Takeda e Eurofarma entre as melhores na gestão de pessoas

Publicado em 14/11/2018
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O anuário Valor Carreira divulgou pesquisa da consultoria Mercer que aponta as empresas com melhor gestão de pessoas.

A Takeda é a 1ª na categoria de 1.001 a 1.500 funcionários, tendo “um alto grau de reconhecimento pelas práticas de gestão de pessoas que respeitam diferenças de formação, cultura e idade”.

Na categoria de 3.001 a 7.000 funcionários, a Eurofarma ficou em 2ª lugar. “Farmacêutica com grande contingente de executivas dá seis meses de licença para as mães e creche subsidiada até os seis anos para as crianças”.

Takeda: União reflete a diversidade


Jornalista: Rita Cirne


Muito diálogo com os funcionários de todas as áreas e níveis da empresa e respeito à diversidade e às diferentes necessidades de cada colaborador. Com estas características, a política de gestão de pessoas da Takeda Brasil, uma das dez maiores farmacêuticas do país, colhe hoje o reconhecimento de seus colaboradores, que na grande maioria - 97%, segundo a pesquisa da consultoria Mercer - a recomendam como um bom lugar para trabalhar e têm orgulho de fazer parte de sua equipe.
 
“Temos diferentes pessoas, de diversas formações, culturas e idades. Cada pessoa é única e é preciso respeitar isso. Ouvimos o que elas têm a dizer e criamos um programa de benefícios flexíveis para que escolham o que querem receber. Com isso, temos o sentimento de sermos uma grande família que trabalha unida para fazer a companhia crescer”, afirma Renata Campos, presidente da companhia no Brasil e Área Head Latam.
 
Segundo ela, essa flexibilidade permite que os 296 funcionários que trabalham na sede administrativa da companhia, no bairro de Santo Amaro, na capital paulista, tenham horários flexíveis de entrada e saída no trabalho e também trabalhem home office. Uma vez por semana, os funcionários - do analista ao presidente - podem trabalhar em casa. Renata explica que isso faz parte da rotina, pois a Takeda é focada em resultados. Todo mundo entende a proposta e contribui para alcançar esse objetivo. Ela, por exemplo, aproveita esse dia em casa para zerar sua caixa postal e fazer calls.
 
Outro ponto forte da empresa, em sua opinião, é o plano de carreira com promoções e oportunidades no exterior, que leva em conta o momento pessoal e profissional do funcionário. Renata explica que a empresa avalia se é realmente bom para a pessoa viver aquela experiência naquele momento. Com isso, dá liberdade para que o profissional faça sua escolha sem pressão.
 
Ela própria é um exemplo do acerto desta política. Há um ano e sete meses presidindo a empresa no Brasil com a liderança na América Latina, ela ficou dois anos como diretora na Turquia e mais dois anos como presidente da Takeda na Argentina, quando passou a acumular o cargo de líder na América Latina.
 
Para Veronika Falconer, diretora executiva de administração, recursos humanos e comunicação corporativa da Takeda no Brasil e Latam, a comunicação é um dos pontos fortes da empresa. “Aqui há muito diálogo sempre, tanto no RH como nas ações da nossa presidente”, diz. A executiva promove café da manhã em sua sala uma vez por mês com cerca de 14 pessoas de áreas diferentes e cargos diferentes. “Eles trazem muitas sugestões e sentem que são ouvidos, pois muitas dessas ideias são realmente implementadas”, relata Veronika.
 
Para alguns benefícios, a empresa dá ao funcionário flexibilidade de escolha. Ele define, por exemplo, se quer diminuir o valor do vale-refeição e melhorar o plano de saúde. Na sede da empresa há academia com instrutores, além de massagistas e nutricionistas a custo zero para o colaborador.
 
Uma vez por mês, são realizados encontros no auditório da empresa. Nessas reuniões, a presidente apresenta as novidades da companhia, o representante da área financeira mostra resultados, o pessoal de marketing traz novas estratégias. Alguns vídeos apresentam depoimentos de pacientes sobre os medicamentos que usam. Assim os funcionários da sede administrativa tomam conhecimento do planejamento da companhia e ao final da reunião participam de uma comemoração para os aniversariantes do mês.
 
Para Veronika, a participação da empresa no debate envolvendo os avanços da área de saúde também fortalecem sua imagem não só perante a sociedade, mas também entre seus colaboradores. A Takeda estabeleceu como prioridade assegurar que os benefícios obtidos com os novos métodos de diagnóstico e as novas terapias não fiquem restritos a uma parte da população. Esta é uma posição estratégica de alcance global, o que inclui regiões de toda a América Latina. Ela cita como exemplo o Programa de Assistência ao Paciente (PAP), que dá acesso a um tratamento inovador mesmo que o paciente não tenha condições financeiras de arcar com seu custo por completo. Nesse sentido, a Takeda firmou parceria com a Universidade Federal do Piauí para atender pacientes com doença inflamatória intestinal.
 
 
Eurofarma: Apoio especial para as mulheres


Jornalista: Roseli Loturco 


Com fortes investimentos no tripé inovação, marketing e internacionalização, a Eurofarma desenvolve a gestão de recursos humanos (RH) alinhada com o planejamento estratégico da empresa, que já tem objetivos estabelecidos até 2022.
 
Considerando o crescimento dentro e fora do Brasil, o compromisso principal é cuidar da carreira de seus profissionais que atuam em uma área em que são cada vez mais disputados, devido aos seus conhecimentos técnicos. Por essa razão, garantir o aproveitamento de talentos internos para as posições executivas é uma dos segredos da companhia. Nos últimos anos, conseguiu atingir 75% de aproveitamento de seus colaboradores nas posições de chefia.
 
“Nós temos programas fortes para preparar os líderes e gestores, a prata da casa, para assumirem as posições estratégicas da companhia”, afirma Mikiko Inohue, vice-presidente de RH da Eurofarma. Para tanto, ela conta com um apoio de peso, o presidente da farmacêutica, Maurizio Billi, que se envolve com o tema em reuniões semanais para discutir propostas que possam melhorar os índices de engajamento e retenção de seus talentos.
 
“Temos uma proposta de remuneração agressiva, acima da média de mercado, combinada com nosso crescimento e com as oportunidades de desenvolvimento interno, o que nos ajuda a atrair e reter pessoas”, diz Billi. Tudo baseado em métricas para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, com indicadores relacionados à gestão de pessoas, horas de treinamentos, formação de líderes e planos de sucessão.
 
Em 2017, foram distribuídos R$ 102 milhões em bônus, cerca de 20% a mais em relação ao ano anterior. A empresa, que ficou em segundo lugar no ranking Mercer de melhor gestora de pessoas, na categoria entre 3.001 e 7.000 funcionários, teve no item pacote de remuneração e benefícios a sua mais alta nota, com 97% de satisfação de seus funcionários.
 
Outro ponto alto é o planejamento de carreira, que é estabelecido de duas formas: horizontal e vertical, ou seja, os que serão gestores e os que não serão. “Além disso, um dos 13 macro-objetivos do planejamento estratégico Visão 2022 contempla o reconhecimento em publicações de referência de nossas práticas de RH, inovação e sustentabilidade”, afirma Billi.
 
Na parte de benefícios, como metade de seu contingente de executivos é composta por mulheres, a Eurofarma criou condições especiais para as mães. Elas têm direito a seis meses de licença-maternidade e, na volta ao trabalho, podem deixar os filhos até os seis anos de idade na creche totalmente subsidiada pela empresa. O benefício é estendido aos pais, que ganharam o direito a 30 dias de licença-paternidade.
 
Uma das áreas em que se encontra o capital humano mais valioso da Eurofarma ê pesquisa e desenvolvimento (P&D), para onde destinou R$ 377 milhões em 2017, dos quais R$ 179 milhões foram para novos produtos e os outros RS 198 milhões na construção do Centro de Inovação Eurofarma, a ser inaugurado no primeiro trimestre de 2019. A área de inovação deverá receber aportes crescentes até 15% de receita líquida até 2022. Já no departamento de marketing, o maior investimento neste ano está sendo na contratação de mais 400 propagandistas, que irão se somar a uma equipe de vendas com mais de três mil pessoas. O esforço será para alcançar a liderança dos negócios na área de prescrição médica. Esta iniciativa irá custar mais de R$ 140 milhões no Ebitda de 2018, equivalente a 19%. O RH lembra que todos os novatos receberão amplo treinamento antes de saírem às ruas.
 
Em 2017, foram 18.748 treinamentos. A Eurofarma oferece, além dos treinamentos corporativos dentro da companhia, financiamento a programas de MBA pela FIA/USP para os gestores. Neste ano, 40 pessoas se formaram. Em 2019, serão mais 40. Podem participar dos programas todos os níveis profissionais, que são identificados como talentosos e potenciais para o desenvolvimento futuro da farmacêutica. “Para este mapeamento, reunimos os resultados do profissional, desempenho anual, habilidades, além de características pessoais que também são avaliadas.”
 
A indústria farmacêutica está, por sua própria natureza, conectada aos avanços tecnológicos. Em 2017, a Eurofarma iniciou um programa de inovação aberta em parceria com a Endeavor e Synapsis. “A iniciativa de acelerar startups nos aproximou de novos empreendedores e do que há de mais moderno em tecnologia e abriu portas para participarmos desse ecossistema. O que é importante para nos tornarmos referência neste meio e para a atração de talentos”, diz Billi.

FONTE

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