Para brasileiro, empoderamento tem relação direta com a realização de sonhos

Publicado em 15/03/2019
1.962 visualizações

Pesquisa encomendada pela farmacêutica Sanofi mostra que o termo pode ter um significado diferente para cada pessoa. Mais da metade da população acredita que oportunidade de trabalho para todos poderia empoderar as futuras gerações do País

Na última década, a palavra empoderamento, que tem origem no termo inglês empowerment, ganhou as ruas e as redes sociais, sendo utilizada com frequência por pessoas ligadas a movimentos sociais como o feminismo. Dicionários da língua portuguesa definem empoderamento como a ação de ter domínio sobre a própria vida. Uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Sanofi, para marcar seu aniversário de 100 anos no País, mostrou, no entanto, que a expressão pode ter um significado diferente para cada pessoa.

O levantamento, que entrevistou pessoas nas cinco regiões do País, revelou que, para um terço dos brasileiros (31,6%), uma vida empoderada tem relação direta com as tais realizações pessoais. É ser feliz com o que se tem, mas continuar sonhando e ser capaz de alcançar novas metas. Para outros 18,1%, o significado é mais simples: ter liberdade de escolha. Na terceira colocação, completando o ranking das três respostas mais citadas está "poder" (17,1%) – ser independente para tomar suas próprias decisões.

Questões relacionadas a trabalho e carreira também apareceram espontaneamente. Para 12,8% dos entrevistados, o sinônimo de empoderamento é a realização profissional. Esse grupo ainda sente os efeitos da crise econômica, se preocupa com o desemprego e sonha com a independência financeira.

Quando questionados sobre o que é mais importante para empoderar a vida hoje, "estar com a saúde em dia" é a resposta de dois em cada três entrevistados (64,1%). Os aspectos emocionais e afetivos ficaram evidentes nas respostas "ter tempo para estar com a família" (48%) e "ter uma vida social ativa" (22,7%), o que coloca a importância dos relacionamentos para a qualidade de vida.

"Ao longo dos 100 anos de nossa história, contribuímos para a saúde do País, e agora queremos entender como podemos continuar a ser uma parceira para empoderar a vida dos brasileiros", diz Márcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi. Ela explica que 'estar com a saúde em dia' está no topo da lista daquilo que os brasileiros entendem ser importante para empoderar suas vidas hoje. "Isso nos motiva a seguir oferecendo informações confiáveis para que eles possam tomar decisões conscientes nos cuidados com a saúde", afirma.

Recortes – O estudo também revelou que homens e mulheres, e pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais têm percepções diferentes sobre o que é empoderar a vida. Para eles, conquistar objetivos é fundamental, enquanto para elas a independência financeira é mais importante.

Para os entrevistados da classe A, "ser feliz" é essencial. Já entre os membros da classe C, "melhorar a vida" e "dar poder à própria vida" são as respostas mais frequentes. Os jovens com idades entre 25 e 34 anos apostam em "conquistar objetivos", enquanto homens e mulheres com mais de 45 anos buscam "dar poder a si mesmo".

Futuras gerações – A pesquisa apontou ainda o que os brasileiros desejam para as próximas gerações. Mais da metade (56,9%) acredita que empoderar o futuro significa dar aos jovens "oportunidade de trabalho para todos", acompanhada de "educação de qualidade" e "igualdade social". "Acesso a serviço de saúde de qualidade" (34%) e "mais generosidade" (33,7%) também entraram na lista de desejos para o futuro.

Confira os resultados da pesquisa:

O que é empoderar a vida para você?
Realização Pessoal (31,6%)
Liberdade (18,1%)
Poder (17,1%)
Realização Profissional (12,8%)
Outros (17,3%)
Não Sabe (8,3%)
Saúde (2,2%)
Família (1,5%)

Das opções, quais você considera mais importante para empoderar sua vida hoje?
Estar com a saúde em dia (64,1%)
Ter tempo para estar com a família (48,8%)
Ter minhas necessidades básicas atendidas (47,8%)
Estar empregado/trabalhando (40,8%)
Estar realizado profissionalmente (29,6%)
Ter uma vida social ativa (22,7%)
Estar equilibrado emocionalmente (22,1%)
Viver numa sociedade que respeite a diversidade (17,5%)

Das opções, quais você deseja para empoderar a vida das futuras gerações?
Oportunidade de trabalho para todos (56,9%)
Educação de qualidade para todas as pessoas (47,5%)
Igualdade social (46,1%)
Acesso ao serviço de saúde de qualidade (34,0%)
Mais generosidade/bondade entre as pessoas (33,7%)
Preservação dos recursos naturais do planeta (32,3%)
Avanço da ciência para a cura das doenças (25,5%)
Respeito à diversidade (13,1%)

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias