Você está no comando da sua carreira ou deixa a maré te levar? Se surgir uma oportunidade de promoção hoje na sua empresa, seu nome será considerado?

Essa reflexão é muito importante, porque ao longo da minha experiência atuando dentro da Indústria Farmacêutica ou mesmo atendendo aos profissionais deste setor, pude notar que a maioria das pessoas não está no controle da sua própria carreira.
Isso é fácil de entender visto a nossa rotina cada vez mais agitada e lotada de obrigações, desta forma, pensar em nossa carreira muitas vezes fica como secundário. Vamos levando e deixando que a empresa assuma este papel de pensar no nosso plano de carreira.
Mas será que esta é e melhor alternativa? Terceirizar o nosso desenvolvimento profissional irá nos aproximar ou afastar dos nossos objetivos?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quando se trata da Indústria Farma, ainda mais. E quando deixamos a maré levar, muitas vezes quando surge uma oportunidade não estamos preparados ou se quer tivemos conhecimento dela.
Neste momento bate o desespero e a necessidade de “correr atrás” do prejuízo, só que muitas vezes sem tempo hábil para isso, pois a oportunidade já passou e outro profissional mais qualificado assumiu aquela posição que poderia ter sido SUA se você estivesse preparado.

Para que isso não ocorra, ter as rédeas da sua carreira é fundamental.

5 indicativos de quem tem o controle da sua carreira

1) Sabe onde quer chegar profissionalmente.
O próximo degrau pode ser ocupando cargos de gestão ou alta gestão, mas também ser especialista ou mesmo gerência técnica. Ter esse objetivo claramente definido é um dos passos mais importantes, pois quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, certo?

2) Tem um plano de carreira traçado focado neste objetivo
Tão importante quanto saber o destino é o caminho a ser percorrido. Definir os passos para conquistar seu objetivo profissional.

3) Antecipa as ações para que quando surja a oportunidade esteja preparado.
Antecipar as ações pode ser como desenvolvimento intelectual ou mesmo de competências. Identificar esses GAPs para minimizá-los ou eliminá-los. Ou seja, tirar os planos do papel.
“São as pessoas que fazem a estratégia acontecer” – Alexandre Ribas

4) Mantém sua rede de contatos ativa.
O networking é muito importante seja para um momento de transição como também para troca de conhecimentos e experiências.

5) Atua fortemente no LinkedIn, mesmo que esteja empregado.
O LinkedIn não é um banco de currículos com fotos.É a maior rede de contatos profissionais, devemos utilizá-la para networking, conhecimento, relacionamento ganha-ganha.
Hoje o principal canal para a recolocação está no LinkedIn, muitas vagas não são divulgadas e o recrutadores buscam os possíveis candidatos diretamente nos perfis do LinkedIn. Por isso, saber usá-lo faz toda a diferença!

E agora, me diz, você tem as rédeas da sua carreira?

Conte conosco!
Forte abraço

Cris Pelicer
H2O Coaching in Pharma
Lapidando o talento, impulsionando carreiras