
O mercado de OTC segue em ritmo de recuperação, apresentando um crescimento de 12% em 2024. O segmento teve como principal impulso a categoria de vitaminas, minerais e suplementos (VMS), que registrou incremento de R$ 1,2 bilhão em valor absoluto.
Essa classe de produtos representa 41,8% do mercado de consumer health. Os dados foram apresentados por Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de CH da IQVIA, no primeiro dia do Abradilan Conexão Farma.
“As inovações sempre foram essenciais para o desempenho das vitaminas e suplementos. No entanto, nesse último período, o que mais pesou para a performance da categoria foi o crescimento orgânico, além da combinação entre preço e mix. Quando falamos em gripes e resfriados, somente o preço e o mix asseguram a sustentação desse mercado”, afirma o executivo.
Evolução da cesta no mercado de OTC em bilhões de R$

Danté acrescenta que, além de VMS, a crescente preocupação com bem-estar e imunidade fez com que categorias de calmantes e humor, assim como cuidados com olhos e boca, obtivessem excelentes resultados. “Ambas registraram crescimento de dois dígitos, atingindo avanços de 14,2% e 21,7%, respectivamente. O destaque fica para calmante e humor, que no último MAT atingiu seu maior crescimento percentual (22%)”, ressalta.
“Fatores como ansiedade, medo, estresse e angústia em relação a problemas pessoais ou desafios no trabalho estão entre as principais causas para a dificuldade em dormir. Diante disso, a busca por alternativas farmacológicas e naturais para combater a insônia ganha força entre os consumidores brasileiros”, finaliza o diretor da IQVIA.