ANVISA aprova a comercialização do teste de Mayaro vírus no Brasil

Categoria: Anvisa
Publicado em 15/02/2019
2.170 visualizações

Teste é importado junto à matriz alemã pela divisão brasileira da EUROIMMUN, empresa pioneira no diagnóstico de arboviroses

EUROIMMUN Brasil, empresa alemã referência em soluções para diagnóstico, anuncia a aprovação da ANVISA para comercializar o teste de Mayaro vírus no Brasil. O kit – desenvolvido a partir do método ELISA – determina a presença de anticorpos humanos da imunoglobulina da classe IgG ou IgM contra o vírus Mayaro no soro ou plasma humano, para o suporte do diagnóstico por infecção desse vírus.

A disseminação de novas arboviroses, como o vírus Mayaro, causador da Febre do Mayaro (que provoca dores musculares e articulares similares à dengue), ocorre, principalmente, durante o verão e períodos de chuvas intensas. Por isso, é importante que a população fique atenta e procure se diagnosticar em caso de suspeita. “A aprovação da ANVISA é muito relevante, pois vamos poder iniciar a comercialização deste teste justamente num período de maior incidência de arboviroses”, ressalta Gustavo Janaudis, diretor-executivo da EUROIMMUN Brasil.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, esse vírus já estava ativo no Brasil em 2014. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2016 (semana epidemiológica 01), foram registrados 343 casos humanos suspeitos de doença.

Os casos foram identificados em onze estados distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque para o estado de Goiás com a maior frequência 183 (53,3%), seguido do Pará com 68 (19,8%) e Tocantins, com 25 (7,2%) casos suspeitos. Entre os casos notificados, 70 (20,4%) foram confirmados, 29 (8,4%) foram descartados e 244 (71,3%) permanecem em investigação, aguardando os resultados laboratoriais.

O teste da EUROIMMUN, pioneira no diagnóstico de arbovirose, apresenta alta sensibilidade de especificidade e poços revestidos com proteína estrutural recombinante produzida na EUROIMMUN. É ideal para triagem, confirmação e controle de surtos e é compatível com máquinas de automação para diagnóstico.

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias