Dados Pessoais

Nome Completo: Ricardo Persico de Oliveira
Data nascimento: 03/12/1963 (55 anos)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Email: persico@terra.com.br

Experiência Profissional

Trabalha ou já trabalhou no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos?

Atualmente trabalho no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos

Experiência Profissional n° 1

Empresa: Consultoria de Engenharia
Período: 01/2017 - atualidade (2 anos e 5 meses e 18 dias)
Último Cargo: Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
Último Salário: 15.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em melhoria contínua de processos Industriais em empresas dos setores farmacêutico, alimentício, cosmético e químico em geral.

Redução do Custo de Manutenção por Valor (CMPV) de 42% para 12% em uma linha de envase de uma empresa de bens de consumo com aplicação da manutenção baseada em risco (RBM), meta 4%.

Especialização na estruturação e implantação de sistemas informatizados em manutenção industrial e projetos como módulo PM e PS do SAP R / 3, SSA de Astrein entre outros;

Consultoria em aplicação das filosofias de gerenciamento da manufatura e manutenção, tais como: Lean Manufacturing, Six Sigma, TPM, RCM, RBM e aplicação de ferramentas e metodologias qualitativas e quantitativas para avaliação e melhoria de processos industriais;

Consultoria em implantação da Norma NBR 55000 - Gestão de Ativos nas áreas de produção e utilidades;

Melhoria dos processos de manutenção industrial através da implantação de indicadores de desempenho, tais como: MTTR, MTTF, MTBF, Backlog, entre outros;

Assistência no desenvolvimento de projetos nas áreas de processos, elétrica, instrumentação e automação e administração através do MS Project (Desenvolvimento de WBS) e curva "S" de acordo com PMBOK.

Experiência Profissional n° 2

Empresa: Eurofarma Laboratórios S/A
Período: 06/2013 - 11/2016 (3 anos e 5 meses)
Último Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Último Salário: 19.800,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção e produção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, soluções parenterais de grande volume (SPGV) em Ribeirão Preto.

Elaboração do CAPEX e OPEX das áreas de engenharia de projetos e manutenção industrial e acompanhamento dos KPI’s (Key Performance Indicators).

Participação como “Champion” em vários projetos de Lean Six Sigma para melhoria de processos.

Reestruturação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Otimização do custo operacional dos equipamentos da área de utilidades com destaque para o projeto de implantação do sistema de recuperação do rejeito das osmoses reversas que proporcionou uma economia de 30% no consumo de água da unidade. Investimento de “1,0 milhão de Reais”.

Responsável direto pela estruturação e implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP para gerenciamento e controle das atividades de manutenção. Como resultado, alcançamos um aumento no índice de disponibilidade que compõe o OEE de 80% para 95%.

Membro da equipe multidisciplinar na especificação, aquisição, montagem, instalação e validação das duas novas autoclaves da Bosch de 50.000 litros para área de esterilização com o objetivo de garantir maior segurança operacional ao processo. Investimento de “6,0 milhões de Reais”.

Corresponsável técnico pela implantação de novas tecnologias, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ) e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e Utilidades “ Limpa”.

Participação ativa nos projetos de automação e melhoria dos processos de esterilização, embalagem e envase.

Elaboração do novo plano de manutenção das máquinas injetoras e sopradoras das linhas de envase de soluções parenterais em frascos com redução de 15% dos custos de manutenção.

Forte atuação nas áreas de Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente sendo por duas vezes consecutivas eleito Presidente da CIPA.

Experiência Profissional n° 3

Empresa: M+W Brasil Projetos Técnicos Ltda
Período: 05/2012 - 05/2013 (1 ano)
Último Cargo: Gerente de Projetos
Último Salário: 14.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor de Operações fui responsável pelo gerenciamento da área de projetos com foco no desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas áreas de processos e automação industrial. (Regime de Contratação PJ por tempo determinado.)

Responsável pelo desenvolvimento do planejamento físico e financeiro dos empreendimentos e compatibilização das atividades com a mão de obra e medições.

Gerenciamento do desenvolvimento do projeto básico (Áreas: Manipulação Fabricação, Embalagem e Utilidades) da ampliação da fábrica da Procter & Gamble em Louveira.

Experiência Profissional n° 4

Empresa: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda
Período: 08/2011 - 05/2012 (9 meses)
Último Cargo: Gerente de Manutenção e Engenharia Industrial
Último Salário: 14.085,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial era responsável pelas boas práticas engenharia de manutenção e projetos das unidades do grupo.

Gerenciei o mapeamento do processo e ampliação da área de sólidos orais com grande participação no desenvolvimento do projeto, condução da equipe, compra de máquinas e equipamentos, infraestrutura, comissionamento e “startup”. Projeto concluído em 90 dias conforme a meta traçada pela empresa.

Forte atuação no desenvolvimento do projeto conceitual, básico e detalhado das novas fábricas de Biotecnologia, Colagenase e Citostáticos Sólidos.

Gerenciamento do programa de manutenção das unidades com base nas boas práticas de fabricação recomendadas para as indústrias farmacêuticas, com ênfase no planejamento, programação e controle da manutenção das unidades do grupo;

Negociei a aquisição de equipamentos industriais em conjunto com a engenharia de produção para montagem das linhas de processo das novas unidades.

Experiência Profissional n° 5

Empresa: Pharmacom Com. e Manut. de Equip. Ind. Ltda
Período: 10/2008 - 08/2011 (2 anos e 10 meses)
Último Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Último Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Técnico e Comercial gerenciei o departamento de projetos cujo foco é propor soluções e dar suporte aos clientes nas áreas de engenharia de projetos, administração de obras, montagens industriais e no desenvolvimento de equipamentos para aplicações especiais.

Responsável pela elaboração de propostas técnicas e comerciais para prestação de serviços e pelo controle de estoque, logística e expedição dos insumos das obras e pelo PPCP.

Gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK, utilizando ferramentas como MS Project, Curva ”S” e utilização de Indicadores para Análise de Desempenho (IDC, IDP, VP, VA, CR, etc.);

Destaque no gerenciamento da equipe de desenvolvimento do projeto detalhado do novo sistema de geração e distribuição de PW “Purify Water” do Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A. Investimento de “2,0 Milhões de Reais”.

Desenvolvimento e gerenciamento do projeto do sistema de geração e distribuição de água para injetáveis “Water for Injection – WFI” da empresa Blau para atendimento a ANVISA RDC Nº 17;

Desenvolvimento do projeto de automação do processo “Clean in Place” da Reckitt para redução em 20% do tempo de sanitização dos tanques de manipulação e linhas de transferência.

Experiência Profissional n° 6

Empresa: Fresenius HemoCare do Brasil Ltda
Período: 04/2005 - 10/2008 (3 anos e 6 meses)
Último Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Último Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, bolsas de coleta de sangue em Itapecerica da Serra.

Contribuição no projeto da nova fábrica (5,0 milhões de Euros) e gestão das áreas de produção e utilidades, com ênfase nas plantas de produção de água ultrapura qualidade “Water for Injection – WFI” e fabricação de Anticoagulante.

Coordenação da reestruturação das equipes de manutenção e assistência técnica e implantação do Sistema de Gerenciamento Informatizado de Manutenção SSA da Astrein e da área de PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Liderança no “retrofitting” da máquina de fabricação de bolsas de coleta, gerando a ampliação da produção em 12,5%, o que tornou a Fresenius autossuficiente na produção de bolsas no Brasil.

Realização de viagens internacionais para desenvolver e transferir tecnologias e equipamentos.

Comando na implantação da gestão por processos no suporte, com foco na preparação da fábrica para introdução do 'Lean Manufactoring'.

Atuação junto à área de Produção e PCP na introdução do indicador OEE - Overall Equipament Effectiveness.

Participação ativa no estudo ergonômico dos processos de produção na área de envase para eliminação das causas raízes que provocavam afastamento dos trabalhadores por LER/DORT.

Experiência Profissional n° 7

Empresa: Consultoria Independente de Engenharia
Período: 11/2002 - 04/2005 (2 anos e 5 meses)
Último Cargo: Consultor Técnico de Projetos
Último Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em vários projetos de “retroffiting” e automação em empresas como L'Oréal, Colgate-Palmolive, Globalpack, Sanofi e Wyeth, visando melhorias em máquinas, equipamentos e processos industriais.

Participação no projeto da nova fábrica de embalagens de frascos 'PET' do Adoçante Zero Cal na DM Farmacêutica, sistema 'in house' em parceria com a Logoplast, bem como coordenação do projeto das utilidades na nova fábrica.

Gestão junto aos engenheiros de processo da L'Oréal na ampliação da fábrica de esmaltes visando um aumento de 40% na capacidade de produção.

Desenvolvimento o projeto do Sistema de Raclagem (PIG) e “CIP” (Clean in Place) das linhas 16 e 18 de envase xampu e condicionador que proporcionou uma redução de 4,5% das perdas em processo.

Experiência Profissional n° 8

Empresa: AstraZeneca do Brasil Ltda
Período: 04/1991 - 11/2002 (11 anos e 7 meses)
Último Cargo: Coordenador de Manutenção e Automação Industrial
Último Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Gerente de Engenharia e Manutenção era responsável pelas áreas de manutenção (elétrica, mecânica, instrumentação e utilidades) e almoxarifado técnico.

Elaboração e implantação de projetos de automação e retroffiting de máquinas das linhas de fabricação, embalagem e utilidades, os quais contribuíram significativamente para redução em cerca de 40% das perdas em processo.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações conforme a Norma ISO 17025.

Corresponsável técnico pela implantação das novas linhas de embalagem da Ulhmann, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ), validação de acrordo com a 21 CFR part 11 / GAMP 5 e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e adequação das utilidades.

Instalação do software supervisório “SCADA” iFIX nas áreas de embalagem e fabricação.

Desenvolvimento do projeto do sistema de controle e instrumentação do processo de água purificada (PW) que permitiu o reaproveitamento de 100% da água de rejeito da osmose reversa na AstraZeneca.

Aumento da disponibilidade das máquinas na Produção em 30%, melhorando os índices de Disponibilidade, MTBF e MTTR, através da implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP.

Mini CV

Experiência de 29 anos em empresas de processos químicos de grande porte atuando nas áreas de engenharia de manutenção, projetos, processos e automação industrial. Habilidade para desenvolver atividades variadas, desde a definição de objetivos e metas, negociações junto à diretoria, planejamento do trabalho, budget de investimentos (CAPEX e OPEX), implantação, apuração e controle dos resultados. Tenho grande vivência na área de projetos e manutenção industrial onde participei de diversos projetos para aquisição e modernização de equipamentos produtivos, desde a elaboração do plano de aprovação até o comissionamento e start-up. Experiência consolidada no gerenciamento de equipes de engenharia de manutenção, segurança do trabalho e meio ambiente, implantação de sistemas de controle informatizado de manutenção (SSA da Astrein e Módulo PM do SAP) e projetos de melhoria contínua de máquinas, equipamentos e processos. Sólidos conhecimentos na aplicação de indicadores (OEE, Backlog, TEEP, MTTR, MTBF, etc.) de performance e aplicação das ferramentas da qualidade qualitativas e quantitativas (FMEA, MASP, APP, FRACAS, AMSSA, Diagrama de Pareto, Árvore Funciona, Árvore de Decisões, entre outras,) para melhoria da produtividade. Participação ativa nos processos de melhoria continuada tendo como foco o SGI – Sistema de Gestão Integrado no sentido de evitar situações de não conformidade e sua reincidência de modo a contemplar plenamente, além das legislações vigentes, as Normas ISO 55000, ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, RDC Nº 17 e ISO 16001 em empresas como Eurofarma, Cristália, AstraZeneca e Fresenius onde implantei o PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção.

Formação

Formação n° 1

Escolaridade: Nível Superior
Curso: Engenharia Industrial Elétrica
Situação: Concluído
Período: 01/1982 - 12/1987
Nome da instituição: Universidade Santa Cecíla

Formação n° 2

Escolaridade: MBA
Curso: Gestão e Engenharia da Qualidade
Situação: Concluído
Período: 02/2010 - 12/2012
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP

Formação n° 3

Escolaridade: Pós-Graduação
Curso: Engenhria de Seguranção do Trabalho
Situação: Concluído
Período: 02/2008 - 12/2009
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP

Formação n° 4

Escolaridade: Pós-Graduação
Curso: Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 06/1996 - 12/1997
Nome da instituição: Fundação Armando Álvares de Penteado

Formação n° 5

Escolaridade: Especialização
Curso: Projetos de Instrumentação
Situação: Concluído
Período: 01/1987 - 12/1987
Nome da instituição: Instituto Mauá de Tecnologia

Formação n° 6

Escolaridade: MBA
Curso: Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção
Situação: Concluído
Período: 02/2017 - 12/2018
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP

Idiomas

Inglês:Fluente
Espanhol:Intermediário

Informações Complementares

Experiência internacional

. Holanda - Curso Técnico para Retroffiting de Máq. de Termosoldagem de PVC - 40 hs - 2007
. Holanda - Operação e Manutenção Preventiva em Máq. de Termosoldagem - 40 hs - 2005
. Alemanha - Factory Acceptance Test em linha de emb

Área de Interesse

Área:Industrial - Todas as Áreas & Departamentos
Cargos: Gerente de Engenharia e Manutenção
Gerente Industrial
Gerente de Manutenção
Nível hierárquico:Gerência
Pretensão salarial:De R$ 15.000,01 a R$ 16.000,00

Portfólio

Destaque na Disciplina de Logística de Manufatura no MBA
Principais Habilidades e Qualificações
MBA em Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção