Dados Pessoais

Nome Completo: Maria Alice Maciel Tabosa
Data nascimento: 01/12/1989 (31 anos)
Sexo: Feminino
Estado Civil: Solteira
Estado: Pernambuco
Cidade: Recife
Email: alicemaciel@hotmail.com

Experiência Profissional

Trabalha ou já trabalhou no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos?

Já trabalhei no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos

Experiência Profissional n° 1

Empresa: University of Bath
Período: 04/2019 - 10/2020 (1 ano e 6 meses)
Último Cargo: Research Associate
Último Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Competências adquiridas: alocação e gerênciamento de recursos destinados ao projeto de pesquisa. Estabelecimento de prioridades. Integração de equipes multidiciplinares (academia e órgão regulamentador – FDA). Habilidades organizacionais e interpessoais. Habilidade em fazer apresentações científicas para diferentes públicos, de diferente áreas e conhecimento.

Conhecimentos técnicos adquiridos: permeação/retenção cutânea ex vivo; experimentos in vivo em humanos (tape-stripping e perda de água transepidermal). Técnicas de espectroscopia na região do infravermelho e espectroscopia Raman (confocal, SRS e CARS).

Experiência Profissional n° 2

Empresa: Ser Centro Educacional (UNINASSAU)
Período: 04/2014 - 11/2014 (7 meses)
Último Cargo: Professora
Último Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Responsável pela disciplina de farmacotécnica para o Curso técnico de farmácia do Ser Centro Educacional (UNINASSAU).

Mini CV

Conclui o bacharelado e o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto do meu mestrado investigou a viabilidade do uso de microemulsões para a liberação transdérmica de lapachol, uma molécula relativamente lipofílica, que possui várias atividades farmacológicas, incluindo efeitos antifúngicos e anti-inflamatórios. Durante o mestrado, utilizei várias técnicas para caracterização das formulações desenvolvidas, incluindo microscopia de luz polarizada, potencial zeta e análise do comportamento reológico, bem como testes de liberação e permeação (trans)dérmica in vitro/ex vivo. Durante o período do mestradp, estive envolvida em diversos projetos de pesquisa que resultaram em vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e em dois registros de patentes junto ao INPI.

O projeto do meu mestrado investigou a viabilidade do uso de microemulsões para a liberação transdérmica de lapachol, uma molécula relativamente lipofílica, que possui várias atividades farmacológicas, incluindo efeitos antifúngicos e antiinflamatórios. Durante o meu mestrado, utilizei várias técnicas para caracterização das formulações desenvolvidas, incluindo microscopia de luz polarizada, potencial zeta e análise do comportamento reológico, bem como testes de liberação e permeação (trans)dérmica in vitro.

Após a conclusão do mestrado, iniciei meus estudos de doutorado na University of Bath (Reino Unido). Meu trabalho de doutorado foi supervisionado pelo Professor Richard Guy (que é uma referência no desenvolvimento e avaliação de sistemas de liberação de fármacos de aplicação tópica) e teve como objetivo o desenvolvimento de modelos farmacocinéticos baseados na fisiologia (PBPK) para absorção dérmica. Durante o curso, pesquisei fatores que afetam o movimento e a disposição de fármacos na pele e, portanto, sua biodisponibilidade no local de ação. Realizei vários testes de liberação in vitro e de permeação ex vivo (usando células de difusão) para diferentes fármacos e excipientes presentes em formulações comercializadas. Concomitante, realizei ensaios in vivo (tape stripping do stratum corneum, em humanos). Além disso, desenvolvi modelos in silico para prever parâmetros que não são prontamente extraídos de experimentos. Todos esses métodos serviram como uma “caixa de ferramentas” contendo diferentes abordagens, embora complementares, para estimar a concentração de fármacos na pele e, portanto, facilitar o design de produtos de alta qualidade para aplicação na pele.

Após a finalização do doutorado, iniciei como pesquisadora associada na University of Bath, em um projeto financiado pela Agência Regulatória de Medicamentos Americana (FDA-US), intitulado: Bioequivalence of Topical Products: Evaluating the Cutaneous Pharmacokinetics of Topical Drug Products Using Non-Invasive Techniques. As minhas principais funções nesse projeto, além de estar envolvida no design e execução dos trabalhos práticos, foi reportar, mensalmente, os resultados científicos encontrados para pesquisadores desta agência americana, em forma de relatórios e apresentações orais.

Formação

Formação n° 1

Escolaridade: PHD
Curso: Pharmacy and Pharmacology (Farmácia e Farmacologia)
Situação: Concluído
Período: 12/2014 - 12/2018
Nome da instituição: University of Bath

Idiomas

Inglês:Fluente

Informações Complementares

Project Management course
Fistral Training and Consultancy Ltd.
Este curso abordou as etapas fundamentais no gerenciamento de projetos, incluindo como efetivamente planejar, gerenciar, monitorar e avaliar projetos de sucesso. O foco do curso foi na apli

Área de Interesse

Área:Industrial - Todas as Áreas & Departamentos
Cargos: Pesquisador(a) Científico(a)
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento
Gerente de Garantia da Qualidade
Nível hierárquico:Chefia / Supervisão / Coordenação
Pretensão salarial:A combinar