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A empresa possui capacidade para sete mil litros de produtos por semana. Foto: Brasilis/Divulgação |
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A previsão para este ano é que o setor, segundo a associação, continue crescendo na média de 8%, semelhante a 2017. Apesar de poucas indústrias específicas no setor de cosméticos, Pernambuco abriga marcas de destaque como a Yes Cosmetics, a Rishon e, a mais recentemente, a Brasilis, que foca nas linhas para cabelo sem sal ou parabenos (conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas). A empresa, que teve início em 2013, já está presente nos grandes varejistas locais como Mundo do Cabeleireiro, Bazar do Cabeleireiro e Lojão do Cabelo e passou a enviar produtos também para Paraíba, Sergipe, Bahia e Alagoas. Até o final do ano, o foco é abrir uma loja conceito de marca própria, que deverá se chamar Pop Cosmetics e será instalada em Piedade.
Como resultado para o ano, até dezembro, a empresa espera crescer 10%, ou seja, acima da média nacional prevista para o setor. Para 2019, a ideia é ampliar as linhas fabricadas em uma nova planta, intensificar as vendas para o Sudeste, como o envio de produtos ao Rio de Janeiro, que já começou este ano, e lançar uma linha de maquiagem. “Somos uma sociedade e começamos justamente porque o segmento ainda é pouco explorado em Pernambuco. Nossos primeiros produtos foram para salões de beleza, nossa linha de lavatório profissional. Depois, começamos a fabricar itens para manutenção que são vendidos para a cliente final dentro dos salões. Hoje, passamos também a trabalhar com o varejo”, explica uma das sócias da empresa, Juliana Tourinho.
Segundo ela, a marca deu um “boom” nas vendas há cerca de dois anos quando lançou o CronoBelle, linha de produtos para tratar cabelos cacheados ou em transição. “Lançamos a linha justamente na época em que virou uma tendência assumir o fio natural cacheado e fazer a transição. Conseguimos conquistar um público fiel”, reforça. Até hoje, a linha é o carro-chefe de vendas da Brasilis. Na segunda colocação estão as máscaras de cinco litros para lavatórios e, no terceiro lugar, o elixir Vitá, com 12 óleos. “A linha Vitá, inclusive, é a nossa linha mais sofisticada, com produtos nobres e é voltada para o público A”, ressalta.
Para Juliana, um dos diferenciais da marca é a utilização do máximo de componentes naturais em suas fórmulas. “Temos linhas que são vegetarianas, sem componente animal e nenhum dos nossos produtos são testados em animais. Usamos sempre insumos importados, principalmente os óleos e as manteigas. Também utilizamos muito manteiga de karitê, óleo de coco, azeite de oliva e outras formulações livres de sal e de parabenos, o que serve para todos os tipos de cabelos”, completa.
Planos incluem ampliação de portfólio
A fábrica da Brasilis está localizada em Piedade e tem capacidade para fabricação de mais de sete mil litros de produtos semanalmente. No ano que vem, o projeto é abrir seu portfólio com cosméticos variados, além dos capilares, e intensificar as vendas para o Sudeste e Nordeste. “Esperamos também no futuro chegar ao mercado internacional, mas, em 2019, queremos lançar a linha de make-up e aumentar o número de lojas conceito de marca própria”, relata Juliana Tourinho, que divide a sociedade da empresa com Adriana Reis e Paulo Tavares.
Com três linhas diferentes de produtos, o foco da Brasilis vai da classe C a A, com valores no varejo que variam de R$ 10 a R$ 44. “Nossa linha mais popular é a Belle, a primeira e a que busca tratar da necessidade de cada cabelo. Nela a gente tem o CronoBelle, sem corante, sal ou parabenos e com pH balanceado”, afirma Juliana. Nesta linha, os produtos são divididos em hidratação, restauração e nutrição e nos tipos shampoo, condicionador, máscara, creme de pentear e finalizadores. A Belle também é o nome da linha profissional, vendida para salões, que inclui shampoos, condicionadores e máscaras de tratamentos.
Já para o público A, a empresa está intensificando os trabalhos de divulgação da Vivá, com tecnologia exclusiva e também livres de sal, corantes e parabenos. Nesta linha são trabalhados cachos, força, reconstrução, hidratação, cor e brilho. Um diferencial da Vivá é o No e Low Shampoo, com fórmula Sulfate Free e espuma reduzida. Além das vendas no varejo e salões, Juliana ressalta que é possível fazer encomendas com entregas para todo o Brasil e exterior pelo e-commerce da empresa, o
https://www.brasiliscosmeticos.com.br/.