Se um currículo não faz o seu trabalho para alguém que busque um emprego, ninguém irá alertar o candidato quanto a isso. Ninguém contata uma pessoa para dizer: “Achamos que a sua experiência é ótima, mas o seu currículo é péssimo. Por favor, reescreva-o e o envie de novo para nós”. Um CV ruim será simplesmente ignorado. 

O currículo tem um grande trabalho a fazer. Em dez ou vinte segundos, deve convencer da inteligência do candidato e da relevância de sua experiência para o trabalho que desejado. 

Para montar um CV que faça tudo isso, é necessário um certo trabalho e uma dose de autorreflexão. A maioria dos currículos não evidencia com eficácia os talentos de seus donos nas páginas porque faz citações muito vagas. As pessoas têm medo de perder qualquer oportunidade de trabalho que seja, então, divulgam-se com linguagem vaga e branda e tentam apelar a uma audiência muito ampla. 

É preciso dedicar alguns minutos para enfatizar as partes mais relevantes da experiência prévia sempre que se candidatar a uma nova oportunidade de emprego. 

1. Perguntas fora do esperado
Você recebe perguntas de seus recrutadores, mas elas são sobre outros assuntos. Você não recebe perguntas sobre empregos pelos quais você realmente se interessa. 

2. Os chamados de entrevistas são para outras vagas
Você envia seu currículo para vagas que parecem adequadas para sua área de experiência, mas, quando empregadores respondem, eles querem o entrevistar para empregos totalmente diferentes. 

3. O entrevistador passa um tempo com questões que já deveriam estar respondidas
Quando você vai a uma entrevista de emprego, o entrevistador gasta os dez primeiros minutos com perguntas sobre o que você faz da vida. Seu currículo deve deixar isso claro instantaneamente! 

4. Seu currículo é genérico
Você usa um currículo para se candidatar a tipos diferentes de empregos ao mesmo tempo. Essa é uma maneira garantida de confundir quem analisar seu CV (sejam pessoas ou computadores) e perder ótimas oportunidades. 

5. Você não recebe respostas
Você se candidata a empregos que parecem uma combinação perfeita de suas habilidades, mas não recebe nenhuma resposta. Talvez você ache que quem analisar seu currículo irá ver a relevância entre sua experiência e o trabalho que você quer, mas eles não verão isso, a não ser que você indique. 

6. Seus amigos se calam sobre o seu currículo
Você dá seu currículo a amigos e conhecidos e nada acontece, nunca. Eles não sabem como dizer a você que o currículo é confuso. Para eles, é difícil dizer no que você é bom. 

7. Você precisa explicar o que faz
Quando você entrega seu currículo a alguém novo, a primeira questão que você tem de responder normalmente é: “O que você faz exatamente?” 

8. Você gasta tempo demais explicando suas experiências
Você perde muito tempo no celular e em correspondência via email com recrutadores que pensam que sua experiência é diferente do que de fato é. 

9. Seu currículo não é customizado
Você não customiza seu currículo para vagas específicas. Isso é uma perda de tempo porque customizar seu currículo é fundamental! 

10. As pessoas se surpreendem com a diversidade de sua experiência
Quando alguém novo olha para seu currículo, normalmente comenta: “Uau, você fez muitas coisas diferentes”. As pessoas não sabem como processar as suas experiências e não veem conexão entre a sua experiência e o seu próximo emprego. É essa conexão que o seu currículo deve fazer rapidamente, e de maneira poderosa! 

Deseja ter um CV IMPACTANTE? Clique aqui e veja como o About Me pode lhe ajudar!

O objetivo principal do CV é persuadir e convencer o recrutador para que consiga uma entrevista de emprego - nada mais!

Um bom currículo é aquele que exalta informações relevantes de forma organizada, que vende sua história, suas realizações e que agrada aos olhos e ao coração do recrutador.

Estamos ajudado alguns profissionais do Mercado Farma & Saúde através de um trabalho "extremamente artesanal" e os resultados são bem satisfatórios. 

Desenhamos um CV bem estruturado - Objetivo - Vendedor - Focado nos seus pontos fortes - Relevante - Bem diagramado - Sem erros de português - Fácil de ser entendido pelo recrutador, destacando de forma clara as suas Hard Skills (competências técnicas) e as suas Soft Skills (competências comportamentais).

Ter um bom CV, que servirá de base para o seu Novo Perfil no LinkedInABOUTME - Farma & Saúde - Carreira e Networking entre outros, não é a garantia de um novo emprego, mas sim, a possibilidade aumentada de colocar você numa entrevista.

Pense nisso!

Consulte o Newton Velloso, MBA

 

Fonte