Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Rede associativista Vida Farmácias quer chegar a 300 lojas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Rede associativista

A rede associativista gaúcha Vida Farmácias dá início a um ciclo de expansão com a meta de chegar a 300 lojas até o fim do ano. Com 216 PDVs em 143 municípios do Rio Grande do Sul, a empresa estreou em outro estado no último mês de abril, com a inauguração de uma unidade em Campos Novos, na região oeste de Santa Catarina.

Para 2022, a rede baseada em Novo Hamburgo (RS) prevê ampliar em 27% o faturamento, com foco na atuação em cidades do interior. A meta é sustentada especialmente pelas vendas de não medicamentos, cuja alta foi de 117% no ano passado; e pelos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) – com aumento de 23%.

Transformação digital da rede associativista

rede associativista

Filiada à Febrafar desde 2010, a rede vem pegando carona no ecossistema da entidade para reforçar seu processo de transformação digital. “Acabamos de implementar o modelo de e-delivery, que se soma à ferramenta de análise preditiva da administração financeira e tributária e ao sistema que automatiza a política de descontos e a estratégia de precificação”, explica Marcelo Pereira, presidente da Vida Farmácias.

As plataformas utilizadas pela Vida Farmácias estão interligadas ao Programa de Estratégias Competitivas (PEC) da Febrafar. “Essa iniciativa, combinada com a entrega periódica dos nossos números à IQVIA e à Close-Up International, respalda tecnicamente a gestão das farmácias da rede, além de agilizar ações corretivas a partir de um rico acervo de dados emitidos”, argumenta.

Essa base de sistemas beneficia ainda o ecossistema da Coofarsul – Cooperativa da Farmácia do Sul do Brasil, criada pela rede para viabilizar negociações pontuais entre as farmácias associadas.

Marca própria e feiras de negócios como estratégia

A Vida Farmácias também decidiu enveredar pelo segmento de marcas próprias como forma de estreitar conexões com a indústria farmacêutica. A linha de polivitamínicos Multicorp é a primeira do gênero, produzida em parceria com a Catarinense Pharma. A previsão é ter 22 SKUs próprios até o fim do ano.

Outra estratégia é a retomada do calendário de feiras de negócios. “Já tivemos uma edição em março e a próxima está programada para agosto, com a mobilização de 30 players da indústria e da distribuição em nível regional”, finaliza.

VIDA FARMÁCIAS

Área de atuação: RS e SC
Lojas: 216
Colaboradores: 928

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress