Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa analisa aprovação de Wegovy para doenças cardíacas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Wegovy
Foto: Reprodução internet

A Novo Nordisk, fabricante do medicamento para obesidade Wegovy (semaglutida), busca aprovar no Brasil o uso para a prevenção de doenças cardíacas relacionadas ao peso. De acordo com a farmacêutica, o pedido está em análise pela Anvisa. As informações são do Brasil ao Minuto.

Em janeiro de 2023, o Wegovy se tornou a primeira injeção semanal aprovada pela agência para tratamento da obesidade no Brasil. Na última semana, o medicamento foi aprovado para “reduzir risco de morte cardiovascular, ataques do coração e acidente vascular cerebral em adultos com doença cardiovascular, obesidade e sobrepeso” pela FDA dos Estados Unidos.

A Novo Nordisk também confirmou que entrou com o mesmo pedido junto à EMA (Agência Europeia de Medicamentos), que regulamenta drogas na União Europeia. A expectativa é de uma decisão ainda em 2024.

Wegovy ainda não está disponível no Brasil

Nos EUA, a medida busca ampliar a cobertura dos planos de saúde e representa uma mudança para cerca de 70% dos norte-americanos que, segundo a FDA, tem obesidade ou sobrepeso.

Para a aprovação, foi realizado um estudo clínico com 17,5 mil pacientes, de diversos países, divididos em dois grupos. Metade dos participantes recebeu o medicamento e a outra metade, um placebo. Aqueles que receberam o medicamente tiveram um risco até 20% menor de um acidente cardiovascular.

No ano passado, a Anvisa aprovou o Wegovy também para tratamento de obesidade em adolescentes. Apesar da nova decisão, o medicamento não está disponível ainda no Brasil. A expectativa é de comercialização a partir de 2024, em preços que podem chegar a R$ 2.484 a caixa.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress