Enquanto responsável máximo, precisa que os seus colaboradores tenham a confiança e autonomia para se liderarem a eles próprios. E isto é algo que tem de ser trabalhado, por si, o líder.      

Há quem diga que se sabe que está liderando no momento em que outros o seguem. É certamente um começo. No entanto verdadeiro teste à sua capacidade de liderar reside em até que ponto consegue cultivar a liderança nos seus colaboradores. Há três aspetos em que precisa de se concentrar para garantir que está liderando ou a desenvolvendo líderes na sua organização.

Apoie e incentive os colaboradores a liderarem-se a si próprios

Parte do seu papel enquanto líder consiste em nutrir a inspiração e a confiança de que a sua equipe precisa para se liderar a ela própria. Pense que, se quer o melhor dos seus colaboradores, eles devem primeiro acreditar que são capazes de fazer mais, e que dar mais é importante. O 6.º presidente dos EUA, John Quincy Adams tinha uma frase boa, que eu gosto muito: “se as suas ações inspiram os outros a sonhar mais, a aprender mais, a fazer mais e a serem mais, então é um líder”.

Peça de forma arrojada para ter resultados significativos

Os gestores atribuem tarefas. Os líderes capacitam os outros a produzirem resultados. Se quiser realmente cultivar líderes, vai querer pedir a realização de tarefas/projetos ousados – daqueles que aceleram o ritmo cardíaco da pessoa porque sabe que vai obrigá-la a esforçar-se para ser mais e a fazer mais.

Faça com que os resultados que está pedindo tenham significado para os seus funcionários, para si e para sua empresa, e vai ver o nível de empenho aumentar, assim como a responsabilidade.

Desenvolva parceiros vs. bons soldados

Os bons soldados – os colaboradores com os quais pode contar para fazerem o trabalho bem feito são claramente importantes para qualquer empresa. No entanto, ao formar um exército de bons soldados significa que vai ter muitos lideres em seu comando.

Considere identificar algumas pessoas nas quais poderia ter confiança a ponto de convidá-las para serem suas parceiras – que trabalhem com você em vez de apenas trabalharem para você. Ao praticar o desenvolvimento de liderança desta forma vai ver o nível de responsabilidade delas aumentarem  espontaneamente . A parte complicada é que pode ter de deixar de controlar mais do que queria. Mas pense que lhe vai dar a oportunidade de fazer mais.

Como se desenvolve liderança de sucesso?

Vai perceber que está liderando  líderes quando puder contar com aqueles que lidera para serem responsáveis pelo próprio futuro, pelos seus resultados, e pelos resultados da sua empresa o como se fossem 100% responsáveis por toda a organização.

 Abraços!!