Mais confiante com a segurança dos medicamentos genéricos, o consumidor brasileiro passou a escolher seus remédios não pela marca, mas pelo preço. De acordo com a pesquisa Análise do Perfil de Compra dos Shoppers em Farmácias – 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), em parceria com a Unicamp e com o Instituto Axxus, 45% dos consumidores afirmaram comprar genéricos. A maioria (55%), porém, segue fiel ao remédio referência.
“Os genéricos venceram a desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e hoje já fazem parte das opções dos consumidores. Esses medicamentos possuem grande potencial competitivo por causa da economia que proporcionam, e os preços são fundamentais para a escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
O levantamento afirma ainda que 50% dos clientes buscam economia, em primeiro lugar, quando entram em uma farmácia. Edison reforça ainda que os genéricos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem que o remédio de referência. Segundo ele, a troca pode ser feita sem nenhum tipo de prejuízo ao consumidor.
Outro comportamento interessante descoberto pelo estudo é que muitos dos compradores não saem do estabelecimento apenas com o remédio receitado. A indicação do farmacêutico também é levada em consideração – 33% acabam comprando produtos diferentes daqueles do objetivo inicial por conta desse fator.