QUAL O PRINCIPAL VALOR QUE REPRESENTA O TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA OS RESULTADOS DA SUA ORGANIZAÇÃO?
Caros amigos,
Reiniciando meu ciclo de artigos, agora em 2025 depois de um recesso. Convido a todos a conhecerem meu novo artigo e a responder a seguinte pergunta: QUAL O PRINCIPAL VALOR QUE REPRESENTA O TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA OS RESULTADOS DA SUA ORGANIZAÇÃO? Tenho certeza de que a resposta vai norteá-los e ajudá-los num assunto de extrema importância para a perenidade de suas empresas.
#PESSOAS #TREINAMENTO #CAPACITAÇÃO
Vocês já pararam para pensar, que vivemos totalmente de forma interdependente, ou seja: Um estado ou condição dos indivíduos, sociedades, organizações, empresas e governos, que estão ligados por uma relação de dependência mútua, e dependência totalmente recíproca. Numa era, em que tudo pode mudar num simples abrir e fechar dos olhos. Onde todos nós precisamos estar se preparando diariamente, para os desafios, face as intempéries das mais variadas condições, sejam elas, pessoais, profissionais, governamentais, e também das condições climáticas. Diante de tantas incertezas e de um cenário difícil de se prever, vem sempre a dúvida e a pergunta, como fazer isso? Primeiramente, é necessária uma desconstrução, daquilo que nos é vendido com uma receita milagrosa, ou com os livros de alta ajuda, onde tudo parece ser simples e fácil, mas, na verdade não é!
Com o meu dia a dia e minhas experiências, sou enfático em afirmar que a solução, ou melhor as soluções, começam e terminam com uma simples palavra, ou seja: PESSOAS! Precisamos de problemas, de desafios, de disrupção, onde o certo e o errado dependem das circunstâncias. Precisamos da transpiração, de pensar e agir fora da caixa, e entender que uma ideia esdrúxula e completamente fora dos padrões, pode se tornar uma ideia extraordinária. E uma ideia extraordinária, pode vir de qualquer um de nós, sem preconceitos, castas, segregação, ou qualquer palavra que discrimine o diferente. Pois a soma das diferenças = Resultados.
Precisamos da CRISE e se tiramos o S da palavra, teremos CRIE. A Criatividade e a Inovação, aliada a Diversidade, Pluralidade e um Verdadeiro Processo de Inclusão, fará a concorrência e as adversidades tremerem! As organizações para serem bem-sucedidas, precisam de PESSOAS dinâmicas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos. Pessoas questionadoras, que enxerguem em um NÃO e na adversidade, uma OPORTUNIDADE. Que caiam e se levantem quantas vezes forem necessárias. Mas que no final da jornada, sejam recompensadas pelos seus esforços e méritos. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que conduzem os negócios e prestam os serviços de maneira excepcional. Mas para conseguir isso, é IMPERATIVO e imprescindível, que as organizações foquem para o TREINAMENTO, EMPODENRAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PESSOAS.
Mas de nada adianta a organização ter um belo cronograma de treinamento, capacitação e empoderamento de suas pessoas, se o CLIMA ORGANIZACIONAL, for desrespeitoso e tóxico. Pois estes fatores afetam o comportamento dos funcionários, e seus engajamentos a causa. Quando existe respeito a diversidade e uma relação mútua de cumplicidade, onde todos tenham palavra e possam ser ouvidos e valorizados, haverá um cenário propício a um clima organizacional saudável e proativo. E desta forma haverá eficácia para uma política de treinamento, capacitação e empoderamento de suas pessoas. O clima organizacional é o ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente ligado ao grau de motivação dos participantes, aumentando a relação de intercâmbio e pertencimento entre colaboradores e a organização.
Não esqueçam, a magia de tudo, começa, evolui e termina com PESSOAS!
Pensem nisso e até a próxima!
SOBRE O AUTOR:
José Renato Alverca
Commercial Manager do Grupo Dimas (Dimep Sistemas)
É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.