Confira as previsões para o mercado farmacêutico em 2018

Publicado em 22/06/2018
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O mercado farmacêutico poderá crescer entre 8% e 9% neste e no próximo ano, de acordo com uma análise do mercado farmacêutico e uma pesquisa de expectativas das empresas do setor. Essas estimativas foram apresentadas no Fórum Expectativas 2019, organizado pelo Sindusfarma com analistas e consultores nesta terça-feira (19).


 

Marcos Calliari durante sua palestra de perspectivas econômicas e políticas
 Apesar das indefinições políticas e econômicas no Brasil, as empresas ainda acreditam que o ambiente de negócios em 2018 será melhor do que o do ano passado. Segundo estudo da IQVIA, 50% das empresas pretendem lançar mais de quatro produtos este ano e 47% planejam expandir a força de vendas. “O pior já passou”, disse o diretor da consultoria Felipe Abdo, mostrando dados que apontam a retomada do crescimento do setor em relação a 2017, alavancado pelo aumento de unidades vendidas.
 
Uma pesquisa do Sindusfarma detectou um relativo otimismo das empresas consultadas: 70% pretendem aumentar a força de vendas e investir em treinamento e marketing.
 
Mas, diante do ambiente desafiador e de muitas incertezas em 2019, o consultor da Gerência de Inteligência de Mercado do Sindusfarma, Andreas Strakos, foi mais cauteloso. “As empresas devem se preparar para trabalhar com números menores”, alertou.


 

Paulo Paiva abordou o comportamento do mercado e falou dos desafios do setor


Desconfiança

O CEO da empresa de pesquisa e opinião pública Ipsos, Marcos Calliari, apresentou uma pesquisa recente que identificou uma profunda desconfiança dos brasileiros com as instituições. O ambiente fértil no país para a proliferação das chamadas “fake news” foi outro aspecto revelado pelo estudo.
 
Paulo Paiva, vice-presidente da consultoria Close-Up, avaliou o comportamento do mercado e falou dos desafios do setor. “Este tipo de intercâmbio de informações enriquece uma discussão sobre busca de performance, redução de custos e melhoria operacional dos negócios; isso é hoje o foco da indústria, da distribuição e do varejo e quanto mais se conseguir integrar esses três players frente ao mesmo desafio, todo mundo vai ganhar”.


 

Felipe Abdo fechou o ciclo de palestras do encontro
O Diretor de Mercado e Assuntos Jurídicos do Sindusfarma, Bruno Abreu, abordou os principais pontos de regulação econômica do mercado farmacêutico atualmente em discussão, entre eles a Resolução Nº 2, que define os preços de entrada dos medicamentos no mercado brasileiro e cuja revisão está em fase adiantada na CMED, e o projeto de reforma tributária que tramita no Congresso.


Fonte

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