No entanto, é evidente o desafio das empresas em inovar e criar estratégias que fomentem a transformação digital de maneira distintiva. A consultora americana CB Insights realizou uma pesquisa com executivos de grandes corporações; 85% deles afirmam que é importante inovar, porém, 78% deles que admitem que buscam apenas mudanças incrementais ao invés de iniciativas realmente disruptivas.
Mas o que as organizações têm feito na prática? Além da criação de cargos estratégicos, como o Chief Digital Officer, podemos ver movimentos como:
- Criação de laboratórios de inovação
- Aquisição total ou de participação em startups
- Investimentos em aceleradoras e incubadoras
- Programas de fomento de novas ideias entre os colaboradores
Aqui no Brasil, a L'Oréal recentemente contratou o ex-Head LatAm do Tinder e palestrante, Andrea Iorio, para ser o Chief Digital Officer do departamento de produtos profissionais da empresa. Sob a responsabilidade de Iorio, está a liderança de estratégias de transformação digital que cobrem as áreas de e-commerce, marketing, analytics e digital branding. Além de trazer uma visão técnica do digital, ele também é responsável para introduzir um DNA digital na cultura das áreas.
Andrea Iorio"Estamos, hoje, na quarta revolução industrial, que é, de fato, a transformação digital; na qual a adoção de tecnologias digitais transforma e acelera muito o crescimento dos negócios. O avanço da tecnologia não está mais linear, mas sim exponencial", explica Iorio. O executivo explica que esse movimento apresenta enormes oportunidades para as empresas de gerar valor com rapidez, mas, ao mesmo tempo, enormes desafios. "A questão aqui não é se você se transforma ou não, mas COMO se transforma... Até porque, se você não fizer nada, você morre: olhe para a Kodak, Blackberry, Nokia etc", afirma o executivo.
O desafio das grandes organizações de lidar com a transformação digital, perpassa, principalmente, na dificuldade de transformar boas ideias em projetos que funcionam. Por isso, é preciso, de acordo com o executivo: entender a demanda do mercado; ter capacidade de materializar a solução; e gerar valor para os usuários. "A inovação, de fato, não está no fim, mas no meio. Ou seja, pela maneira que isso acontece. Essa é criatividade que o mundo demanda. Não é necessariamente reinventar a roda, mas trazer novas maneiras de fazê-las girar", conclui o palestrante.
Trazer a mentalidade e agilidade de uma startup, como o Tinder, para uma grande corporação, como a L'Oréal, será um dos desafios do executivo, dentre outros, nesta jornada de transformação digital em 2019.
Sobre Andrea Iorio
Uma das maiores referências em transformação digital no Brasil e palestrante dos maiores eventos do tema na América Latina, o executivo Andrea Iorio nasceu em Genova, na Itália. É graduado em Economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA). Com mais de oito anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia, Andrea atua como Chief Digital Officer da divisão de Produtos Profissionais da L'Oréal, empresa líder mundial em beleza. Sua última função por cinco anos foi como Head LatAm do Tinder, o mais relevante aplicativo de relacionamento do mundo; na direção da empresa, colocou o aplicativo no topo dos que mais faturam no Brasil e na segunda colocação dos países que o mais usam – andreaiorio.com