FAAP lança pós-graduação na área farmacêutica, com foco em negócios

Categoria: Cursos
Publicado em 03/02/2017
2.813 visualizações
A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está com as inscrições abertas para um novo curso de pós-graduação, com foco específico nos negócios do setor farmacêutico. Trata-se da especialização em Gestão Estratégica de Produtos Farmacêuticos, cujo objetivo é contribuir para que o aluno tenha uma visão sistêmica de todo o processo que envolve o desenvolvimento e lançamento de um produto - da fase de pesquisa de mercado à comercialização - incluindo a previsão de prazos e recursos necessários, nas áreas humanas, materiais, logística, tecnológica e financeira.
 
O curso é estruturado em três módulos, que abordam temas das áreas de gestão e marketing aplicado à indústria farmacêutica tais como: cadeia de produção, regulamentações, regras, análise de mercado, gestão de projetos, vendas, gestão financeira, compliance, negociação, comunicação digital e e-commerce.
 
"Durante todo o curso, o aluno será estimulado a praticar e desenvolver posturas e atitudes importantes para um gestor, em termos de empreendedorismo, ética, resolução de conflitos e liderança", observa o coordenador geral da área de Pós-Graduação da FAAP, Gley Fabiano Cardoso Xavier.
 
O gestor precisa trabalhar de forma integrada com as equipes - complementa o coordenador - e saber conduzir negociações e contratações. A cada semestre o aluno deve entregar uma parte de um plano de desenvolvimento de um produto ou linha de produtos farmacêuticos envolvendo aspectos estratégicos, táticos e operacionais. No final do curso, o aluno apresentará o plano completo a uma banca de avaliação composta pelos professores do curso e profissionais do mercado farmacêutico.
 
O interesse pelo setor farmacêutico é grande. A indústria e o varejo vêm apresentando um elevado crescimento nos últimos anos, o que exigem cada vez mais que as empresas tenham estratégias bem elaboradas para manter ou conquistar mercados e manter suas metas. A expectativa do mercado varejista é de ter fechado 2016 com um crescimento de 18%, de acordo com a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A indústria, por sua vez, apresentou um faturamento da ordem de R$ 15,3 bilhões só nos quatro primeiros meses de 2016, o que representa um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2015, segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).
 
"Um grande fator de mudanças no mercado farmacêutico são as novas regras da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o enquadramento de medicamentos na lista dos que podem ser adquiridos sem prescrição médica", destaca o coordenador Geral da Pós-Graduação da FAAP, lembrando que o curso é indicado a profissionais graduados em Administração, Saúde, Economia, Engenharia de Produção, Comunicação e outras áreas do conhecimento, com atuação no mercado industrial farmacêutico.
 
O conteúdo acadêmico completo do curso pode ser conferido no site (www.faap.br/pos).
Mais informações pelo telefone (11) 3662-7449.
 
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Produtos Farmacêuticos
Início das aulas: Março/2017
Local: FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903
Informações: (11) 3662-7449 
Site: www.faap.br/pos
Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias