1. Organização – a primeira competência é a organização. Porque? Porque atualmente a área de Compras é chamada a cada momento a atuar em várias frentes diferentes de trabalho e se o profissional não for organizado, mantendo a documentação em ordem, criando uma rotina de trabalho, sabendo distribuir ou delegar tarefas para seus colegas da própria área ou de outras áreas, tendo uma técnica de follow up dos assuntos, não vai conseguir começar e terminar nenhuma tarefa com resultado satisfatório, ou seja, vai estar sempre na “correria” dos assuntos e na “pressão” das outras áreas não conseguindo realizar o trabalho da melhor forma que poderia ser feito.

2. Relacionamento – esta é uma característica que se cobra de todo e qualquer profissional hoje em dia, ou seja, o famoso jargão do “saber trabalhar em equipe”. Ocorre que para o profissional de Compras isto é muito mais necessário porque Compras é uma área que tem interface com todas as outras áreas da empresa (Finanças, Qualidade, Produção, Engenharia, Vendas,etc) e sempre precisa da informação ou da colaboração de alguém destas áreas para que seu trabalho seja bem desenvolvido. Para que isto aconteça muitas vezes o profissional de Compras precisa convencer as pessoas das outras áreas a colaborarem com sua necessidade e para isto é muito importante o relacionamento, de forma que quando estas pessoas precisarem também de sua colaboração você também esteja organizado o suficiente para poder ajudar.

3. Conhecimento do commodity – É muito importante que o profissional de Compras conheça o que compra, sabendo quais os principais riscos e oportunidades do segmento. Assim por exemplo é importante saber se o material usado para fazer ou fabricar o produto que se está comprando é afetado por qualquer circunstância que possa alterar seu preço para maior ou menor, ou seja, de posse desta informação será possível programar a melhor época para se fazer a compra de forma a trazer o melhor resultado para a organização. É muito importante que o profissional de Compras esteja no seu fornecedor com frequência obtendo assim informações que vão lhe ajudar muito no seu desempenho.

4. Atualização – O profissional de Compras deve estar sempre atualizado sobre o que acontece no mercado fora da empresa, participando de feiras, congressos e eventos, sendo uma fonte de ligação entre a empresa e o que acontece fora dela em termos de novidades tecnológicas entre outras.

5. Ética nas negociações – O profissional de Compras que quiser ser respeitado deve manter a ética em suas negociações sempre informando de forma clara e direta quais são as fases de cada processo de cotação, o que é esperado das empresas participantes, retornando feed back para as empresas não ganhadoras e evitando mudar as regras no meio do processo. Faz parte do processo e da atividade de Compras pesquisas de mercado de tempos em tempos e isto também deve ser feito de forma clara tanto para o atual fornecedor quanto para novas empresas que pretendam ser fornecedores da empresa na qual você trabalha.

6. Conhecimento da estratégia da empresa – para que o profissional de Compras possa melhor desempenhar sua função ele precisa conhecer qual é a estratégia da empresa para a qual trabalha de forma a alinhar as suas negociações para atingimento deste estratégia. Não adianta por exemplo você negociar uma redução de preço para uma compra de um lote maior de produtos se a estratégia da empresa é a redução de estoques para ganho de espaço para iniciar uma nova linha de produção.

7. Análise estratégica – o planejamento estratégico das empresas está cada vez mais a longos prazos e desta forma espera-se que o profissional de Compras contribua com informações importantes baseado no seu conhecimento do commodity e sua atualização adquirida em feiras, congressos e seminários, direcionando as tendências de compra dos insumos nos anos futuros.

8. Trabalhar com indicadores – para que o profissional de Compras possa fazer sua “propaganda” é necessário que ele demonstre o bom trabalho realizado. Desta forma alguns indicadores precisam ser criados, acompanhados e apresentados periodicamente para a Diretoria de sua empresa de forma a mostrar que seu trabalho está sendo realizado e quando houver qualquer desvio mostrar que você sabe como controlar e voltar para a normalidade. Alguns dos índices que devem ser acompanhados: variações de preço em determinado período, performance de entrega e qualidade dos fornecedores, entre outros que podem ser criados.

9. Saber negociar – o bom profissional de Compras deve saber se preparar para as negociações munindo-se de todas as informações possíveis obtidas através de seu conhecimento do fornecedor, de outras empresas do mesmo segmento, de sua participação em congressos e feiras, de maneira que tenha uma visão clara do objetivo da negociação e de como alcança-la.

10. Inglês – é fundamental que o profissional de Compras moderno consiga se comunicar com o mundo todo em busca do melhor negócio estrategicamente para sua empresa e para que isto aconteça ele deve no mínimo ser fluente na língua inglesa.

Autor: José Maurício Fernandes