Dados Pessoais

Nome Completo: Marcelo Barbosa
Data nascimento: 25/12/1971 (49 anos)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Estado: São Paulo
Cidade: Santana de Parnaíba
Email: mbarbosa40@hotmail.com

Experiência Profissional

Trabalha ou já trabalhou no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos?

Atualmente trabalho no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos

Experiência Profissional n° 1

Empresa: Produtos Roche Quimicos e Farmaceuticos
Período: 06/1996 - atualidade (25 anos e 15 dias)
Último Cargo: Gerente Nacional de Vendas e Demanda
Último Salário: 27.000,00
Atribuições no cargo: RESPONSABILIDADES:
• Garantir que sua equipe de território esteja alinhada com as estratégias de marketing para o produto em que atua, promovendo reuniões de alinhamento estratégico que envolvam conhecimento de mensagens chaves do produto, garantir a geração de demanda definida pelo Time, gerenciar perfil de carteira de clientes públicos e privados, dos profissionais de saúde, monitorar as ferramentas de auditorias com objetivo de atender as metas propostas.
• Definir objetivos e metas por território em âmbito Brasil para geração de demandas, basendo-se em diretrizes do plano de marketing e de negócios, estabelecendo indicadores de desempenho, para posterior monitoramento de ações previstas x realizadas em campo.
• Definir junto à sua equipe de território metas e indicadores de desempenho qualitativos e quantitativos focados em produtividade de ações em campo, no que tange ao cadastro de clientes, número de visitas por representantes do território, tempo de dedicação dos gerentes em campo junto aos representantes e análises operacionais da equipe sobre dimensionamento e utilização de recursos técnicos, materiais e financeiros, para posterior gestão de desempenho e de budget;
• Participar junto ao time de marketing da construção dos planos de negócios (PMT), envolvendo análises de cenários coletados no mercado, definição de estratégias, alinhamento de metas, necessidades de estruturas para implementação dos planos, fomentando tais times sobre informações do mercado em que atua, para fins de maiores fundamentações e aproximação com a realidade do mercado em função de conhecimento de atuações do campo;
• Estruturar a força de vendas de acordo com as estratégias do negócio para curto e médio prazos, envolvendo dimensionamento de recursos humanos, necessidades de treinamentos técnicos, administrativos e operacionais, necessidades de recrutamento e seleção e demais variáveis, de forma a atender expectativas sobre objetivos e metas em âmbito Brasil;
• Desenvolver planos de ação junto à sua equipe gerencial focadas em melhores práticas para geração de demandas, tais como elaboração de projetos de capacitação de profissionais de saúde para conhecimento e aplicação dos medicamentos Roche, acesso ao tratamento das doenças em que atua e cursos para profissionais de saúde que venham ampliar níveis de conhecimento e segurança na prescrição de medicamentos Roche.
• Interagir diretamente com os principais steakholders (formadores de opinião, proprietários de clínicas médicas, órgãos públicos, sociedades médicas etc.) da área terapeutica em que atua, participando de eventos de classe, buscando relacionamento, promovendo encontros científicos para discussão sobre temas relacionados ao negócio, envolvendo doenças, tratamentos, medicamentos, dificuldades de acesso e demais variáveis que possam contribuir com bons subsídios ao desenvolvimento de planos de negócios e atuações em campo;
• Avaliar junto a á area de análises de negócios e planejamento todas as informações de mercado do segmento e indicadores de performance da força de vendas, interferindo nas metodologias de apuração de resultados, buscando identificar pontos críticos e oportunidades que possam alimentar estratégias para vendas, geração de demandas e melhorias de produtividade da força de vendas;
• Garantir que todos os processos internos que impactam no desempenho da força de vendas ocorram alinhados com as demandas, tais como logística, suprimentos, geração de informações, recursos humanos, TI, treinamento de força de vendas, finanças etc., interagindo com estas áreas na apresentação de pontos críticos e necessidades de melhorias, para fins de melhor integração e atingimento de objetivos sem maiores riscos ou custos operacionais;
• Definir junto a área de marketing as ações de participação das equipes de vendas e geração de demandas em eventos nacionais e internacionais do segmento, participação da estruturação de abordagens, formas de participação, recursos alocados e demais situações que garantam o melhor custo x benefício sobre a participação;
• Participar junto as diversas áreas da empresa da elaboração de projetos corporativos em geral, contribuindo com o desenvolvimento de temas, metodologias, informando dados do mercado em que atua e demais discussões, para fins de alinhamento de objetivos, aquisição de boas práticas e padronização de ações;
• Garantir que a força de vendas atue de acordo com procedimentos, diretrizes e regras internas corporativas e alinhadas com normas e leis regulamentares pertinentes, visando evitar riscos e autuações perante o mercado;
• Promover o desenvolvimento contínuo de sua equipe, interagindo com a área de recursos humanos no mapeamento e definição de possibilidade de desenvolvimento e crescimento na carreira, plano de sucessão, geração de novos desafios, possibilidades de job rotation e avaliação de desempenho aplicação de feedback e coaching, de forma a garantir o atendimento das demandas da área e atender expectativas de crescimento;
• Administrar o budget de sua área, disseminando o plano estratégico da companhia para sua equipe, desdobrando objetivos e metas, conduzindo o devido dimensionamento de recursos técnicos, materiais, operacionais e humanos ao longo do exercício, buscando fundamentações para variações para mais ou mais menos e avaliação do nível de consonância com o cenário do mercado e margens de segurança do negócio, para fins de tomada de medidas preventivas ou corretivas e devido reporte à alta direção.

Mini CV

Regional Public Access Manager (Job Rotation)
jul. de 2019 – o momento
Duração1 ano 2 meses
LocalidadeSão Paulo, Minas e Sul

CargoG. Nacional Vendas Specialty Care: Virologia, SNC, Transplantes, Doenças Raras e Esclerose Multipla
dez. de 2011 – o momento
Duração8 anos 9 meses
LocalidadeSão Paulo

CargoGerente Nacional Vendas e Demanda Oncologia / Hematologia
jan. de 2010 – nov. de 2011
Duração1 ano 11 meses

Gerente de Territorio
Nome da empresa Roche
abr. de 1999 – nov. de 2009
Duração10 anos 8 meses

Representante (Propagandista)
junho 1996 a março 1999

Xerox do Brasil
Gerente de Contas

Formação

Formação n° 1

Escolaridade: MBA
Curso: MBA Gestão Empresarial
Situação: Trancado
Período: 08/2016 - atualidade
Nome da instituição: Fundação Getulio Vargas

Idiomas

Inglês:Básico

Área de Interesse

Área:Comercial - Força de Vendas
Cargos: Diretor(a) Comercial
Gerente Nacional de Vendas
Executivo(a) de Contas - Venda Consultiva
Nível hierárquico:Gerência
Pretensão salarial:A combinar