Em tempos de incerteza, mercado de estética pode ser investimento promissor

Publicado em 13/06/2018
907 visualizações
Plano de negócios é recomendado antes de investir em empreendimento estético  (Foto: Unsplash/divulgação)

Plano de negócios é recomendado antes de investir em empreendimento estético (Foto: Unsplash/divulgação)

Mercado que resistiu à crise econômica dos últimos anos, e cada vez mais procurado pelos brasileiros em busca de beleza e bem-estar, a estética é uma grande oportunidade de investimento para profissionais que têm o sonho de abrir um negócio próprio.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca o potencial da área de estética para pequenos e médios empreendedores, com a abertura de centros e clínicas especializadas. O órgão alerta, porém, que para aumentar as chances de sucesso o investidor deve realizar pesquisas de mercado e elaborar um plano de negócios.

Foi essa linha que a empresária Thaiane Lopes, especialista em micropigmentação e maquiagem, adotou ao abrir um salão de beleza e serviços de estética em Campo Grande (MS). “Ter um nome no mercado ajuda muito. Mas eu procurei oferecer uma série de serviços, para agregar. Afinal, quem faz cabelo, faz depilação. Se faz maquiagem, pode fazer micropigmentação. Participo de eventos, faço parcerias com marcas de estética, maquiagem. Um divulga o outro e todos ganham", afirmou a profissional à Shopfisio®. "Um marketing bem feito, aliado à qualidade da mão de obra, com profissionais reconhecidos, é importante. São coisas ligadas. E é interessante oferecer também diferenciais. No nosso caso, temos uma sala usada apenas para o ‘dia de noiva’ (voltada à maquiagem e outros cuidados estéticos e de bem-estar com noivas no dia do casamento)", diz Thaiane.

 
A empresária Thaiane Lopes: “É interessante oferecer também diferenciais”  (Foto: Arquivo Pessoal)

A empresária Thaiane Lopes: “É interessante oferecer também diferenciais” (Foto: Arquivo Pessoal)

Planejamento

Para planejar a estrutura de um centro de estética, segundo o Sebrae, é importante prever todas as atividades que serão oferecidas ao cliente, bem como atender às exigências da lei para prestar esses serviços. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o projeto de implantação de um centro de estética precisa respeitar as normas e práticas de biossegurança, de forma a promover o bem-estar de clientes e funcionários. Deve prever ainda futura ampliação e um conjunto de salas ou divisórias para os diferentes atendimentos, com os equipamentos necessários.

Um centro de estética, ainda segundo o Sebrae, é uma empresa que presta serviços de tratamento corporal e facial, por meio de cosméticos e equipamentos diversificados, cujo objetivo é a reabilitação, relaxamento ou a melhora da estética e da saúde dos clientes. O estabelecimento deve contar com profissionais capacitados e habilitados, além de ter autorização de funcionamento de órgãos públicos. Já uma clínica também inclui serviços médicos.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a expectativa de crescimento da área de higiene, beleza e cosméticos é de 30% entre 2016 e 2018.

Localização

A localização do estabelecimento é uma das decisões relevantes para o sucesso de um centro de estética, mas também é importante observar alguns itens:

 

  • Perfil de renda dos consumidores locais.
  • Fluxo de pessoas e veículos desta localização.
  • Condições de acesso e locomoção, como a distância para pontos de ônibus e de metrô.
  • Facilidade de estacionamento.
  • Visibilidade da fachada do estabelecimento.
  • Proximidade com fornecedores, parceiros comerciais, concorrentes e atrações turísticas.
  • Segurança e iluminação do centro.
  • Atividade deve respeitar a Lei de Zoneamento ou o Plano Diretor do Município.

 

Valorização

O proprietário de um centro de estética deve também procurar oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência. O Sebrae recomenda algumas possibilidades como atendimento em domicílio para os serviços estéticos mais simples, participação em feiras e eventos de beleza, comercialização de produtos naturais, orgânicos e ecológicos, e parcerias com academias de ginásticas, clínicas dermatológicas, spas e lojas de aparelhos estéticos.

Sobre a Shopfisio®

Primeiro e-commerce de fisioterapia do País, a Shopfisio®, criada em 2000 pelo fisioterapeuta Andrian Nucci, é a maior loja de produtos para medicina estética e fisioterapia do Brasil. Com sede em Mogi-Guaçu e lojas físicas em São Paulo, Curitiba e Fortaleza, a empresa oferece mais de 7 mil produtos de diversas marcas para profissionais das áreas de fisioterapia, estética, fitness e saúde & bem-estar. Além disso, a Shopfisio® presta serviços de consultoria e oferece cursos e treinamentos para profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos.

 

Fonte

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias