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Desenvolvimento baseado em Competências 

Contratar e desenvolver os profissionais e gerentes certos é essencial!

Essa ferramenta foi desenvolvida por psicólogos organizacionais e escrita em linguagem de negócios.  

Assess® é uma ferramenta online de avaliação de Competências desenvolvida para processos de desenvolvimento de variados níveis profissionais.  

 

Estudo de Caso da American Airlines

A American Airlines capacita líderes com programas de Desenvolvimento de Liderança Transformacional.


Uma das maiores companhias aéreas do mundo, a American Airlines possui mais de 900 aeronaves entre as frotas da American Eagle®, American Connection® e American Airlines. A empresa oferece mais de 3.600 voos diários, atendendo 250 cidades em 50 países. Ela também atua em colaboração global com outras companhias aéreas e é membro fundadora da Oneworld® Airlines

A postura progressista da American Airlines não só se reflete apenas nos esforços cooperativos com outras companhias, mas também na sua abordagem de liderança. Sem líderes fortes e motivadores, a American Airlines não conseguirá oferecer a experiência de alta qualidade que seus passageiros esperam. Por isso, a American Airlines prioriza fortemente o desenvolvimento de liderança.


O Desafio – Necessidade de Identificar e Desenvolver futuros líderes 

A American Airlines empregava, desde 2001, um modelo informal de desenvolvimento de lideranças mas, em 2007, fez-se clara a necessidade de uma abordagem mais “intencional”. Na época existiam duas preocupações: muitos líderes iam se aposentar na década seguinte, e eram necessárias ações rápidas para desenvolver novos líderes para essas posições.

“Essa era uma grande preocupação”, disse o Diretor Geral de Planejamento e Desempenho de Liderança, William Mitchell, que assumiu a posição à frente da gerência de desenvolvimento de líderes e talentos do grupo American Airlines em 2007. “A maior parte de nossos diretores estavam na empresa entre 15 e 25 anos. Grupos como a organização de Atendimento em Aeroportos estavam preocupados com a construção do perfil adequado às funções de Diretoria e Gerência. Da mesma maneira, estes gerentes precisariam desenvolver o pessoal da linha de frente com potencial de liderança que estivessem prontos a assumir a gerência e supervisão dessa primeira linha."

Solução – Desenvolvimento de Liderança, começando pelos Diretores 

O Sistema Assess® havia sido escolhido anteriormente para utilizar avaliações para recrutamento & seleção, uma vez que a AA já havia desenhado os seus modelos de competências, e já conhecia os conteúdos de liderança. A companhia aérea avaliou o workshop de dois dias intitulado 'Liderando Líderes' do Sistema Assess®: “Eu já vi programas de desenvolvimento de líderes tão complicados, complexos e envolventes, que pensei que jamais poderíamos fazer o mesmo. Quando vi a descrição do Sistema Assess®, pensei: É disso que precisamos nesse momento!", afirmou William.

Em função do seu papel, cerca de 200 diretores foram os primeiros a passar pelo processo. O Sistema Assess® construiu o workshop para passar os conteúdos novos e atraentes que estivessem de acordo com a filosofia da AA, utilizando a linguagem da companhia e estando direcionado aos desafios do seu negócio.

“ Nós trouxemos alguns colegas para um segundo encontro - eles adoraram!” disse William – “O Sistema Assess ® adaptou o workshop em função de nossas necessidades e também selecionou coaches que tivessem um bom entendimento sobre nosso pessoal, com quem poderiam facilmente se relacionar. Nós adoramos a customização.”


Os diretores ficaram tão satisfeitos que todos afirmaram que  indicariam o workshop para outras pessoas. William disse: “Os diretores me perguntaram quando os seus gerentes e o seu superior iriam passar por aquilo".


Resultados – O Programa LMJF: Workshops para 1.000 líderes em 4 meses!

O sucesso dos workshops logo levou à American Airlines a lidar com o dilema da equipe de atendimento em aeroportos. Os gerentes de Atendimento ao Cliente, que supervisionavam os agentes de passagens, bagagem, entre outros, aprenderam a desempenhar as funções, não a liderar. “Nós cortamos tão severamente o desenvolvimento de lideranças em momentos financeiramente difíceis, que nossos líderes estavam despreparados”, disse Cheryl Harris, Ph D., consultora gerente de Desenvolvimento Organizacional de Atendimento em Aeroportos e membro da equipe de William. “Sem investir em liderança, não conseguiríamos contornar a situação.”


Após conversa com a equipe de William, a liderança executiva do atendimento em aeroportos – totalmente engajada e comprometida com o esforço – investiu significativamente naqueles tempos difíceis. Os líderes escolheram uma solução progressiva, realizando o workshop primeiramente com os gerentes gerais de aeroporto, e então com gerentes da linha de frente que à eles respondiam. Em efetiva parceria com a equipe de Cheryl, a Sistema Assess ® criou um workshop de dois dias, baseado em avaliações de liderança, chamado "Liderança: Melhorando Juntos o Futuro". Esse era similar ao programa dos diretores, mas para efetivar rápidas mudanças organizacionais. O workshop seria ministrado para mais de 1.000 líderes em 6 diferentes cidades e em 4 meses!

“Quando você olha os números e o prazo, percebemos que não poderíamos fazê-lo internamente. Queríamos coaching individual e de qualidade, e não apenas treinamento organizacional. O Sistema Assess ® possui a expertise e nós confiamos em seu pessoal, e por isso nos sentimos bem colocando-os à frente de nossos gerentes, disse Cheryl. “Frequentemente, outros consultores tentam simplesmente vender o que estão fazendo, mas o Sistema Assess ® sempre trabalhou conosco. Não se trata de 'Deixe-me te vender isso. Eu sei o que está fazendo e você não', mas sim, de um pensamento de parceria – uma mentalidade colaborativa.”


Alto Engajamento e Muito Sucesso!


O Sistema Assess ® forneceu 25 coaches e 8 facilitadores para o projeto LMJF. Um vice-presidente ou um diretor da American Airlines abriu e fechou cada workshop. Após terem concluído as sessões, os gerentes gerais de alto potencial foram selecionados como palestrantes para os workshops dos mais de 800 gerentes da linha de frente. “Nós combinamos desenvolvimento de liderança e engajamento, e por isso o projeto tornou-se mais sustentável.” – disse Cheryl. “Um benefício paralelo foi o coaching específico para falar em público que estes líderes receberam.”

Todos os mais de 1.000 gerentes participaram do projeto LMJF entre março e junho de 2010. O retorno foi extremamente positivo. A pontuação média, em uma escala de 1 a 5, foi de 4,7 e 100% dos participantes disseram recomendar o workshop a outros. “As pessoas ficaram agradecidas pelo investimento que a companhia fez neles”, contou Cheryl.

Coaches individuais, Planos de Ação e Outros Destaques do Workshop 

Os  20 a 25 participantes de cada workshop foram divididos em grupos de 4 a 6 por mesa. Cada mesa contou com um coach selecionado através da ampla rede de contatos do Sistema Assess ®, de maneira que a proporção entre participantes e coaches fosse excelente. Os coaches mediaram as conversas, encorajando a interação e as discussões, desafiando os participantes em determinados assuntos, ajudando a explicar os resultados da avaliação e a facilitar o coaching de pares. Antes do workshop, cada participante realizou um teste de personalidade baseado nas competências específicas daquela companhia aérea, além do Assess 360°®.

O primeiro dia teve por foco os líderes, princípios de liderança e o feedback dos assessment 360°. William afirmou que o Sistema Assess® fez muitas boas escolhas. A pior coisa que se pode fazer com alguém que passou por uma análise 360° é simplesmente entregar-lhe o seu relatório. O Sistema Assess® fez um bom trabalho levando as pessoas ao ponto em que pudessem aceitar o feedback e então explicar o que dizia o relatório.” Os participantes também receberam sessões individuais de coaching com 45 minutos de duração. De acordo com Cheryl, " integrar o 360° e o assessment de personalidade tem um efeito sinérgico. Adicionar o coaching para ajudar os participants a entenderem coisas tendo em vista seu desenvolvimento é uma ótima combinação. Nós obtivemos um feedback consistente por parte dos gerentes de atendimento.”
O segundo dia girou em torno da equipe de líderes, abordando como engajar, motivar e treinar subordinados diretos, além de como oferecer feedback de maneira apropriada. Ao final do dia, cada participante escreveu a sua filosofia de ação.

Acompanhamento Eficiente e a Construção da Sustentabilidade 

“O ponto de partida para os participantes do projeto LMJF foi: ‘Há muitas coisas boas que vejo em mim e que os outros veem em mim, mas há algumas coisas sobre as quais preciso prestar mais atenção’. Isso para mim vale ouro” – disse William.
O workshop não acabou no dia 2, pois o coaching de acompanhamento ocorreu algumas semanas depois. Segundo Cheryl, “Trata-se de construir sustentabilidade. Líderes seniores mantiveram contato, tanto em reuniões como por escrito.” A companhia aérea também criou o projeto LMJF II, um curso de um dia ministrado pelos líderes da empresa.

Turmas abertas e um estudo de terceiros revelou um ROI de 631% 

A American Airlines iniciou cursos mensais com turmas abertas chamados "Liderando Outros" -  para gerentes de um nível imediatamente abaixo ao dos diretores. Em um projeto de co-coaching, o Sistema Assess ® agiu como facilitadora e forneceu a maior parte dos coaches, e a AA forneceu um coach interno. As turmas abertas culminaram na participação da companhia aérea em um estudo de Retorno no Desenvolvimento de Lideranças (RNDL), que estimou o retorno do investimento (ROI) para o programa de liderança de companhias, comparando-as com outras organizações.


Os resultados do RNDL chegaram em junho de 2011. “O ROI do nosso programa de liderança era de 631%. Era um grande ROI, mas tudo o que eu queria era notar que estávamos fazendo valer a pena o investimento, e o relatório do RNDL comprovou isto”, assinalou William. “Estaremos em breve precisando contratar e substituir pessoas que estão se aposentando. Nosso workshop de liderança se encaixa perfeitamente neste quadro.”