“O que considerar na hora de escolher um curso de formação para propagandista?” Esta é uma dúvida muito comum, e milhares de pessoas já me perguntaram. E é por isso que resolvi criar este infográfico com o que considero ser os 7 cuidados mais importantes na hora de se decidir por qual curso de propagandista (ou representante de laboratório) fazer.

Mas primeiro uma outra pergunta: “Eu preciso mesmo fazer um curso?” Eu te digo: depende. Qual é o seu objetivo ao fazer um? Você provavelmente irá pensar agora: “me tornar um propagandista, ué”. Eu sei, mas o que espera que este curso te entregue? Acredita que um curso em seu currículo será um selo de garantia que está preparado para ser propagandista? Se é este seu objetivo, saiba: não faça nenhum curso.

A maioria dos laboratórios não exige curso. Logo, um curso simplesmente figurando em seu currículo não será um diferencial, como você possa imaginar. Por outro lado, o conhecimento que você adquiriu e, principalmente, as habilidades que você desenvolveu ao longo do curso, isto é ouro para o laboratório e para o gestor que irá te contratar.

E é por isso que precisa escolher bem o curso que deseja fazer. Precisa ver a capacidade dele em te preparar verdadeiramente para este mercado. Acredito que nem todo curso é para todo mundo. E nem todo mundo é para todo curso. Então, se liga nas dicas para fazer a escolha certa nesta hora. Aqui vai o infográfico, e em seguida, detalho melhor cada um dos cuidados apresentados nele. Leia.

[BenchMarking] Infogra?fico 7 cuidados ao escolher um curso para propagandista

1: BUSQUE SABER A CARGA HORÁRIA DO CURSO. MAS TENHA SEMPRE EM VISTA QUE QUALIDADE É MELHOR QUE QUANTIDADE.

Há muitos cursos que oferecem uma vastidão de horas e mais horas de conteúdos (a maior parte deles gravados). Há ainda quem acaba colocando no pacote os conteúdos de leitura, calculando uma estimativa média que uma pessoa gasta lendo um livro por exemplo (?).

Não se atraia apenas pela quantidade de horas de conteúdos expostos. Atente-se para que tipo de conteúdo é e, principalmente, como este conteúdo é passado. Nós da BenchMarking, por exemplo, disponibilizamos uma incrível quantidade de conteúdos gratuitos de altíssima qualidade, que são utilizados por nossos próprios Benchs (alunos) ao longo do processo de desenvolvimento deles. E isto se dá porque nossa carga horária é toda voltada para o desenvolvimento de cada aluno e do grupo em si.

Você vai entender melhor, ao considerar o segundo cuidado.

2: IDENTIFIQUE A METODOLOGIA PROPOSTA.

“Quantos carros cabem em uma rodovia?”

Esta é uma questão típica de escolas do Vale do Silício. Crianças de 7 anos são desafiadas com perguntas como esta que, a princípio, parecem incompletas e deixam lacunas para infinitas possibilidades. E esta é realmente a proposta. Para responder, o aluno terá que obrigatoriamente pensar. E o professor será quem fomentará este processo para que ele desenvolva um modelo mental de sucesso e coerente a partir desta pergunta.

Não estamos em tempos de aulas meramente expositivas, onde há um professor falando e alunos sentados, calados, ouvindo passivamente suas orientações. Na era da Educação 3.0, a figura principal da sala de aula é o aluno e o professor se tornou um guia, um provocador, um treinador, para que o conhecimento possa nascer pelo próprio aluno. Por sua própria construção.

Isto muda radicalmente TUDO! Já viu salas de aulas onde professores se sentem intimidados com alunos que sabem muito? Lembra-se de momentos em que o professor se sentiu apertado com alguma pergunta que o aluno fez? É como se o aluno chegasse com uma bagagem de vida (todos têm) e o professor exigisse que a deixasse fora da sala. Em nosso curso, nós fazemos exatamente o oposto disso: quanto maior a bagagem do aluno, maior será a troca e o crescimento será exponencial, porque o professor deixa de ser uma fonte única para ser um fomentador do aprendizado. É incrível!

3: CONFIRA A EMENTA (OU PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO) DO CURSO

A partir da metodologia, entenda qual o “plano de voo” do curso. Quais assuntos serão abordados? Em que momento? Quantas horas são dedicadas à prática do que é aprendido? Já está mais do que provado: sem a prática, não conseguimos reter o conteúdo. O processo fica incompleto. É a mesma coisa de querer aprender a dirigir sem nunca sequer sentar no banco de motorista de um carro de verdade.

A ordem em que os assuntos são dispostos muda muito a qualidade da experiência também. Quando elaborávamos a ementa do curso BenchMarking, lembro-me de ter entrevistado diversos gerentes, a fim de entender o que é importante, na visão deles, em um curso de formação para propagandistas. Um deles me respondeu: “A primeira coisa com a qual precisam se preocupar em ensinar é como se portar em uma entrevista. Há profissionais que perdem a oportunidade no momento de enviar seu currículo ou até mesmo no ‘bom dia’ antes mesmo de começar uma entrevista.”

Lembro-me de ter respondido: “Isto é incrível! Vocês sabem o que querem, mas não sabem pedir. Se ensino meus alunos a como se portarem em uma entrevista antes mesmo de treiná-los a serem propagandistas de verdade, estarei os ensinando a venderem o que não possuem de verdade. Creio que esta é a última coisa que deseja!” Ele sorriu e balançou de modo afirmativo com a cabeça. E é por isso que, até hoje, a simulação de entrevista é o último assunto do qual tratamos em nosso curso.

4: SAIBA SE OS FACILITADORES ESTÃO ATUALIZADOS QUANTO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DE MERCADO

Uma coisa é fato: a indústria farmacêutica não é a mesma de 20 anos atrás. As exigências deste mercado, assim como o perfil desejado de um profissional da propaganda médica, mudou drasticamente ao longo do tempo. A própria propaganda médica mudou muito. Sendo assim, procure entender se a empresa está atenta a essas mudanças. Como? Veja se a proposta do curso muda com o tempo, se os mentores produzem conteúdos atualizados e se a empresa demonstra estar atenta a essas mudanças ou passa a sensação de ter parado no tempo.

O próprio layout do site institucional da empresa e até mesmo a presença nas redes sociais, algo elementar nos dias de hoje, diz muito sobre esta capacidade de atualizar e se reinventar à medida que o tempo passa. Esteja certo: os laboratórios estão em busca de profissionais capazes de resolver os problemas de amanhã, não são nem mais os de hoje!

5: NAMORE PARA CASAR

Imagine uma mulher solteira em uma festa. Um homem começa então a trocar olhares com ela e se mostrar interessado. A química começa a acontecer. Ele se aproxima e então diz: “Oi, tudo bem? Quer casar comigo?”.

Soa precipitado demais, não é verdade? Então por que as empresas em geral tentam agir assim?

Procure perceber se esta empresa produz conteúdos de valor e gratuitos que já agregam informações e te ajudam de alguma forma, até mesmo nos desafios que você possui hoje. Isto certamente te dará mais segurança para seguir em frente em um “relacionamento” mais sério. Ou em outras palavras: investir em sua capacitação neste empresa.

Nós da BenchMarking produzimos uma série de conteúdos gratuitos e de muito valor. Produzimos um artigo novo toda semana em nosso Blog, temos vídeo novo toda semana no canal mais completo do YouTube sobre a profissão: Vida de Propagandista. Temos E-books, Guias, Webinars, Infográficos (como o deste artigo), Aulas Gratuitas e muito mais. Assim nossos clientes têm muito mais condições de nos conhecer e seguir para um “casamento” perfeito. Este talvez seja um dos principais motivos para termos aprovação máxima nas redes sociais. Queremos manter isso por muito tempo!

6: ANALISE A RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO

Hoje em dia não está dando para gastar dinheiro com soluções que não temos segurança que nos trarão resultados. Caro é o que não resolve, isto é uma verdade. Mas além disso, é preciso colocar na ponta do lápis todas as despesas que este curso envolverá.

Por exemplo: existem cursos que são presenciais. Quando é que haverá um próximo à cidade onde mora? Se demorar, neste meio tempo poderá surgir uma oportunidade, como uma entrevista, e você não estará devidamente preparado. E isto também é custo. Chama-se custo de oportunidade (pesquise se não conhecer o termo). Você precisará se deslocar? Passar noites em um hotel? Pagar alimentação? Coloque tudo isso na ponta do lápis, além do próprio preço do curso em si, para saber se valerá a pena.

No caso da BenchMarking, preparamos as pessoas quando elas precisam. Por isso, unimos a tecnologia a uma metodologia inovadora e criamos um curso com preço justo, capaz de entregar uma experiência única de desenvolvimento, que transtorna minimamente a rotina do aluno e que o prepara o mais rápido possível para as oportunidades que virão. Se quiser saber mais, é só clicar aqui. Mas antes, te aconselho a ver o próximo cuidado.

7: PROCURE POR DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ FEZ

Sempre digo que vivemos na melhor época de toda a história para os consumidores. Comparo o mercado de hoje a um grande aquário, onde todos são capazes de ver todos. E quem nos entregou isso foi a internet! Basta uma simples pesquisa no Google para saber tudo sobre uma determinada empresa.

Se visitar a Página do Facebook, poderá ver a avaliação de quem passou por esta experiência. Há cursos ainda que disponibilizam depoimentos de alunos em vídeo, escritos etc. Afinal, não há ninguém melhor para falar de uma empresa ou produto do que quem já consumiu. Depoimentos como o da Thamires, da Aline, do Thiagoou do Rayner nos dão mais segurança para apostar no curso de formação de propagandistas em questão.

8 (EXTRA): NÃO PROCRASTINE

Você seguiu os cuidados anteriores? Então não tem mais o que temer. Cuidado para não passar do tempo (procrastinar) nesta fase , pois depende disso a melhoria na sua carreira, o salto que deseja dar rumo ao seu sucesso. Sempre digo que na indústria farmacêutica tempo realmente é dinheiro. Quanto custa um ano que você atrasa para ingressar no setor? Calculamos com base em uma média salarial realista entre o antes e o depois de uma pessoa ser contratada como propagandista, e um ano custa cerca de R$ 80 mil!

Sem falar nas expectativas, nos quase “sim”, no chegar no final do processo (que pode durar meses) e perder por alguém que estava somente um pouco mais preparado, ou no fato de ter que passar mais um ano, ou até mais, de sua vida fazendo o que não gosta e ganhando menos do que deseja. Enfim: tome a decisão de mudar de vida e caminhe. Isto ninguém poderá fazer por você.

Caso deseje saber mais sobre nosso curso, clique aqui.

 

Fonte: http://blog.bmarking.com.br/curso-de-propagandista-cuidados-ao-escolher-um/