Diretor do HC mandou mensagem com dicas para evitar gripe que vai matar muita gente? Tamiflu é feito de erva-doce? Não é verdade!

Publicado em 16/05/2018
1.432 visualizações

Uma mensagem que circula pelo Facebook e em grupos de WhatsApp sugere que um diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo, "preocupado com a nova gripe que vai matar muita gente", faz uma série de recomendações. Não é verdade. O texto diz ainda que o chá de erva-doce mata o vírus influenza e que dele é feito o Tamiflu. Isso também não é verdade.

 
Diretor do HC não enviou mensagem sobre gripe e Tamiflu não é feito de erva-doce (Foto: G1)Diretor do HC não enviou mensagem sobre gripe e Tamiflu não é feito de erva-doce (Foto: G1)

Diretor do HC não enviou mensagem sobre gripe e Tamiflu não é feito de erva-doce (Foto: G1)

O G1 fez uma consulta à assessoria do Hospital das Clínicas, que diz que o diretor do HC não fez qualquer tipo de recomendação sobre o assunto. "O HCFMUSP esclarece que o áudio e o texto que estão circulando nas redes sociais, nos quais, supostamente, a Diretoria Clínica do HC faz um alerta sobre a gripe H3N2, não foram feitos pelo hospital", diz a nota.

Também consultado pelo G1, o laboratório Roche informa que não é verdadeiro o trecho da mensagem que diz que o Tamiflu é feito de erva-doce. "O medicamento Tamiflu®, desenvolvido pela Roche, é composto por fosfato de oseltamivir – princípio ativo que consta em bula aprovada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, além de alguns excipientes, que são substâncias complementares à massa ou volume especificados em produtos farmacêuticos. Deste modo, não há, na composição de Tamiflu®, o anis estrelado ou a erva-doce", diz a nota.

 
Vista do Hospital das Clínicas de SP  (Foto: Reprodução/ HCFMUSP)Vista do Hospital das Clínicas de SP  (Foto: Reprodução/ HCFMUSP)

Vista do Hospital das Clínicas de SP (Foto: Reprodução/ HCFMUSP)

As recomendações contidas na nota como se fossem do diretor do HC (e não são) também não são totalmente verdadeiras, de acordo com a infectologista Regia Damous, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Segundo ela, por exemplo, não existe comprovação cientifica de que comer fígado de boi seja um aliado no combate à gripe. Sobre a vitaminca C, ela diz: "A vitamina C, na verdade, é aliada da saúde, pode amenizar os sintomas da gripe, mas não é o remédio correto para as doenças. Como a gripe é uma doença que tem um período limitado e determinado – que chamamos de autolimitada – na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Estas são as maneiras mais corretas de tratamento das formas leves da doença.

Há trechos corretos, no entanto, como o que pede para que o álcool gel seja "nosso aliado". "É correto, porque o álcool inibe a transmissão dos vírus. A secreção e as gotículas em contato com as mãos acabam inoculando o vírus que entram para o nosso organismo por meio do nariz, olhos e boca. É muito correto fazer do álcool nosso aliado, pois ele funciona como uma barreira de transmissão. O vírus H3N2 não exige prevenção especial, bastando-se apenas seguir as mesmas regras para as outras doenças respiratórias, como evitar evitar ambientes fechados ou com pouca circulação de ar."

 
Mensagem falsa que circula no WhatsApp diz que diretor do HC falou sobre gripe  (Foto: Reprodução/ WhatsApp)Mensagem falsa que circula no WhatsApp diz que diretor do HC falou sobre gripe  (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Mensagem falsa que circula no WhatsApp diz que diretor do HC falou sobre gripe (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Veja a íntegra da mensagem:

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) de SP preocupado com a nova gripe que vai matar muita gente... Fazer do álcool gel o nossso aliado. Comecem a tomar vitamina C urgente, cuidem das crianças. Lavar as mãos muitas vezes. Orienta:

- evitar ir a locais onde haja multidão;

- tomar vitamina C;

- comer figado de boi;

- ingerir sucos de acerola e laranja.

Vamos repassar?

ERVA-DOCE

O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, remédio que todas as vítimas da gripe A - H1N1 toma. Uma médica, descobriu no seu laboratório, que uma substância que tem o famoso TAMIFLU, aparece no CHÁ DE ERVA-DOCE. Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, ela mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU. * Repasse para seus famíliares e amigos pois é muito importante.

 

Fonte

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias