AbbVie Apresenta Novos Resultados de Estudos Clínicos com Venetoclax, tratamento em pesquisa para Diversos Tipos de Câncer no Sangue Difíceis de Tratar

Publicado em 13/06/2018
713 visualizações
- Os resultados serão apresentados durante o 23° Congresso Anual da Associação Europeia de Hematologia (EHA – 14 a 17 de junho, Estocolmo – Suécia).

- Serão apresentados resultados de estudos de pacientes com leucemia linfoide crônica (LLC) Resistente/Recidivada (RR) que alcançaram o que se denomina doença residual mínima, (“MRD”) em estudo de fase 3 MURANO. O atingimento de doença residual mínima é uma meta de avaliação definida pela presença de menos de uma célula de LLC em 10.000 glóbulos brancos que restam no sangue, ou na medula óssea, após o tratamento1..

- Também serão apresentados resultados de estudos clínicos com venetoclax em leucemia mieloide aguda (LMA), mieloma múltiplo (MM) e leucemia linfoblástica aguda (LLA), demonstrando o potencial da molécula para tratamento de múltiplos tipos de câncer no sangue.

- No Brasil, a AbbVie conduz 12 estudos clínicos de em fase final de desenvolvimento em oncologia (o que chamamos de fase 3), envolvendo mais de 50 equipes de pesquisadores brasileiros de diversos centros em todas as regiões.

A AbbVie (NYSE: ABBV), companhia biofarmacêutica global dedicada à pesquisa, apresentará dados de estudos clínicos em vários tipos de câncer no sangue, que avaliam a molécula venetoclax, o primeiro medicamento da categoria de inibidores de BCL-2, como monoterapia ou em combinação com outras terapias, durante o 23o. Congresso Anual da Associação Europeia de Hematologia, que acontece de 14-17 de Junho, em Estocolmo, Suécia. No total, serão apresentados 11 trabalhos, que incluem resultados de estudos de venetoclax em leucemia linfoide crônica, leucemia mieloide aguda, mieloma múltiplo e leucemia linfoblástica aguda. Os principais trabalhos da AbbVie que serão apresentados no EHA podem ser acessados em www.ehaweb.org.

Venetoclax é desenvolvido pela AbbVie e Roche, com comercialização pela AbbVie fora dos EUA e pela AbbVie e Genentech, uma empresa do grupo Roche, nos EUA. No Brasil, venetoclax, foi submetido para avaliação da agência regulatória brasileira para o tratamento de LLC, encontra-se em análise e não está aprovado até o momento.

"A abrangência dos estudos de venetoclax que serão apresentados durante o EHA, em quatro tipos de câncer hematológicos, é um indicador do potencial deste tratamento para pacientes que vivem com câncer no sangue ao redor do mundo” 2 afirmou o médico Neil Gallagher, Ph.D. e chefe de desenvolvimento clínico em oncologia da AbbVie. “Temos o compromisso de explorar outras aplicações deste medicamento em nossos esforços em suprir necessidades médicas ainda não atendidas e desenvolver novos tratamentos que atuem nos processos principais da progressão da doença”.

Na Europa, venetoclax, um inibidor de BCL-2, tem indicação para tratamento de LLC na presença de mutação TP53 ou deleção (falha) no cromossomo 17p, em pacientes adultos não elegíveis ou que não responderam a inibidores de receptor de célula B, e para o tratamento de LLC em pacientes adultos (sem deleção 17p ou mutação TP53) que não responderam à quimioterapia e inibidor de receptor de célula B.3 Também está sendo estudado para o tratamento de pacientes com vários tipos de câncer no sangue 3,4.5.6,7 .

A proteína BCL-2, que pode estar em excesso em pacientes com LLC3, evita a apoptose de algumas células, incluindo linfócitos. A apoptose é a morte celular programada, ela acontece com a maioria das células humanas, sendo este um processo benéfico e normal. Fatores que bloqueiem a apoptose podem causar crescimento celular descontrolado. A resistência à apoptose é uma característica da maioria dos cânceres, ou seja, as células cancerosas não morrem, formando tumores e resistindo ao tratamento.

Como a proteína BCL-2, que evita a apoptose, está em excesso nos pacientes com LLC, a morte das células cancerosas é dificultada. Venetoclax age inibindo a ação da proteína BCL-2.

Para mais informação sobre as pesquisas da AbbVie em oncologia, acesse "Breaking the Rules of Science to Treat Cancer," em www.abbvie.com.

AbbVie Oncologia

Na AbbVie, nos empenhamos para descobrir e desenvolver medicamentos que proporcionem melhoria transformadora no tratamento do câncer, combinando de forma única nosso profundo conhecimento em áreas fundamentais da biologia com tecnologias avançadas, e pelo trabalho conjunto com nossos parceiros – cientistas, especialistas clínicos, pares da indústria, grupos de apoio a pacientes e pacientes. Nós continuamos focados em gerar estes avanços transformadores no tratamento de alguns dos tipos mais complexos e agressivos de câncer. Com a aquisição da Pharmacyclics em 2015 e Stemcentrx em 2016, nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento, incluindo colaborações, o portfólio da AbbVie consiste em medicamentos já em uso e em um portfólio de novas moléculas em avaliação em todo o mundo, por meio de mais de 200 estudos clínicos e mais de 20 diferentes tipos de tumores.

Sobre a AbbVie

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, que tem o compromisso de desenvolver terapias inovadoras para algumas das mais complexas e críticas condições de saúde. A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e foco em inovação para aprimorar, de forma notável, tratamentos em quatro áreas terapêuticas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência. Em mais de 75 países, os colaboradores da AbbVie trabalham diariamente para desenvolver soluções em saúde para pessoas ao redor do mundo.

No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem imunologia, neonatologia, virologia e oncologia e, entre suas diferentes áreas de atuação, conduz mais de 50 estudos e projetos clínicos, envolvendo mais de 200 equipes e centros de pesquisa brasileiros. Para mais informações, acesse www.abbvie.com 

 
 
Fonte
Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias