Morre Diógenes Santiago Santos, referência em pesquisa em saúde no Brasil

Publicado em 26/06/2017
3.149 visualizações

Santos era responsável pela aprovação da vacina BCG na Organização Mundial da Saúde (OMS) 

A pesquisa e a universidade gaúcha perderam um de seus nomes mais importantes na área da saúde. O professor da Faculdade de Farmácia e coordenador do Instituto Nacional De Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB), Diógenes Santiago Santos, faleceu nessa sexta-feira (23). As cerimônias de velório e cremação estavam previstas para a tarde e noite desse sábado (24).

Professor da PUCRS desde 2003, Santos coordenou a implantação do Instituto de Pesquisas Biomédicas e do Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional. Foi diretor presidente da empresa de base tecnológica Quatro G Pesquisa e Desenvolvimento, situada no Tecnopuc, orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e Biotecnologia Farmacêutica e pesquisador referência na área de doenças negligenciadas como a tuberculose.

No INCT-TB, onde estava atualmente, liderava pesquisas com alvos metabólicos do bacilo da tuberculose para utilização na fabricação de vacinas e drogas. Ele era responsável pela aprovação da vacina BCG na Organização Mundial da Saúde (OMS), para o uso em todo o mundo, e por dois depósitos de patentes – inclusive nos Estados Unidos – pela Pucrs e empresa Quatro G. Em 2012, o professor venceu o Prêmio Santander Ciência e Inovação na categoria Saúde.

“Diógenes esteve sempre engajado em grandes projetos que contribuíram para a excelência da pesquisa da Pucrs UCRS e para a formação de pesquisadores altamente qualificados na área da saúde, que hoje atuam em todo o país e no exterior”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Carla Bonan. Jorge Audy, assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da reitoria da Pucrs, afirma que Santos teve papel relevante no avanço das pesquisas em biotecnologia e na criação do primeiro INCT em uma instituição privada no Estado."Ele formou uma qualificada geração de pesquisadores na sua aérea de atuação", ressalta Audy.

Fonte: Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/06/geral/570056-morre-diogenes-santiago-santos-referencia-em-pesquisa-em-saude.html )

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias