Ministério da Saúde lança número de Whatsapp para tirar dúvidas sobre fake news

Publicado em 31/08/2018
3.319 visualizações

Notícias sobre saúde chegam diariamente em nossas redes sociais. Muitas nos deixam espantados, e na dúvida se  elas são verdadeiras ou não. Mas, agora já é possível ter certeza se a mensagem é uma fake news. O Ministério da Saúde disponibiliza o canal Saúde sem Fake News.

 

Qualquer cidadão do Brasil pode encaminhar mensagens das redes sociais para o número (61)99289-4640 para verificar o conteúdo. É necessário informar o nome completo, o estado e município, onde reside. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das dez e meia da manhã até o meio dia. Também das duas até as seis horas da tarde.

 

Assim que as dúvidas chegam, elas são analisadas por uma equipe da área técnica do Ministério da Saúde. Não existe um  prazo para a verificação dos assuntos, já que cada mensagem poderá exigir um grau de análise maior ou menor pela parte técnica.

 

Quando a equipe do Ministério da Saúde termina a análise das mensagens recebidas, elas são publicadas nas redes socais da Pasta e também no saúde.gov.br/fakenews com o selo isto é notícia falsa” ou de “isto é notícia verdadeira” . As informações pessoais, daqueles que encaminharam as dúvidas, não são publicadas.

 

O Ministério da Saúde adverte que o canal Saúde sem Fake News não é um serviço de atendimento direto ao cidadão sobre o SUS. A Pasta informa que para esse tipo de dúvida, é necessário ligar para a Ouvidoria Geral no número 136 ou para as secretarias de saúde.

 

O ministério ainda esclarece que o whatsapp Saúde Sem Fake News não aceitará mensagens ofensivas, preconceituosas e poderá bloquear usuários.

 

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias