Curso de graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP comemora 15 anos

Categoria: Cursos
Publicado em 17/05/2017
3.332 visualizações

No período, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo já formou 226 fonoaudiólogos; cerca de 90% deles se mantêm atuantes no mercado de trabalho

Criado em 2002, o curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está completando 15 anos, mantendo o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na prevenção, avaliação e diagnóstico, além de habilitar e reabilitar os indivíduos portadores de distúrbios da comunicação humana.

Ao longo destes anos, a FCMSCSP já formou 226 profissionais de Fonoaudiologia, dos quais cerca de 90% se mantêm no mercado de trabalho em diversas áreas de atuação, em função da qualidade do ensino e do experiente corpo docente que ministra aulas no curso.

Em celebração aos 15 anos do curso, foi criada uma agenda com ações especiais que acontecerão ao longo do ano como a Jornada de Fonoaudiologia e a 3ª edição do projeto Saúde em Libras para Surdo (SALIS), uma iniciativa pioneira no Brasil no atendimento personalizado e gratuito a pacientes com deficiência auditiva.

“Além de somar com a formação de qualidade dos profissionais, o curso de Fonoaudiologia da FCMSCP também tem contribuído ao longo de sua história com a sociedade. A graduação sempre incentivou e fomentou pesquisas científicas de seus alunos e do corpo docente e prestou assistência à comunidade por meio dos mutirões e eventos de saúde gratuitos”, diz a diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP, Prof.ª Dra. Ana Luiza Navas.

Um dos destaques desta década e meia foi a contratação, de forma pioneira no Brasil, em 2006, da primeira professora surda para ministrar a disciplina de Libras – o que posteriormente se tornou uma exigência em diversos cursos de graduação de Fonoaudiologia. Na FCMSCSP, há três disciplinas de Libras com carga horária de 30 horas, nos três primeiros anos do curso. Há também disciplinas optativas, como “Linguagem, Saúde Mental e Cinema” e “Introdução à Biologia Molecular”.

Além do curso de graduação, a FCMSCSP investe em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e em diversos projetos de extensão na área de Fonoaudiologia, como os eventos Atenção à Síndrome de Down, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, Dia Mundial da Voz e Saúde em Libras para o Surdo (SALIS), que contam com a participação dos alunos desde a organização até sua execução. “O envolvimento em ações de extensão promove a formação de profissionais fortemente engajados nas causas sociais relacionadas à saúde da comunicação humana”, ressalta Dra. Ana Luiza.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado. Para mais informações sobre a FCMSCSP, basta acessar: www.fcmsantacasasp.edu.br 

Fonte: http://www.segs.com.br/educacao/64314-curso-de-graduacao-em-fonoaudiologia-da-fcmscsp-comemora-15-anos.html 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias