Câmara dá início à Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica

Categoria: Saúde
Publicado em 13/03/2018
554 visualizações

Começou nesta segunda-feira (12/3), na Câmara de Vereadores de São Paulo, a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica. A programação vai até sábado (17/3) com uma série de encontros que têm como objetivo debater as perspectivas, avanços, gargalos, resultados, atualizações, conceitos e desafios relativos à pesquisa clínica.

Os palestrantes que abriram o evento discutiram sobre o processo de inspeção pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) nos CEPs (Comitês de Ética e Pesquisa) e seus resultados, mas também sobre crianças e adolescentes como participantes de pesquisa para descobertas científicas.

A mediação foi feita por Greyce Lousana, presidente executiva da SBPPC (Sociedade Brasileira de  Profissionais em Pesquisa Científica), e diretora da Invitare Pesquisa Clínica

“A semana está atrelada ao Focep (Fórum Permanente dos Membros de Comitês de Ética e Profissional em Pesquisa do Município de São Paulo) criado em 2013 aqui mesmo na Câmara. A proposta foi acolhida pelo gabinete do vereador Paulo Frange (PTB). Ele entendeu que é importante abrir o espaço para que as pessoas pudessem discutir em um ambiente isento e aberto as questões relacionadas à condição de pesquisa de uma forma geral”, afirmou Greyce.

Pedro Canísio Bonsfeld, secretário executivo da Conep, falou sobre o cenário e os 20 anos de existência da comissão “como instância colegiada, ou seja, não monocrática, mas de natureza normativa, deliberativa, reguladora, consultiva e educativa”.

“A missão da Conep é elaborar e atualizar as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa e coordenar a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) das instituições”, afirmou.

O debatedor convidado Iberê de Castro Dias, juiz assessor da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, disse aos presentes sobre os possíveis imbróglios  com pesquisadores ao conduzir trabalhos com crianças e adolescentes.

“De forma geral, sempre que os pesquisadores forem ler uma resolução, provimento, uma portaria ou o que quer que seja, é sempre preciso analisar se essa portaria, se essa norma vem em conformidade com leis e, claro, com a Constituição Federal”, afirma.

A programação da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica pode ser vista no site da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPPC) no endereço: http://www.sbppc.org.br  .

 

Fonte: http://www.camara.sp.gov.br/blog/camara-da-inicio-a-semana-municipal-de-informacao-e-divulgacao-da-pesquisa-clinica/ 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias