Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina da Janssen pode causar novos efeitos adversos, segundo Anvisa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Após analisar registros de efeitos adversos de vacina contra a covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou que a farmacêutica Janssen (Johnson & Johnson) atualizasse a bula de sua fórmula. O pedido foi divulgado na última sexta-feira (17) e, em até 30 dias, a bula brasileira do imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2 deve estar atualizada.

Veja também: Fiocruz recebe novo lote de IFA na quarta-feira

“Com o passar do tempo de comercialização e uso de quaisquer medicamentos no mundo todo, incluindo as vacinas, novos eventos adversos podem ser identificados. É por isso que existe a farmacovigilância, que acompanha e avalia sistematicamente o perfil benefício-risco das vacinas”, ressalta a Anvisa, em nota sobre o procedimento que é considerado padrão.

Siga nosso Instagram

Através do pedido, a Anvisa solicita a inclusão dos seguintes possíveis efeitos adversos da vacina contra a covid-19, considerados leves:

Vale destacar que, até o momento, “os benefícios de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa superam seus riscos”, informa a agência.

Como notificar efeitos adversos de vacinas?

Para facilitar a notificação de efeitos adversos de vacinas e de remédios, a Anvisa lançou um novo formulário. Dessa forma, a agência busca facilitar e agilizar o relato do cidadão sobre as suspeitas desses eventos. Isso porque pessoas que não são profissionais da saúde podem acessar o canal.

O espaço é destinado para que usuário relatem “suspeitas de problemas durante o tratamento, como reações adversas, ausência ou redução do efeito, erros de medicação, interações entre medicamentos diferentes e uso com finalidade diferente do indicado na bula (off label)”. Além disso, quem escreve pode notificar um fato mesmo sem a certeza que foi um medicamento ou vacina que causou o problema.

Fonte: Yahoo! Finanças

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress