganizada e fadada ao fracasso. Confie em sua liderança e aspire confiança para seus colaboradores, e eles responderão com lealdade e esforço. Um gestor que delega funções é um gestor que tem o controle do funcionamento da equipe e entende onde estão os sucessos e as falhas em seu projeto.

5.Reconheça resultados positivos

Reforçar pontos positivos e resultados de sucesso fortalecem o elo de confiança entre funcionários e gestor. Recompense os colaboradores sempre que finalizarem projetos e executarem tarefas que demandem muito do tempo deles e o clima em sua equipe será positivo mesmo nos momentos difíceis. 

6.Trate os colaboradores com dignidade

Respeite os horários de lazer e descanso dos outros funcionários e a produtividade deles sempre se manterá alta. Tratar sua equipe com respeito trará o respeito deles por você e por sua capacidade de gestão, e isso irá refletir nos bons resultados da empresa.

Essas são as principais atitudes que todo gestor de sucesso deve ter. Se você conseguir cultivá-las, aumentará as chances do seu negócio trazer os resultados que você gostaria de ter. Caso você não enxergue uma dessas atitudes no seu dia a dia, não precisa se preocupar. De acordo com a ciência, são necessários apenas 66 dias para cultivar um novo hábito. Portanto, tenha um pouco de disciplina e esforço para incorporar essas ações no seu cotidiano.

Gostou do papo? Então comente abaixo dizendo qual dessas atitudes é a mais importante para você!