Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Bayer investe 3,5 bilhões de euros em terapias celulares e gênicas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

terapias celulares e gênicas
Foto: Divulgação 

As terapias celulares e gênicas trazem novas abordagens potencialmente transformadoras de tratamentos que podem, em última análise, impedir ou reverter doenças com uma intervenção única na vida. Desde 2020, a Bayer já investiu mais de 3,5 bilhões de euros na construção de plataformas tecnológicas para a descoberta e desenvolvimento de medicamentos nestes dois campos.

As informações foram divulgadas durante a edição de 2024 do “Pharma Media Day”, evento anual com jornalistas – que contou com a participação do Panorama Farmacêutico – em que a Bayer Pharmaceuticals apresenta uma revisão dos avanços da indústria no tratamento de doenças.

Portfólio líder em terapias celulares e gênicas

A farmacêutica, junto com suas subsidiárias BlueRock e AskBio, avança em um portfólio líder do setor em terapias celulares e gênicas pré-clínicas e clínicas. O portfólio de desenvolvimento compreende sete programas de terapia celular e terapia gênica em diferentes estágios de desenvolvimento clínico, e está focado em áreas de maior necessidade médica não atendida.

“Avançamos significativamente no aumento do valor de nosso pipeline, demonstrando claramente que nossa estratégia de P&D revisada está dando frutos. Ao mesmo tempo, estamos ampliando ainda mais nossa presença em áreas terapêuticas chave, fazendo progressos importantes na realização do pleno potencial de nossos ativos de lançamento atuais”, afirma Stefan Oelrich, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Divisão Farmacêutica da Bayer.

A empresa fortaleceu sua capacidade de inovação com um claro foco em pesquisa em quatro áreas terapêuticas principais (doenças cardiovasculares, oncologia, imunologia e neurologia e doenças raras), expandindo suas capacidades por meio de colaborações e aquisições de empresas, e aumentou a qualidade de seu pipeline por meio de uma reavaliação rigorosa do portfólio.

Como resultado, avançou seu pipeline com oito solicitações de um novo medicamento em investigação em 2023. Além disso, espera-se que quatro ativos façam a transição para a Fase II até o final deste ano, todos com potencial para serem pioneiros em sua classe.

Mulheres na menopausa

A Bayer também está investindo em ampliar as opções terapêuticas e elevar o padrão de atendimento para mulheres na menopausa.

Em estágio avançado, o elinzanetant é o primeiro antagonista dual do receptor neurocinina-1,3 (NK-1,3) em desenvolvimento como tratamento oral não hormonal de sintomas vasomotores moderados a graves associados à menopausa.

A empresa relatou, consistentemente, resultados positivos em três estudos de Fase III. Diante disso, a Bayer submeterá os dados dos estudos OASIS 1, 2 e 3 às autoridades de saúde, com os primeiros lançamentos esperados para 2025.

Oncologia: continuidade no crescimento

A Bayer está fazendo progressos importantes em seu caminho para se tornar uma empresa líder em oncologia. Neste campo, e com a molécula darolutamida, a companhia está pronta para um crescimento contínuo no tratamento do câncer de próstata, a caminho de alcançar o status de sucesso ainda este ano (apenas cinco anos após seu primeiro lançamento).

Este é o inibidor de receptor de andrógeno de maior crescimento nos Estados Unidos. Nos demais países do mundo, espera-se para ainda este ano os resultados do estudo ARANOTE, com uma nova e importante indicação para o medicamento.

A Bayer investiu significativamente em inovação direcionada para esses pacientes, concentrando-se em expandir o conjunto de alvos farmacológicos que representam uma verdadeira vulnerabilidade ao câncer e acelerando o processo de desenvolvimento de medicamentos.

Com a aquisição da Vividion e sua plataforma líder em química proteômica, a companhia fortaleceu sua pesquisa farmacêutica e seu portfólio no campo de pequenas moléculas e terapias de precisão.

A tecnologia inovadora da Vividion permite a identificação de bolsos de ligação previamente desconhecidos em alvos não suscetíveis a medicamentos, para gerar novos candidatos a medicamentos em indicações com alta necessidade médica não atendida.

Nos últimos seis meses, a Vividion avançou os dois primeiros programas de câncer de alto perfil, um ativador de KEAP 1 e um inibidor de STAT3, para o desenvolvimento da Fase I.

Expandindo presença em áreas terapêuticas chave

Após a aprovação do aflibercept 8 mg em mercados-chave como a União Europeia, Japão, Canadá e Reino Unido no início deste ano, a Bayer está confiante em continuar sua liderança no tratamento de doenças da retina.

Como o único medicamento com intervalos de tratamento sem precedentes de até cinco meses, o produto da Bayer aborda a alta necessidade não atendida dos pacientes e oftalmologistas por intervalos de aplicação mais longos, com menos injeções e visitas à clínica em comparação com seu tratamento anterior – que tinha doses a cada 8 semanas. 

Outro impulsionador chave do crescimento é finerenona, que está aprovado para o tratamento da doença renal crônica associada à diabetes tipo 2 em mais de 85 países em todo o mundo. Finerenona tem o potencial de se tornar a opção de tratamento fundamental para grupos de pacientes ainda mais amplos com doença renal e/ou insuficiência cardíaca.

O produto tem demonstrado uma boa aceitação contínua no lançamento na doença renal crônica associada à diabetes tipo 2, impulsionada principalmente por países como EUA, China e México.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress